Seguimento Sul - Setembro 2018

Que loucura de vento aqui :eek::eek: Tudo foi ao chão em menos de nada e há muito pó no ar. A célula é simplesmente brutal.

Boa atividade elétrica a Este (parece-me que se formou uma pequena célula entre Barrancos e Santo Aleixo da Restauração) e a Noroeste. Por aqui por Moura, tudo muito calmo em termos de vento e nada de precipitação. De quando em quando lá se escuta o som grave e prolongado de um trovão, certamente com origem num ou noutro raio mais poderoso.

Infelizmente a internet que permite acompanhar a minha estação em Cuba esgotou já este mês, pelo que não consigo comprovar o que me foi relatado ao telefone e coincide com o radar: forte trovoada com início com algum granizo e depois chuva intensa e actividade electrica muito visível. Na sexta à noite é que consigo indicar valores etc etc... por agora é “vibrar” via radar :)

Muitos relâmpagos a Norte e conseguem-se ouvir os roncos.

Só uma curiosidade: normalmente aviões que passam aqui e que vão aterrar em Faro, começam a descer antes de Ourique e até se ouve o desacelerar. Agora mesmo passou um tão baixo que se viam beeem as luzes, até fiquei admirada, pois eles costumam passar mais altos que aquilo.

Linhas de instabilidade sobre o Alentejo. Note-se que a instabilidade está associada a nebulosidade de grande desenvolvimento vertical e a intensa actividade eléctrica, quase permanente. O vento é outro factor a destacar, moderado a forte, com rajadas.

26.09.2018_21h30.jpg

A noite promete ser longa, e animada
34c6e47e1ad45d7cf06f9b89a4dcd41c.jpg

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Muitos relâmpagos a Norte e conseguem-se ouvir os roncos.

Só uma curiosidade: normalmente aviões que passam aqui e que vão aterrar em Faro, começam a descer antes de Ourique e até se ouve o desacelerar. Agora mesmo passou um tão baixo que se viam beeem as luzes, até fiquei admirada, pois eles costumam passar mais altos que aquilo.

Deve haver bastante instabilidade / cisalhamento de vento nos níveis mais acima...

Não é de estranhar porque estes fenómenos, muitas vezes, só se conseguem prever no momento, com a evolução das imagens dos radares...

Humm.. por acaso é de estranhar sim...tinham mais que obrigação de ter metido Aviso logo de manhã... era mais que previsível ;)

Eu às 09h00 coloquei este Aviso na Meteofontes. Não falhou muito.. ;)

P5PW09z.jpg

Registei uma rajada de 67 km/h há pouco na minha estação em Portalegre. Os outflows convectivos, tal como no evento passado, são fortíssimos devido à intensidade das células, toda a energia está a ser descarregada.

Antes dessa rajada aconteceu algo muito estranho no entanto, o ponto de orvalho/humidade sofreram uma grande descida, para depois subir de novo. Mais um dry microburst?

Gostava de contribuir com dados em directo pois hoje penso que estou a apanhar em cheio :/ fica prometida a análise de hoje para sexta à noite