Seguimento Sul - Março 2022

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
O ARPEGE esteve bem ao colocar nuvens altas e temos ainda algumas poeiras portanto é natural que o céu apresente opacidade.
Agora de tarde até devem aparecer alguns cumulus ai no interior.
https://bestweather.org/mapas/carta...ntic/cloud-cover-surface/2022-03-18T11:00:00Z


Ver anexo 1237
Ainda apareceu um pouco de sol ao fim da tarde, de resto as temperaturas voltaram a ficar abaixo do previsto, esta " poeirada", deu a volta aos modelos nestes últimos dias, a partir de amanhã sim, a atmosfera deverá estar mais limpa.
 
Boa noite,
Por Arronches, dia com muito sol, alguns cumulus e com temperatura agradável.
PrqQUnQ.jpg


Nuvens mais compactas no horizonte ao final da tarde:
obmIXuP.jpg


A primavera vai começar da melhor maneira!
Embora não vá estar por cá durante a semana, a mesma promete ser bem regada e ainda bem.

Março segue com 38.4mm. Vamos ver até onde vai chegar.

14,5ºC atuais.
 
v2CytOm.jpg


Analisando a imagem de radar, vemos claramente o desenvolvimento de um sistema multicelular, com células de assinalável desenvolvimento vertical (reflectividades elevadas até cerca de 8 km). Estas células deverão manter-se bem activas durante a sua progressão para N/NE, tendo em conta o ambiente com elevado wind shear, especialmente nos níveis baixos, apesar de valores de CAPE bastante modestos. Não se descarta que algumas células apresentem características supercelulares.

Por isso, é de esperar que nas próximas horas, a começar pelo Algarve, algumas destas células comecem a entrar em terra, trazendo chuva localmente muito forte, trovoada, e possivelmente granizo, com algum risco de fenómenos extremos de vento. É evidente que, tendo em conta o caracter convectivo, nem todos os locais serão afectados de forma semelhante, sendo necessária uma constante monitorização e acompanhamento da evolução deste sistema.
 
Se a linha de instabilidade chegar a Olhão, nas próximas 2 horas, podem sempre assistir em directo no canal 11, que vai transmitir um jogo do olhanense.

Muito vento e já choveu.