Seguimento vulcanismo Islândia 2011

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Hoje foi mais um dia geologicamente muito activo na Islândia têm merecido extensas notícias nos media islandeses.

O Katla teve um forte tremor harmónico durante a tarde e os geólogos dizem que o vulcão está próximo de uma erupção. A protecção civil sobrevoou a calote glacial sob a caldeira e encontrou muitas rachas. Houve um ligeiro aumento de caudal dos rios, mas não chega a haver inundação. Vamos a ver se o Katla se acalma. O problema é os sismos já estarem perto da superfície, indiciando que o magma está também próximo desta. Também vou de férias em breve, portanto espero que o vulcão espere pelo menos até ao final do ano, e que seja contido!

Meia hora depois deste evento no Katla, um outro vulcão, o Krisuvík, a apenas 25km, teve também um evento de tremor, que resultou depois num swarm de sismos. Este vulcão adormecido há 800 anos (e apenas efusivo) têm dado cada vez mais sinais de actividade também. Não compreendi muito bem por que é que esse vulcão teve um evento de tremor logo após o tremor no Katla, quando estão a mais de 150km um do outro e em regiões vulcânicas diferentes.

Muitos vulcões na Islândia têm andado a dar sinais de actividade (principalmente Hekla, Katla, Bardarbunga, Krisuvík, Askja). De certo não augura nada de bom, quando há uns meses estava tudo bem mais calmo.

Pode ser que estejemos para repetir a década de 1720, quando houve uma erupção em quase todos os anos dessa década na Islândia, de variados vulcões, e chegou a haver 3 vulcões diferentes a terem erupções num mesmo ano.
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Hoje houve extensos documentários nas notícias sobre a actual situação do Katla. Foi interessante ouvir isso na rádio (em islandês, eheh)

O Katla iniciou também inflação súbita e considerável, cerca de 3-4cm nos ultimos dias, em todas as estações em redor do vulcão. Portanto significando que estámos a entrar nas fase final antes de uma erupção. No entanto, ainda se esperam sismos bem mais violentos (magnitude 4 ou 5) antes da erupção, dizem os geólogos islandeses.

Que ninguém diga que não é possível prever uma erupção. Ambas as erupções islandesas de 2010 e 2011 tiveram muitos sinais prévios claros de que uma erupção ia haver. Agora observámos o mesmo com o Katla e de novo com o Hekla. Só não é possível saber o dia exacto, mas é possível saber que estámos a poucas semanas da erupção (algures entre 1 semana a 4 meses, segundo o que estimo). E uns dias antes os sinais serão ainda mais claros.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Hoje houve extensos documentários nas notícias sobre a actual situação do Katla. Foi interessante ouvir isso na rádio (em islandês, eheh)

O Katla iniciou também inflação súbita e considerável, cerca de 3-4cm nos ultimos dias, em todas as estações em redor do vulcão. Portanto significando que estámos a entrar nas fase final antes de uma erupção. No entanto, ainda se esperam sismos bem mais violentos (magnitude 4 ou 5) antes da erupção, dizem os geólogos islandeses.

Que ninguém diga que não é possível prever uma erupção. Ambas as erupções islandesas de 2010 e 2011 tiveram muitos sinais prévios claros de que uma erupção ia haver. Agora observámos o mesmo com o Katla e de novo com o Hekla. Só não é possível saber o dia exacto, mas é possível saber que estámos a poucas semanas da erupção (algures entre 1 semana a 4 meses, segundo o que estimo). E uns dias antes os sinais serão ainda mais claros.

Sabes se há a possibilidade de se estimar a intensidade que esta erupção pode vir a ter? As erupções do Katla costumam ser severas...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Citando um geologo islandes: "há anos que me fazem essa pergunta, quando é que o Katla vai ter a erupção, é muito dificil saber ao certo"

O que é claro é que o Katla está com o magma já bem perto da superfície e dando os sinais de uma futura erupção em breve. Mas o problema é que há muitos casos na Islândia de vulcões praticamente no ponto de entrar em erupção e depois o vulcão "desiste" à última da hora.

O Katla está a seguir completamente os passos tomados pelo Eyjafjallajokull antes da erupção de 2010, muitos sismos, inflação e deformação na montanha, intrusões, tremor harmónico. Eu estimo a probabilidade de o Katla ter uma erupção no espaço dos próximos 12 meses em 80% (portanto bastante provável, não é um 100%!). E diria uns 95% de uma erupção nos proximos 10 anos, e talvez de uns 50% de erupção nos próximos 2-3 meses.

Historicamente antes da erupção deverá haver sismos violentos, uns dias antes, algo que ainda não houve. Esse sim será o sinal dos 95% de probabilidades de uma erupção.

As erupções são severas, isto é, semelhantes à do Grimsvotn este ano, mas mais prolongadas. Portanto não é nada de eu não tenha experienciado. O problema é que eu vivo a 100km do Katla, e o Grimsvotn está a 200km de mim, portanto mais perto o Katla.

Sabes se há a possibilidade de se estimar a intensidade que esta erupção pode vir a ter? As erupções do Katla costumam ser severas...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
E cá esta a Islândia a registar no KATLA tremores harmónicos muito frequentes.

A salientar o dia de ontem que foi geologicamente mais que muito activo, com uma actividade constante durante horas.

É certo que algo de grande e muito forte está para acontecer em breve, e não digam que foi de surpresa quando ocorrer, pois certamente que vai apanhar muita gente de surpresa, não digo que devia ser lançado o "pânico" por parte da comunicação social, mas devia sim haver uma melhor mentalização das sociedades para o que pode estar para vir.

Claro que não se pode saber ao certo o dia e a hora, mas com os eventos de ontem e mais os de hoje certamente que continua a haver inflação da crusta na zona do vulcão ou de grande parte da fissura, estes eventos mostram que o magma está muito próximo da superfície. eu diria mesmo que a superfície já esta a registar um aquecimento considerável.

Faz alta a confirmação e os relatos do irpsit....



Uploaded with ImageShack.us

Fonte:
http://en.vedur.is/earthquakes-and-volcanism/earthquakes/#view=map
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
E cá esta a Islândia a registar no KATLA tremores harmónicos muito frequentes.
A salientar o dia de ontem que foi geologicamente mais que muito activo, com uma actividade constante durante horas.

Nestes dias tem havido bastante vento na Islândia o que gera bastante "ruído" nos tremores harmónicos. Até a ondulação forte costeira afecta estações mais próximas do litoral e tem havido bastante devido aos restos do "Katia". Não sei até que ponto parte dessa actividade não seja "ruído". O vento afecta sobretudo as frequências mais altas embora nos gráficos se note também bastante activo nas frequências baixas (a vermelho), isso já sucedeu ontem com um pico mas o padrão parece-me um pouco regular demais para parecer geológico.
Mas também não entendo muito sobre o assunto, é apenas a ideia geral que tenho da coisa (tremores harmónicos).

grftrem.gif
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Claro que não se pode saber ao certo o dia e a hora, mas com os eventos de ontem e mais os de hoje certamente que continua a haver inflação da crusta na zona do vulcão ou de grande parte da fissura, estes eventos mostram que o magma está muito próximo da superfície. eu diria mesmo que a superfície já esta a registar um aquecimento considerável.

Concordo que haja divulgação de informação sobre esta matéria, mas se isto chega à bolsa é para a desgraça total. Já é o que é com a especulação nos preços do petróleo e na dívida. Imaginem o que é se começam a especular sobre o fecho do espaço aéreo europeu, no máximo o mundial, seria uma desgraça. São dois pesos numa balança, por um lado a informação da situação e a preparação atempada, por outro o caos que poderá trazer se começa a haver especulação irracional.
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Hoje a actividade vulcanica voltou a ser noticia na TV da Islandia...
Segundo percebi os cientistas estão atentos, mas não muito alarmados.

http://www.visir.is/skjalftahrina-i-toppgig-oraefajokuls/article/2011110919700

Outra zona que tambem tem tido muita actividade sismica é em redor do vulcão Hengill, zona hidrotermal. Esta actividade é provocada pelo homem, devido a trabalhos no local. Esta é uma area de muita perfuração geotérmica.

HTML:
Two earthquake swarms during the night.
Posted on September 10, 2011 by Jón Frímann 
During the night there where two earthquake swarms in Iceland. One of this earthquake swarms was man made.

The larger earthquake swarm was in Hengill volcano and was man made. It happens and the hydrothermal plant pumps down cold water into the bedrock and changes the pressure and strain in the bedrock and nearby sediments that make up this area. The earthquakes only happens when cold water is being pumped down into the ground. When they are not pumping cold water into the ground, no earthquakes happens. Largest earthquakes in this man made earthquake swarm where ML2.5 and ML2.2 according to automatic measurements of Iceland Met Office. But most of the earthquakes where less then ML1.0 in size.


The man made earthquake swarm in Hengill volcano. Copyright of this picture belongs to Iceland Met Office.

The second earthquake swarm that did happen during the night was in Katla volcano. This earthquake swarm is no surprise to people how have been watching Katla volcano activity since July. This earthquake swarm in Katla volcano was however small during the night. But there did more earthquake activity in Katla volcano around 18:00 UTC yesterday. But overall it seems that Katla volcano has slowed down a bit compared to last few days. 


Earthquakes in Katla volcano during the past 48 hours. Copyright of this picture belongs to Iceland Met Office.

For the moment it is rather quiet in Iceland, as there is currently not that much activity in Katla volcano. But that can change without any warning at all. As Iceland is highly active in both volcanoes and earthquakes.

Icelandic news about the earthquake activity in Hengill volcano.

http://www.jonfr.com/volcano/?p=1473
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Boas.

alguém pode comentar este aumento dos sismos!? E com 2 acima de 3?! Reparei pela Webcam do Katla, que parece estar muito vento (devido à anterior crise, que se supôs ser, em parte, causada pelo vento), mas 2 acima de 3..... e 1 em cada vulcão.

http://en.vedur.is/earthquakes-and-volcanism/earthquakes/

obrigado

Boas
Certamente que não é o vento que por muito forte e constante que possa ser na Islândia não vai confundir os sismógrafos a este nível, digo eu no minha opinião e conhecimento do assunto...
Contra a minha opinião vão os registo do Centre Sismologique Euro-Méditerranéen que por estranho não apresenta nada na sua lista de ocorrências.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Houve um 3.2 no Katla.
Por um lado há bastantes sismos, muitos de baixa profundidade, acompanhados de tremor harmónico, inflação, aumento na actividade geotérmica e até cheiro a enxofre. Isso diz-nos que o magma está próximo da superfície.

São sinais de alguma preocupação mas só por si não significam nada. Eu creio que não haverá erupção só com sismos de baixa profundidade como os que têm ocorrido. Acho que terá que haver sismos de muito mais profundidade que mostram novo influxo de magma, e acho que só com isso poder resultar numa erupção (devido à pressão extra). Caso contrário, o magma pode simplesmente arrefecer junto à superfície, em intrusões.

Além disso, durante muitos anos, o Katla têm tido actividade sísmica, e por vezes com sismos até 5.0, sem nunca ter havido uma erupção. Mas é consenso científico, que estámos cada vez mais perto de uma erupção, mas "perto" em sentido geológico, pode significar daqui a 5 ou 10 anos. Se esse influxo de magma de profundidade ocorrer, então nessa altura estaremos a apenas dias da erupção.

Para combater possível doom saying, o Katla costuma ter erupções da mesma intensidade do Grimsvotn este ano (VEI4 a VEI5).

- - - -

Houve também um extenso swarm sísmico, com um sismo 3.7 no vulcão Hengill, localizado a 10km de Reykjavik, e a 20km de onde eu vivo. Muito perto portanto. O Hengill está adormecido há 2000 anos mas é um vulcão activo e com bastante actividade sismica, por se localizar no cruzamento de dois rifts (chamado de "tripple juntion").

O que está a acontecer são na verdade, sismos causados por actividade humana, por uma experiência científica (a meu ver arriscada), que consiste em injectar água carbonata no vulcão, num drillhole à vários kms, para ver se é possível fixar o carbono no solo (é um projecto de sequestação de carbono). Isto está a resultar numa actividade sísmica no Hengill, nunca vista antes,incluindo os 300-400 sismos observados ontem (ver figura nos posts anteriores), além de ter resultado na libertação de quantidades massivas de vapor, saindo desse drillhole, que consigo ver cá de casa.

Vejam a fotografia que tirei anteontem ao fim da tarde. A nuvem de vapor é massiva! E apareceu há duas semanas.

dscn0596c.jpg


A nova libertação de vapor resultante do drillhole é a nuvem massiva do lado esquerdo. Esta nuvem apareceu há 2 semanas e têm um tamanho muito grande. Ao lado direito, são observadas duas fumarolas naturais, que observo muito frequentemente de onde vivo. O Hengill é a cadeia vulcânica que é observada na imagem, localizado a 20km de onde vivo e tirei a fotografia.

Só acho que escolheram mal o sítio para tal experiência, tão perto de várias cidades, quando há tantos vulcões em zonas remotas. Espero que saibam bem o que estão a fazer. E a injecção de água carbonata parece-me algo um pouco arriscado para um vulcão que já acumula de si tanta pressão. Uma erupção seria desastrosa, pois seria localizada tão perto da capital do país (em erupções anteriores a lava chegou à cidade, que ainda não existia - o vulcão costuma ter erupções na ordem de alguns km cúbicos de magma, portanto muito extensas)

- - -

Esta manhã houve também um sismo 3.5 no Kverfjoll, um vulcão activo localizado perto do Grimsvotn e do centro téorico da hotspot vulcânica islandesa. Mas esta zona costuma ter por vezes actividade sísmica com bastante magnitude, e este foi um evento isolado.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
E cá esta uma imagem bastante intensa do que se está a passar na Islândia.
Grande quantidade de eventos sismos harmónicos e alguns mais significativos no Katla, um deles de aproximadamente M4 seguido de uma nova crise na mesma zona e outra A norte da Capital, esta muito provavelmente provocada pela mão humana com as experiências de armazenamento geológico de CO2.

O Katla mostra grande vontade de querer exprimir a sua força. Estes eventos não negam que o magma se esta a movimentar em profundidade e a querer chegar à zona superficial.


Fonte:
http://en.vedur.is/earthquakes-and-volcanism/earthquakes/#view=map