Seguimento Sul - Setembro 2009



Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Irra, só pode ser praga:angry:, estou no meio onde nada acontece, céu nublado e relampagos a norte, aqui nem uma pinga e duvido não tarda a noite cai e elas morrem. Mas estão 2 células de um lado e de outro e no meio estou eu:lmao::disgust::disgust:.

Vamos ver se consigo alguma foto mas a máquina acusa falta de pilhas. :lmao:

Agora é que devia fazer a nortada é que não faz. Levante vai à janela para tirar-te uma foto. :lmao:

:lmao: Tou literalmente vidrado na janela porque realmente é uma beleza vê-la chegar vinda de N pela serra... nao tenho maquina comigo! :sad: Algarvio esta vai chegar muito perto!
 

YuRiSsS

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
95
Local
Alentejo
Parece-me que se dirige uma célula para mim, vamos ver se dá ou não.

Vamos ter alguma animação ou nem por isso, aqui por estes lados... ?

De manhã estava um dia calmo, agora parece que está bastante vento por vezes... Ou será que apenas vamos ter uns relâmpagos ao inicio de noite, e uns trovões por volta das 5 da manhã como aconteceu nos dois dias que passaram ? :(
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
O meu irmão relatou-me forte trovoada e forte chuva em Loulé, às 18h!!
E parece que em Messines a coisa também esteve violenta, com uma trovoada, segundo relatos de uma pessoa de Messines, trovejou como há muitos anos não acontecia..!!!

Pela imagem de satélite, aquela célula na zona sul do Alentejo, ainda está em expansão...pode ser que ainda chegue mais qualquer coisa ao Algarve!!

http://www.sat24.com/images.php?country=eu&typ=zoom&format=640x480001001&rnd=61e004
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
O meu irmão relatou-me forte trovoada e forte chuva em Loulé, às 18h!!
E parece que em Messines a coisa também esteve violenta, com uma trovoada, segundo relatos de uma pessoa de Messines, trovejou como há muitos anos não acontecia..!!!

Pela imagem de satélite, aquela célula na zona sul do Alentejo, ainda está em expansão...pode ser que ainda chegue mais qualquer coisa ao Algarve!!

http://www.sat24.com/images.php?country=eu&typ=zoom&format=640x480001001&rnd=61e004

Assim foi certamente! Pelo Sat24 viam-se as maiores formações na zona de Loulé Messines, e daqui também via maior parte da trovoada e céu em tons muito escuros a NW. Essa menina ainda se aproximou daqui de Olhão, vi muitos raios nuvem-nuvem / nuvem-terra, a escassos Km daqui, mas sem chuva. Essa célula que começou na zona sul do Alentejo é explosiva, muito grande e daqui ouvem-se e ve-se a actividade no interior algarvio, que deve estar a receber uma boa carga de água. Aqui finalmente pinga, sempre dá para cheirar terra molhada :D Vamos ver no que isto ainda dá... Não pára de trovejar!
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Fotos espectaculares, parabéns!! :w00t: :surprise:

As nuvens que se vêem na segunda e terceira foros, a rosa, são mammatus, certo? :)

Sim, julgo que são mammatus!!:D
Na primeira foto também lá estão...mais discretas..!!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
As nuvens que se vêem na segunda e terceira foros, a rosa, são mammatus, certo? :)

Sim, mammatus, geralmente as nuvens associadas a fenómenos convectivos e de trovoada, a par dos cumulus congestus, cumulonimbus, entre outros.

Parabéns pelo apanhado, ecobcg ! ;)
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boas fotos! Nunca tive a sorte de fotografar essas formações de mammatus.

Por aqui Céu pouco nublado, 20,4ºC e Vento fraco de Noroeste.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
já repararam no mapa das DEA no site do IM, que a célula ai no sul apenas produziu descargas eléctricas negativas??:surprise::surprise:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Obrigado pessoal!

O final de tarde esteve mesmo espectacular...com o pôr do sol e o céu nublado, as nuvens adquiriram aquele tom rosa que se vê nas fotos...muito fixe!!! E tive a sorte de ao ver esse tom, sair à varanda para ir ver o que se passava, quando apanhei aquelas mammatus...e foi mesmo uma questão de minutos, pois desapareceram rapidamente!!:D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,487
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, trovoada a norte alguns ainda estremeceram a janela mas não passou disso, caem algumas pingas a continuar assim nunca vou chegar a 1 mm.:lol::viva:

Máxima: 25.0ºC
mínima: 18.4ºC
actual: 19.9ºC

Aqui ficam umas fotos porque como alguns dizem :semfotos: :D

zLmJIclRTC6nFhf2zvyR


Hg3jZVSy87T1MnWZCqJY


BsJ9h266rwZy819Rk8VW


KJ6F1zQhZdcIweENTOkZ


QZl04Qf4LPsngi74tQTQ


Ltut7JYyqIzWwKy9gDeR


Efeito pôr do sol à moda da Serra de Sintra com o nevoeiro típico:lmao::D

zd0fLQZ0QC0Dovp88lOs


Raios nada era muito complicado eles eram muito rápidos e nunca na mesma zona :lmao:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
já repararam no mapa das DEA no site do IM, que a célula ai no sul apenas produziu descargas eléctricas negativas??:surprise::surprise:

Ora ai estava uma dúvida que eu queria tirar há algum tempo. Qual a diferença entre as descargas negativas e positivas? Tem alguma coisa a ver com as que fazem contacto com o solo e as que não fazem?:huh: