Seguimento Sul - Novembro 2010

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Que chatice, a estação de são brás só começou a gravar dados às 6:49 desta manhã, a mínima apanhada por mim foi de 4.5ºC, às 2:10, a deles foi 5ºC às 6:49, será que baixou mais e depois começou a subir, ou foi sempre a subir?

Por agora vai quase nos 13ºC.
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Então, mas segundo os mapas, Aljezur e toda a região têm 0 dias de geada por ano, não pode ser! :lmao:


Mas a EMA do IM em Aljezur sempre deu assim valores disparatados, é normal apresentar inversões térmicas brutais, ainda para mais quando sabemos que esta no litoral algarvio. Compara com uma outra EMA da rede da DRAPALG, que está na mesma zona e verás que a do IM é bem propicia a inversões ;).
Agora dizer que por lá não há dias de geada isso é completamente errado. Não haverá muitos, isso sim.

Aqui pelas minhas bandas a noite foi fria, mas nada de especial. A mínima que registei foi de 3,1ºC pelas 05h.

Neste momento céu com alguma nebulosidade alta e a começar a nublar-se a Sul. A sensação térmica é agradável quando estamos ao Sol, mas o termómetro não engana e estão apenas 10,1ºC.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Teremos de ver qual a reacção das temperaturas agora que a nebulosidade está a começar a entrar mas provavelmente a noite será menos fria que a anterior.

Aqui em Faro caiu um aguaceiro que molhou a calçada da rua.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Vai chovendo fraco à medida que a temperatura também vai caindo. Agora 12,2ºC.

Há uma linha de aguaceiros fracos a avançar pelo Alentejo mas as condições já não são as mesmas da noite anterior. Estamos todos perto dos 10ºC.

far101128193035.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado e neste momento está a chover.

Máxima: 15.0ºC
mínima: 4.1ºC
actual: 10.7ºC

Precipitação: 1 mm

A estação de Almancil leva 13 mm. :shocking::shocking::unsure:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Mas a EMA do IM em Aljezur sempre deu assim valores disparatados, é normal apresentar inversões térmicas brutais, ainda para mais quando sabemos que esta no litoral algarvio. Compara com uma outra EMA da rede da DRAPALG, que está na mesma zona e verás que a do IM é bem propicia a inversões ;).
Agora dizer que por lá não há dias de geada isso é completamente errado. Não haverá muitos, isso sim.

Aqui pelas minhas bandas a noite foi fria, mas nada de especial. A mínima que registei foi de 3,1ºC pelas 05h.

Neste momento céu com alguma nebulosidade alta e a começar a nublar-se a Sul. A sensação térmica é agradável quando estamos ao Sol, mas o termómetro não engana e estão apenas 10,1ºC.


A estação do IM não dá valores disparatados, eles são reais. Eu já o comprovei pois tenho passado lá 2/3 semanas em pleno Inverno e as inversões térmicas por lá são muito fortes. Já nos planaltos em redor a temperatura é normalmente 3/4ºC superior, e pela foto da estação que me indicaste, esta não parece estar localizada no vale, daí os valores serem mais modestos. Mesmo assim, vejo ali registos de temperaturas negativas, e em Dez/Jan temos quase todas as mínimas abaixo de 10ºC.

Ora, daí penso que todos concordamos que aqueles mapas que dão toda a área com 0 dias de geada anuais são muito pouco rigorosos... mesmo para os planaltos em redor de Aljezur (menos sujeitos ás fortes inversões).

Cumps

PS:Obrigado pelo link, interessa-me bastante estes registos. Estava curioso em saber quanto tinha chovido lá em Dezembro do ano passado quando passei metade do mês e vi/apanhei com grandes cargas. O pluviómetro da estação do IM não funciona, pelo que fiquei sem saber as quantidades. Esta estação acumulou 304mm nesse mês!:thumbsup: