Seguimento Sul - Novembro 2011

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Não há forma de acabar com esta praga dos mini/nano/micro tornados :mad::disgust::facepalm:

Estava à espera dessa observação :thumbsup: Ufffff
Apesar de tudo, fica o registo, esperando que o IM, relativamente a este momento se refira, caso seja justificavel.
Pessoalmente e não tendo imagens nem mais relatos penso que não se consegue identificar o que quer que seja, a não ser os danos.
QQ coisa como...richter e mercalli !!!
;)
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas aconteceu uma coisa muito estranha, a temperatura deu um valente tombo, às 4h15m tinha 20ºC, durante a chuva e a trovoada forte, o vento soprava muito forte nessa altura e a temperatura desceu a uns impressionantes 8.8ºC, tenho visto as estações amadoras, de Almancil até aqui, e não encontro igual, a de Tavira até deixou de transmitir e vendo o radar, a célula entrou em Olhão e foi atingido com bastante força até VRSA:

O que leva a temperatura cair tão bruscamente, será um bug devido à trovoada, é que nunca aconteceu isto antes e já tenho a estação há 9 anos. :huh:

Não terá caído granizo?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Não terá caído granizo?

Não sei se caiu, estava na cama, nem saí da cama :lol: e o quarto fica virado para norte não ouvi se caiu granizo realmente, só ouvia o vento a assobiar.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Depois da madrugada e início de manhã muito activos meteorologicamente, o resto do dia foi calmo, com céu parcialmente nublado e vento fraco a moderado de W.

A máxima foi de 20,3ºC e a minima registei-a há pouco, com 10,9ºC (é possível que ainda desça mais até às 24h.

E já coloquei as fotos e video da madrugada passada no tópico respectivo:

->Trovoada em Silves - 14/11/2011
:D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Alto Alentejo - 14.11.2011_14h45

PRTL3.JPG

PRTL2.JPG


14_11_2011_14h45b.JPG

14_11_2011_14h45a.JPG

Sat24

Descargas eléctricas
DE.JPG


Reflectividade
14_11_2011_14h45c.JPG

copyright © 2008 IM

Mau tempo danifica viaturas e edifícios em Alter do Chão

O mau tempo que atingiu, esta segunda-feira à tarde, a zona de Alter do Chão, em Portalegre, danificou parcialmente duas viaturas e deixou diversos edifícios destelhados. Segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, o temporal provocou danos matérias numa das principais ruas de Alter do Chão, não havendo feridos a registar. O alerta foi dado às autoridades às 14.50 horas.
A chuva e o vento forte provocaram a queda de oito árvores, tendo duas delas danificado parcialmente duas viaturas que se encontravam estacionadas junto ao Largo Barreto Caldeira, no centro da vila. A mesma fonte adiantou que não há estruturas em risco, apesar de terem ficado parcialmente destelhados vários edifícios, como o mercado municipal, piscina municipal e Igreja da Misericórdia.
Em declarações à Lusa, a GNR adiantou que também o posto da polícia de Alter do Chão foi afectado pelo mau tempo, tendo-se registado alguns problemas na instalação eléctrica e em algumas janelas. Para o local foram mobilizados quatro elementos dos sapadores florestais, apoiados por um veículo, quatro bombeiros e dois veículos da corporação de Alter do Chão.

Fonte: Jornal de Notícias
 

Huelva-Espanha

Cumulus
Registo
20 Out 2008
Mensagens
161
Local
Huelva-Espanha
Ola amigos

Hoje amanheceu nublado cielopoco algum nevoeiro, com minimade 8,5 ° c,
choveu durante uma hora a 2 mm, agora temos 17 ° C, poucas nuvens e do céu.

www.MeteoHuelva.Blogspot.com

Ate logo
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado com abertas e de resto um dia sem nada a assinalar.

Máxima: 19.0ºC
mínima: 10.1ºC
atual: 12.1ºC

Este mês levo uns impressionantes 39 mm acumulados, este mês deve ficar pelos 50 mm se chegar. Fica a 55% da normal para o mês.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Este mês levo uns impressionantes 39 mm acumulados, este mês deve ficar pelos 50 mm se chegar. Fica a 55% da normal para o mês.

Esses valores de precipitação aí por Olhão nunca me deixam de impressionar... acho isso realmente baixíssimo! tenho a ideia que alguns km's mais para o interior já não é assim...mesmo Faro(cidade) deve ter mais acumulado do que isso este mês.
Aqui por Loulé este mês devemos andar à volta dos 70 e tal mm acumulados talvez 80, isto pelos meus cálculos empirícos, ou até poderei estar bastante enganado.
É frustante mas enfim temos de viver com isso. Tou com esperanças que em Dezembro bloqueie mais a Norte e as depressões desçam mais em latitude, caso contrário vais ser difícil apanhar-mos o comboio e ficaremos aquém da média. Se se mantivesse sempre assim não era mau porque grão a grão enche a galinha o papo só que mais tarde ou mais cedo ele bloqueia mas pronto isso é uma incógnita.

Bom por aqui hoje começou com céu pouco nublado mas a pouco e pouco céu foi encobrindo e parece que ainda choveu aqui por Loulé durante a tarde. Sei porque me contaram porque passei o dia perto de Quarteira e lá o dia esteve radiante e bem soalheiro!:) com uma ou outra nuvem a passar claro
De resto este Outono mete inveja a muitos locais da Europa, quando não chove os dias estão super agradáveis e dá para fazer tudo o que se tem a fazer ao ar livre.., por isso, não há desculpa!
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

A noite foi fresquinha, com a minima a descer aos 7,6ºC:cold: no Sitio das Fontes.

Neste momento sigo com céu praticamente limpo, vento fraco de NNE e 11,7ºC.

Relativamente à precipitação que tem ocorrido por aqui este mês, vou com um total de 90,8mm no Sitio das Fontes, o que já não está nada mau e já superou os valores registados no mês de Novembro de 2010 (75mm) e 2009 (16,2mm).
 

manchester

Cumulus
Registo
25 Ago 2007
Mensagens
272
Local
Ermesinde
Bons dias foristas,

Olhando para as imagens no site Sat24, uma borrasca que me parece com alguma força dirige-se lentamente para Sul, que vos parece? Acham que vai dar alguma coisa?