Seguimento Sul - Novembro 2010

Que chatice, a estação de são brás só começou a gravar dados às 6:49 desta manhã, a mínima apanhada por mim foi de 4.5ºC, às 2:10, a deles foi 5ºC às 6:49, será que baixou mais e depois começou a subir, ou foi sempre a subir?

Por agora vai quase nos 13ºC.

Então, mas segundo os mapas, Aljezur e toda a região têm 0 dias de geada por ano, não pode ser! :lmao:

Mas a EMA do IM em Aljezur sempre deu assim valores disparatados, é normal apresentar inversões térmicas brutais, ainda para mais quando sabemos que esta no litoral algarvio. Compara com uma outra EMA da rede da DRAPALG, que está na mesma zona e verás que a do IM é bem propicia a inversões ;).
Agora dizer que por lá não há dias de geada isso é completamente errado. Não haverá muitos, isso sim.

Aqui pelas minhas bandas a noite foi fria, mas nada de especial. A mínima que registei foi de 3,1ºC pelas 05h.

Neste momento céu com alguma nebulosidade alta e a começar a nublar-se a Sul. A sensação térmica é agradável quando estamos ao Sol, mas o termómetro não engana e estão apenas 10,1ºC.

Teremos de ver qual a reacção das temperaturas agora que a nebulosidade está a começar a entrar mas provavelmente a noite será menos fria que a anterior.

Aqui em Faro caiu um aguaceiro que molhou a calçada da rua.

Vai chovendo fraco à medida que a temperatura também vai caindo. Agora 12,2ºC.

Há uma linha de aguaceiros fracos a avançar pelo Alentejo mas as condições já não são as mesmas da noite anterior. Estamos todos perto dos 10ºC.

far101128193035.jpg

Boas, por aqui, dia de céu nublado e neste momento está a chover.

Máxima: 15.0ºC
mínima: 4.1ºC
actual: 10.7ºC

Precipitação: 1 mm

A estação de Almancil leva 13 mm. :shocking::shocking::unsure:

Mas a EMA do IM em Aljezur sempre deu assim valores disparatados, é normal apresentar inversões térmicas brutais, ainda para mais quando sabemos que esta no litoral algarvio. Compara com uma outra EMA da rede da DRAPALG, que está na mesma zona e verás que a do IM é bem propicia a inversões ;).
Agora dizer que por lá não há dias de geada isso é completamente errado. Não haverá muitos, isso sim.

Aqui pelas minhas bandas a noite foi fria, mas nada de especial. A mínima que registei foi de 3,1ºC pelas 05h.

Neste momento céu com alguma nebulosidade alta e a começar a nublar-se a Sul. A sensação térmica é agradável quando estamos ao Sol, mas o termómetro não engana e estão apenas 10,1ºC.

A estação do IM não dá valores disparatados, eles são reais. Eu já o comprovei pois tenho passado lá 2/3 semanas em pleno Inverno e as inversões térmicas por lá são muito fortes. Já nos planaltos em redor a temperatura é normalmente 3/4ºC superior, e pela foto da estação que me indicaste, esta não parece estar localizada no vale, daí os valores serem mais modestos. Mesmo assim, vejo ali registos de temperaturas negativas, e em Dez/Jan temos quase todas as mínimas abaixo de 10ºC.

Ora, daí penso que todos concordamos que aqueles mapas que dão toda a área com 0 dias de geada anuais são muito pouco rigorosos... mesmo para os planaltos em redor de Aljezur (menos sujeitos ás fortes inversões).

Cumps

PS:Obrigado pelo link, interessa-me bastante estes registos. Estava curioso em saber quanto tinha chovido lá em Dezembro do ano passado quando passei metade do mês e vi/apanhei com grandes cargas. O pluviómetro da estação do IM não funciona, pelo que fiquei sem saber as quantidades. Esta estação acumulou 304mm nesse mês!:thumbsup: