Será que começou o Outono?

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Será que começou o Outono? Digo isto porque durante esta semana os plátanos que tenho estão com cerca de 30% com as folhas amarelas e a cair, todos os dias limpo os milhares de folhas caídas como se fosse outono, o mesmo se passa com os meus vizinhos e com outras árvores que observei de Sintra a Lisboa
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93


cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Será que começou o Outono? Digo isto porque durante esta semana os plátanos que tenho estão com cerca de 30% com as folhas amarelas e a cair, todos os dias limpo os milhares de folhas caídas como se fosse outono, o mesmo se passa com os meus vizinhos e com outras árvores que observei de Sintra a Lisboa

Não sei se constitui alguma anormalidade ou não, mas de facto já tinha comentado esse facto com amigos na zona de Grândola e em Almada, onde há muitas folhas amarelas caídas...dando uma idéia "Outonal" antecipada.
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Concordo contigo em quase tudo menos na parte que dizes que a temperatura de Braga ser igual a muitas da Europa Central.

Braga tem média de máximas de 28ºC, na europa central são raras as cidade que passam os 26/ 27ºC
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Será que começou o Outono? Digo isto porque durante esta semana os plátanos que tenho estão com cerca de 30% com as folhas amarelas e a cair, todos os dias limpo os milhares de folhas caídas como se fosse outono, o mesmo se passa com os meus vizinhos e com outras árvores que observei de Sintra a Lisboa

Por aqui também já existem sinais, além disso acrescentar que as andorinhas estão talvez de malas aviadas! Praticamente que já não as vejo e falei com o meu pai e ele diz-me o mesmo... :eek:
 

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Mas de facto existe uma situação anormal que deveria ser estudada, por acaso chamei um jardineiro para verificar se as árvores se encontravam bem, a pessoa indicou-me que é um sintoma de um verão fresco, humido e ventoso e que está estupefacto com isto, disse me nunca observou tal coisa e inclusive indicou me como outro membro aqui mencionou o facto de as andorinhas estarem a ir embora.
Algo se passa, na minha opinião poderá ser algo sério, estamos na primeira quinzena de Agosto, o ano passado em Outubro não tinha as minhas árvores assim.
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Mas de facto existe uma situação anormal que deveria ser estudada, por acaso chamei um jardineiro para verificar se as árvores se encontravam bem, a pessoa indicou-me que é um sintoma de um verão fresco, humido e ventoso e que está estupefacto com isto, disse me nunca observou tal coisa e inclusive indicou me como outro membro aqui mencionou o facto de as andorinhas estarem a ir embora.
Algo se passa, na minha opinião poderá ser algo sério, estamos na primeira quinzena de Agosto, o ano passado em Outubro não tinha as minhas árvores assim.

Bem uma coisa posso adiantar estes sinais são indicativos para o Outono e Inverno. Penso que tempos interessantes possam vir a julgar teleconexões e até o que vou lendo em foruns internacionais.
 

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
O que também é interessante, devido a este clima atípico, até a data poupei cerca de 100€ em electricidade, porque este ano, só em Maio e que tive necessidade de ligar o ar-condicionado, no carro também não tenho utilizado
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
O que também é interessante, devido a este clima atípico, até a data poupei cerca de 100€ em electricidade, porque este ano, só em Maio e que tive necessidade de ligar o ar-condicionado, no carro também não tenho utilizado

Não é atípico nada! Atípico foram os verões da última década e outros anormalmente quentes a muito quentes basta ver dados e as médias!! Em PT está criada a estúpida idéia que verão é 35 e 40 graus ...
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito e Névoa

Viriatus

Cirrus
Registo
9 Set 2012
Mensagens
6
Local
Porto
Obviamente é um verão atípico, o próprio relatório do ipma o refere..aliás basta consultar as médias como diz.
Ng espera médias de 35 graus em todo o território ,embora existem lugares em que isso é uma norma.Lisboa, por exemplo, tem tido um verão abaixo da sua média normal ou o próprio Porto.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Obviamente é um verão atípico, o próprio relatório do ipma o refere..aliás basta consultar as médias como diz.
Ng espera médias de 35 graus em todo o território ,embora existem lugares em que isso é uma norma.Lisboa, por exemplo, tem tido um verão abaixo da sua média normal ou o próprio Porto.

Tem termos de temperaturas, o que o boletim de Julho diz é:

O valor da temperatura máxima em julho 2014 foi o 3º mais baixo neste século (depois de 2008 e 2001) e, considerando a série desde 1931, valores inferiores aos de julho de 2014 ocorreram em cerca de 30%
dos anos.
O valor da temperatura mínima em julho 2014 foi o 6º mais baixo neste século (depois de 2009, 2012, 2011, 2008 e 2007) e valores inferiores aos de julho de 2014 ocorreram em cerca de 40% dos anos (desde 1931).

Diz ainda:

O valor médio da temperatura média do ar em julho, 21.54 °C, foi -0.63°C inferior ao valor normal, tendo sido o 3º valor mais baixo desde 2000.

A meu ver o valor da anomalia de Julho não justifica o tamanho mediatismo. Se cada vez que um mês tiver uma anomalia da temperatura >= que (+-)0,6ºC, houver tanto mediatismo, raros serão os meses típicos (anomalias perto de zero). E quando as anomalias foram > +-2ºC, será uma catástrofe.

Sobre a vegetação, a norte o monte segue verde, e as árvores carregadas de folhas. Não há sinal de Outono. Nem de fogos! ;)
(Até ver, porque nos próximos dias a temperatura já vai disparar)
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93 e 1337

Viriatus

Cirrus
Registo
9 Set 2012
Mensagens
6
Local
Porto
Caro André ,eu percebo o conteudo da sua mensagem. No entanto, eu talvez seja um desses "alarmistas".
Eu vou imensas vezes ao Douro por razoes que aqui nao interessam e realmente nao tem sido o calor abrasador que "normalmente" se sentia.O termómetro do meu carro, indicava várias vezes valores de "40 e tal graus" e isso realmente nao tem acontecido.Se quisermos, "micro" especificar e tendo Lisboa como exemplo,a cidade teve uma média da temperatura média em julho, quase 2 graus abaixo,segundo o relatório do ipma!Na nossa vizinha Espanha,Sevilha tb tem tido desvios negativos. Um bem haja a todos.