Será que começou o Outono?

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A duração do dia é muito importante se calhar devia ter a casa com mais luz, pois ela interfere com o ritmo sicardiano. Nas é mais um efeito fotoquímico, por exemplo, no inverno mesmo com estufa é impossível cultivar tomates e abóboras e pepinos, pois a floração depende do numero de horas que o dia tem, há quem use iluminação artificial. As maçãs e rosas necessitam de frio para germinar. Falei da poluição porque cá na zona os tomateiros secaram de um dia para o outro devido a uma fabrica de celulose

Obrigada pelo conselho, mas é muito difícil controlar o calor com as persianas abertas (e é por isso que me incomodo tanto com o verão, aliás, faz-me viver com medo e de uma forma pouco natural)! :(

Vou ver se consigo arranjar mais tempo com as persianas abertas, talvez para a semana as coisas já mudem bastante...
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Relativamente á folhagem seca, é algo que também já observei várias vezes, alguns tipos de folhosas, nomeadamente carvalhos, ficam com as folhas secas já em agosto. Mas sempre associei esse fenómeno a uma resposta de algumas espécies à estação seca e não tanto a tempo mais fresco. É que em Portugal, pelo menos na maior parte do território, o Verão é sinónimo de estação seca.
E quanto às andorinhas, tenho imensas que fazem ninho junto a minha casa e ainda por lá andam.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Pode ser o caso, em alturas de maior stress hídrico muitas plantas perdem as folhas para diminuir a perda de água e efectivamente é uma táctica usada por carvalhos e sobreiros quanto a plátanos e outras não sei. E normal nas zonas de monção onde na época seca as plantas perdem a folhagem
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Obrigada pelo conselho, mas é muito difícil controlar o calor com as persianas abertas (e é por isso que me incomodo tanto com o verão, aliás, faz-me viver com medo e de uma forma pouco natural)! :(

Vou ver se consigo arranjar mais tempo com as persianas abertas, talvez para a semana as coisas já mudem bastante...

Não tem de ser sol directo uma janela a norte serve para que o animal sinta a passagem do dia, todos o animais possuem um ciclo sicardiano incluindo nós onde se descobriu tal ciclo. Só por curiosidade o ciclo humano tem mais de 24h só que é acertado todas as manhãs com a luz do dia
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
No grupo ocidental dos Açores está-se a viver um Agosto bastante quente, possivelmente um dos mais quentes senão o mais quente até agora.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
É realmente muito estranho, especialmente nos plátanos( aqui a avenida dos plátanos é uma referência), e esta espécie está-se a comportar de maneira estranha( e não é a única espécie).

Reparo que muita folhagem está a secar e a cair, mas ao mesmo tempo estão a nascer algumas folhas novas, algo que nunca tinha visto.

Cá vão duas fotos, desculpem a qualidade que é com telemóvel.

jRikeno.jpg


V72Dys6.jpg
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
os relatos estão a chegar de vários lugares, vou andar mais atento as caducas, pode ser que biologicamente as plantas estejam a sentir que o outono esta a chegar mais cedo

Ou então alguma espécie de insecto, qualquer coisa a está a afectar, porque se fosse pelo outono, não estavam a nascer folhas novas, e o que acho estranho é mesmo isso, como é possível estarem as folhas quase todas secas e novas verdes a crescerem??
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)

Também já me tinha lembrado do mildio.. É provável que algumas espécies sejam vulneráveis. O mais comum é observa-lo nas vinhas, melancias, feijão,..

Mas alguns dos relatos falam de árvores com novo crescimento. Isso por aqui em CBranco até nem é raro no verão, desde que sejam regadas todo o verão. Já me aconteceu ter várias gerações de fruto, nomeadamente, 2 de laranja e até 3 de diospiros! Creio que tal não se deve ao clima ser mais de caráter outonal, pois a exposição solar não tem comparação possível, entenda-se! :) Creio que dado o nosso clima no verão, se aumentarmos a %HR, mantermos a temperatura máxima abaixo dos 34C e a mínima acima dos 15C, e regarmos as árvores, ficamos com alguma semelhança com o clima tropical, assim explico os novos crescimentos, pois nos trópicos o crescimento é quase contínuo.

Outra situação oposta, que me ocorreu o ano passado em dezembro: os mirtilos que tenho acordaram e decidiram dar flor, quando o normal é acordarem em março! Explicação: mês de novembro frio, seguido de dezembro mais quente e talvez soleado. Não encontro outra explicação. Os mirtilos adormeceram novamente no fim de dezembro, e voltaram a florir apenas em março (de volta à normalidade).

As árvores, arbustos e plantas são bons indicadores na presença de anomalias, lá isso são! Mas é preciso cuidado a interpretar. :)

Ps: Relativamente aos mirtilos, esqueci-me de mencionar um pormenor muito relevante (por aqui se vê que é necessário analisar tudo): os mirtilos precisam de umas 700h de frio no mínimo para florir. Quando referi que acordaram em dezembro e falei de um novembro frio, esqueci de mencionar que os tinha em vasos debaixo de um diospiro (com meia-sombra). Pois bem, foi quando os transplantei para o sol pleno, que estes acordaram! Pois é, enganei-os com uma maior insolação, pensaram que estavam já em março! :) é giro!
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, também se nota muitas folhas secas no chão, então no Jardim junto à ria estava a relva toda tapada de folhas, pode ter havido um aceleramento com a Primavera bastante quente que fez acelerar o processo em 2-4 semanas. As andorinhas ainda andam por aqui.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
As folhagens secas que estão a ver não devem ter nada a ver com um Outono precoce, mas sim divido a a este Verão algo chuvoso e húmido que leva ao aparecimento de míldio que causa amarelecimento das folhas. ;)