Seguimento Sul - Setembro 2009

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Trovoada seca no Alandroal, ontem à tarde (vale mais pelo som):

[ame="http://www.dailymotion.com/relevance/search/gerofil/video/xah9ze_alandroal-trovoada-seca-1309200918h_tech"]Dailymotion - Alandroal: TRovoada seca (13.09.2009_18h00) - um video do canal Tecnologia & Ciências@@AMEPARAM@@http://www.dailymotion.com/swf/xah9ze_alandroal@@AMEPARAM@@xah9ze_alandroal[/ame]

Foi impressionante como um cúmulo pouco desenvolvido, procedente de Oeste, aproximou-se e bordou a Vila do Alandroal pelo flanco Sul entre as 17h40 e as 18h20 (aproximadamente), provocando uma intensa trovoada seca com descargas eléctricas muito próximas de mim (não mais afastadas que 300 metros). Infelizmente a câmara não registou o raio que caiu muito perto de mim (ao segundo 27); apenas senti de repente uma secura do ar, os pelos dos braços arrepiaram-se todos, um clarão com o raio a dirigir-se para a direita na imagem, próximo de uma subestação eléctrica, e o enorme estrondo do trovão.
Claro que senti muito medo e fui imediatamente embora dali para dentro de casa. A situação metia muito respeito.
 


trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Trovoada aqui perto..acordei com o barulho dos trovoes..ja cairam uns aguaceiros moderados e tambem algum granizo pequeno..

Confirmo, a trovoada estava a uns 3 km daqui da minha zona, mas fui ver ao IM para ver onde foi, e para variar não dá para ver nada, que site mais inutil.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,471
Local
Olhão (24 m)
Boas, aqui, céu nublado com algumas abertas, será hoje que chega alguma coisa ao Algarve, ao menos o alerta está lançado, pena é o radar de Loulé morreu desde de ontem à tarde aparece a imagem mas sem precipitação nenhuma.:angry::angry: :disgust:
Trepkos isso é macumba do pessoal do norte como não têm radar boicotaram o radar do sul.:lmao::angry::D
Irra se não chover hoje todos os modelos indicam que vai chover, o GFS, o ECMWF, o Aladdin, o Hirlam, todos eles prevêm precipitação se não cair nada vou suicidar-me, que isto só pode ser bruxaria de alguém.:disgust::suicidio:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Boas, aqui, céu nublado com algumas abertas, será hoje que chega alguma coisa ao Algarve, ao menos o alerta está lançado, pena é o radar de Loulé morreu desde de ontem à tarde aparece a imagem mas sem precipitação nenhuma.:angry::angry: :disgust:
Trepkos isso é macumba do pessoal do norte como não têm radar boicotaram o radar do sul.:lmao::angry::D
Irra se não chover hoje todos os modelos indicam que vai chover, o GFS, o ECMWF, o Aladdin, o Hirlam, todos eles prevêm precipitação se não cair nada vou suicidar-me, que isto só pode ser bruxaria de alguém.:disgust::suicidio:

Então estão sempre a boicotar o site, aquilo raramente têm a informação que procuramos ou está a 100% :lol:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Por aqui neste momento já chove!!!:rain: E fez uma breve trovoada (2 trovões:D)!!

O céu está coberto por vários cumulus de grande dimensão mas dispersos...provocando vários aguaceiros (tive um pico de 33,4mm/h)!!!

Até agora acumulou no Sitio das Fontes 1,2mm!! Sei que não é quase nada...mas é melhor que nada!!:D Vamos ver como corre a tarde!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,686
Local
Aveiras de Cima
Estão pelos menos 2 células em formação em Espanha, mas estão a deslocar-se para o Baixo Alentejo, para a zona da albufeira de Alqueva;)

imageashx-1.gif
 

TaviraMan

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
401
Local
Stº Estevão - Tavira
Boas

Aqui também a instabilidade marca presença. Neste momento a trovoada aproxima-se, cada vez os trovões se ouvem mais:thumbsup: Em toda a faixa Norte estão Cumulonimbus. Neste momento estão 23ºC e sente-se alguma sensação de calor, mas pouco.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bem!!! Que bela meia hora de trovoada e chuva!!!:thumbsup: Não tenho os dados da precipitação, pois a electricidade foi ao ar no Sitio das Fontes!!

Tentei tirar umas fotos aos relâmpagos, mas foram todos mais rápidos que o dedo!!:D

Um dos relâmpagos caiu aqui no centro de Lagoa!!:surprise: Que estrondo!!!

Aqui ficam algumas fotos da evolução desta tarde:
URL=http://img27.imageshack.us/i/trovoada14092009021.jpg/]
trovoada14092009021.th.jpg
[/URL]















URL=http://img222.imageshack.us/i/trovoada14092009023.jpg/]
trovoada14092009023.th.jpg
[/URL]


A trovoada já passou por aqui, e agora segue em direcção ao mar e também mais para Este e para o lado de Albufeira!
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Finalmente, instabilidade a sério por cá! Ráios na serra a N, trovoes constantes. Olhão está "entalado" por células. Uma a NW, que se formou a partir daquela zona convectiva que atingiu Lagoa, e a NE, vindas de Espanha, que continuam com força no trajecto pela serra do Caldeirão. É aguardar que alguma coisa se forme aqui, caso contrario só levamos com trovoes e relampagos ao longe. Ainda nem pingou...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,471
Local
Olhão (24 m)
Irra, só pode ser praga:angry:, estou no meio onde nada acontece, céu nublado e relampagos a norte, aqui nem uma pinga e duvido não tarda a noite cai e elas morrem. Mas estão 2 células de um lado e de outro e no meio estou eu:lmao::disgust::disgust:.

Vamos ver se consigo alguma foto mas a máquina acusa falta de pilhas. :lmao:

Agora é que devia fazer a nortada é que não faz. Levante vai à janela para tirar-te uma foto. :lmao: