Será que começou o Outono?



Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Bom dia

Tudo o que os colegas foristas escreveram nas 4 páginas que leva este tópico posso confirmar na cidade de Almada: a grande quantidade de folhas caídas no chão, as árvores amarelecidas, a nítida diminuição no céu de há duas semanas para cá do número de andorinhas e andorinhões cujos sons são tão típicos de Verão, entre várias outras coisas.

Curiosamente também possuo um casal de gatos persas, já com alguma idade, e aprendi a reconhecer ao longo dos vários anos que a pelagem de Inverno começa sempre a crescer em Agosto para estar completa por volta de Outubro; o atípico deste ano é que a meados de Agosto o sub-pêlo de Inverno está praticamente todo instalado nos dois, facilmente verificável de cada vez que os escovo.

O Verão para mim tem sido ideal, nada de muito calor, apenas quente o suficiente, embora saiba que isso é uma questão de gostos e preferências geográficas. Contudo, e já que a discussão está animada (no bom sentido ;)), queria adicionar à mesma duas outras questões de quem não é leigo, mas antes curioso: primeiro, se neste Verão mais fresco poderá haver já hipoteticamente a influência, a mão por assim dizer, do vindouro El Niño, e segundo se o facto das temperaturas à superfície, mas sobretudo no mar incluindo o Algarve, estarem mais baixas se poderá ficar a dever a alguma disrupção da Corrente do Golfo, facto que os cientistas temem caso o degelo do Árctico, mas principalmente da Gronelândia, injecte uma quantidade maciça de água doce no fundo do Atlântico, enfraquecendo ou mesmo parando aquela corrente oceânica que é essencial para o nosso clima temperado na Europa Ocidental face ao que se passa nas mesmas latitudes na América do Norte.
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Bom dia

Tudo o que os colegas foristas escreveram nas 4 páginas que leva este tópico posso confirmar na cidade de Almada: a grande quantidade de folhas caídas no chão, as árvores amarelecidas, a nítida diminuição no céu de há duas semanas para cá do número de andorinhas e andorinhões cujos sons são tão típicos de Verão, entre várias outras coisas.

Curiosamente também possuo um casal de gatos persas, já com alguma idade, e aprendi a reconhecer ao longo dos vários anos que a pelagem de Inverno começa sempre a crescer em Agosto para estar completa por volta de Outubro; o atípico deste ano é que a meados de Agosto o sub-pêlo de Inverno está praticamente todo instalado nos dois, facilmente verificável de cada vez que os escovo.

O Verão para mim tem sido ideal, nada de muito calor, apenas quente o suficiente, embora saiba que isso é uma questão de gosto e preferências geográficas. Contudo, e já que a discussão está animada (no bom sentido ;)), queria adicionar à mesma duas outras questões de quem não é leigo, mas antes curioso: primeiro, se neste Verão mais fresco poderá haver já hipoteticamente a influência, a mão por assim dizer, do vindouro El Niño, e se o facto das temperaturas à superfície, mas sobretudo no mar incluindo o Algarve, estarem mais baixas se poderá ficar a dever a alguma disrupção da Corrente do Golfo, facto que os cientistas temem caso o degelo do Árctico, mas principalmente da Gronelândia, injecte uma quantidade maçica de água doce no fundo do Atlântico, enfraquecendo ou mesmo parando aquela corrente oceânica que é essencial para o nosso clima temperado na Europa Ocidental face ao que se passa nas mesmas latitudes na América do Norte.
Obrigado pelo testemunho ;)

Gostaria só de saber quando foi a última vez que os seus gatos tiveram esta reacção? Se conseguir o diga o(s) último(s) anos quando ocorreu. :thumbsup:

Quanto à corrente do Golfo não lhe sei tirar a dúvida ao certo o que sei é que o Árctico este ano não "derreteu" tanto como os piores anos (2012, 2007 e 2011) e está praticamente perto da media desta última década 00' (2000-2010). E prevê-se que a sua inversão (recuperação do gelo) se dê mais cedo que o normal que poderá ocorrer já antes do presente mês findar quando por norma é em meados de Setembro.

Quanto à água do mar é normal haver anomalias recordo que a costa Oeste até à Madeira está com anomalia positiva o que irá influenciar brevemente. Abaixo da média está sim a costa sul por falta de levante que trás as água do mediterrâneo.

O El Niño deverá ser fraco mas a tendência a longo prazo é das águas naquela região permanecerem quentes. Mas tal como este dado, também são importantes muitas outras como a NAO, AO, PDO, QBO, etc ..
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Microburst

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Obrigado pelo testemunho ;)

Gostaria só de saber quando foi a última vez que os seus gatos tiveram esta reacção? Se conseguir o diga o(s) último(s) anos quando ocorreu. :thumbsup:

Bom dia Ruben. Pois, de facto a última vez que isso aconteceu foi no Verão de 2010; o Verão de 2011, para quem mora no litoral como eu, não foi nada de jeito devido à constante nortada (ainda me recordo de nós todos a queixarmo-nos e dos colegas do interior e Algarve referirem estar a ser para eles um Verão excepcional, com bastante calor), até a fornalha ter vindo de Setembro em diante. Nesse ano, por exemplo, a pelagem do meu casal de persas teve o comportamento normal, por assim dizer. ;)

Quanto às restantes questões que coloquei, agradeço as explicações, também estive a investigar mais a esse respeito, e de facto reconheço a verdade nelas. Contudo, e depois de ter lido já vários estudos científicos da NOAA e não só a respeito do perigo que pode constituir para a Europa Ocidental o enfraquecimento ou mesmo paragem da Corrente do Golfo sobretudo com o degelo da Gronelândia, não posso deixar de ficar com curiosidade e preocupação que um dia tal venha a acontecer, curiosidade científica pelas alterações que decorreriam no nosso clima, e preocupação devido às mudanças que tal traria à nossa vida, à agricultura, ao ambiente, etc.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Bom dia!

Tenho acompanhado o tópico nos últimos dias, e por isso, tenho estado com muita atenção às espécies de aves que andam por cá, e especialmente à folhagem das árvores caducas.

O que eu posso afiançar é que, no que toca às andorinhas e derivados, está tudo perfeitamete normal aqui na zona. Ainda há bastantes andorinhas, não tanto como há umas semanas, mas nada de muito anormal.

Quanto à folhagem, não tenho visto nada de irregular. Há sim uma ou outra árvores com algumas folhas amareladas, essencialmente carvalhos robles, mas com nova folhagem a substituir, e nada que não se veja em qualquer verão, penso. ;)
 

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
Depois de ler este tópico comecei a estar mais atenta, e o que reparei é que deixei de ver o típico milhafre-preto, que são abundantes por Coimbra.
Deviam andar por cá durante o mês de Agosto, e já há umas 2 semanas que não os vejo...
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Verao atipico , verao inexistente , outono a comecar em agosto , andorinhas em fuga , este ano a " silly season " atacou em forca ca o forum .

Lembro - me quando era pequeno , a escola comecava em outubro e so nessa altura comecavam as vindimas na minha zona .

Tambem ia passar ferias a Povoa Varzim em julho e boa parte dos dias estavam com nevoeiro , frescos e chovia sempre alguma coisa .

Mas se entrarmos nesta lengalenga do tipico/ atipico , tambem posso dizer que este ano tivemos uma primavera atipica , com dois periodos demasiados quentes e proprios do verao e nao da primavera .
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Como nas últimas décadas tivemos vários episódios de calor intenso e prolongado, pouco típicos do Minho certamente, e também por causa dos modernos sermões e missas cantadas sobre o "aquecimento global", é possível que a actividade agrícola minhota se tenha adaptado demasiado rapidamente a um imaginário cenário de clima subtropical e agora, com a chegada de um Verão tipicamente normal, as pessoas, especialmente na agricultura, tenham sido apanhadas algo desprevenidas. Mas isto é apenas uma hipótese que estou a lançar, sem informação nem conhecimentos para a comprovar.
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
e
Como nas últimas décadas tivemos vários episódios de calor intenso e prolongado, pouco típicos do Minho certamente, e também por causa dos modernos sermões e missas cantadas sobre o "aquecimento global", é possível que a actividade agrícola minhota se tenha adaptado demasiado rapidamente a um imaginário cenário de clima subtropical e agora, com a chegada de um Verão tipicamente normal, as pessoas, especialmente na agricultura, tenham sido apanhadas algo desprevenidas. Mas isto é apenas uma hipótese que estou a lançar, sem informação nem conhecimentos para a comprovar.






Episodios de calor sao normais no Minho , sem duvida . Alias , ja tivemos 2 este ano , em abril e junho ,
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Como nas últimas décadas tivemos vários episódios de calor intenso e prolongado, pouco típicos do Minho certamente, e também por causa dos modernos sermões e missas cantadas sobre o "aquecimento global", é possível que a actividade agrícola minhota se tenha adaptado demasiado rapidamente a um imaginário cenário de clima subtropical e agora, com a chegada de um Verão tipicamente normal, as pessoas, especialmente na agricultura, tenham sido apanhadas algo desprevenidas. Mas isto é apenas uma hipótese que estou a lançar, sem informação nem conhecimentos para a comprovar.




Sem duvida que episodios de calor sao comuns no Minho . Alias , ja tivemos 2 este ano , em abril e junho , devias estar distraido e ainda poderemos ter mais algum este ano.
Agora se achas que o calor no Minho ocorre durante todo o verao , desculpa dececionar - te mas estas redondamente enganado .

Segundo o IPMA , em julho ocorreu uma pequena anomalia negativa da temperatura , aceitavel dentro dentro da normal variabilidade climatica ( Ao contrario de junho ) , mas isso sou eu a supor .

Em relacao as noticias sobre nao sei o que que cresceu menos que o nornal , sem um estudo a comprovar isso , para mim a credibilidade disso vale ZERO .

Mas eu ja percebi que es mais um adepto da teoria oficial do aquecimento global , eu tambem ja fui , agora estou um pouco de pe atras . Os veroes iriam tornar - se cada vez mais torridos , como nao esta a ser assim tao linear , tenta adaptar - se o clima a teoria , dizendo que nao esta um calor torrido , mas deveria estar .
 

LLP

Cirrus
Registo
21 Ago 2014
Mensagens
3
Local
...
O que não se consegue entender é ninguem querer olhar para os numeros para as médias e compará-las, parece que se quer andar a valorizar permissas meramente subjetivas em vez de se comparar com os dados das anomalias climáticas e com os dados dos ultimos anos e dai tirar as devidas conclusões.
Já foi aqui demonstrado que o Verão de 2011 e 2012, foi tão ou mais fresco e chuvoso em grande parte do terrritorio nacional principalmente no Litoral Norte e Centro como tem sido este Verão, estamos a falar de um espaço temporal de 2,3 anos e que já está totalmente apagado da memoria colectiva geral até de pessoas aficionadas e interessadas pela meteorologia, é impressionante como se anda a discutir a atipicidade de um Verão quando nem há 2,3 anos tivemos verões tão ou mais frescos e chuvosos que estes, não é preciso irmos a 2006, nem aos anos 70, nem aos anos 80, basta recuarmos 2,3 anos para termos tido Verões tão ou mais "atipicos" que este e o mais engraçado é que as conversas neste mesmo forum, nos media, nos cafés, eram exactamente as mesmas, aliás basta fazer-se uma pesquisa no tópico http://www.meteopt.com/forum/media/o-panico-do-verao-inexistente-5869-3.html, pelas diversas paginas para verificar mesmo isto.
O mais incrivel é apresentarmos e demonstrarmos por a+b que este Verão está ligeiramente abaixo da média ou que choveu um pouco acima da média e que em 2011 e 2012 as temperaturas foram até inferirores ou que choveu mais e o argumento que se dá é que é um discurso do tipo politico que usa os numeros como se convém,ou seja, mesmo provando que em Agosto de 2011 no Porto ou em Lisboa o mês de Julho foi mais fresco que este porque teve uma temperatura média mais baixa, mesmo apresentando estes dados eles são refutados por opiniões subjectivas.
Para quem se interessa pela climatologia e meteorologia enquanto fenomeno, é interessante verificar que de facto as decadas de 80,90 e 2000 os Verões foram sempre a subir com muitos Verões realmente muito quentes e isso é factual e irrefutável, mas é interessante verificar que neste nova decada desde 2011, que em 4 Verões, 3 deles foram frescos é um fenomeno interessante pois parece que se possa estar a estabelecer um requilibrio uma mudança do ciclo de Verões extremamente quentes e não são apenas os Verões as temperaturas médias anuais tambem tem tido valores mais baixos, Porto voltou a ter medias anuais á volta dos 14º graus( 2012-14,3º; 2013-14,7ºano com um Verão extremamente quente) algo que já não acontecia no Porto desde do ano de 2000 e em 4 anos aconteceu por 2 vezes, são estes dados que também poderiam ser discutidos analisados, pois estão acontecer de facto fenómenos nestes ultimos anos que no meu entender parecem querer quebrar com uma tendência verificada em decadas anteriores.
Repito os Verões de 2011 e 2012 foram frescos em grande parte do territorio nacional, mas no Alentejo e Algarve foram Verões quentes dai que na analise geral do territorio nacional tenham acabado como Verões dentro da média, mesmo que no Porto ou em Coimbra tenha tido meses 2º,3º graus abaixo da média, o que quero referir é que não devem ser anos/verões ignorados, pois em grande parte do territorio nacional esses Verões foram frescos e desagradáveis principalmente junto á costa ocidental, onde os desabafos da ausencia de Verão, nos media, nos foruns, nos cafés, eram generalizados.
 

LLP

Cirrus
Registo
21 Ago 2014
Mensagens
3
Local
...
Como nas últimas décadas tivemos vários episódios de calor intenso e prolongado, pouco típicos do Minho certamente, e também por causa dos modernos sermões e missas cantadas sobre o "aquecimento global", é possível que a actividade agrícola minhota se tenha adaptado demasiado rapidamente a um imaginário cenário de clima subtropical e agora, com a chegada de um Verão tipicamente normal, as pessoas, especialmente na agricultura, tenham sido apanhadas algo desprevenidas. Mas isto é apenas uma hipótese que estou a lançar, sem informação nem conhecimentos para a comprovar.

Essa tua análise está muito bem feita e pertinente é que é mesmo por ai .
 

Bracaro

Cirrus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
49
Local
Bracara - Gallaecia
Verao atipico , verao inexistente , outono a comecar em agosto , andorinhas em fuga , este ano a " silly season " atacou em forca ca o forum .

Lembro - me quando era pequeno , a escola comecava em outubro e so nessa altura comecavam as vindimas na minha zona .

Tambem ia passar ferias a Povoa Varzim em julho e boa parte dos dias estavam com nevoeiro , frescos e chovia sempre alguma coisa .

Mas se entrarmos nesta lengalenga do tipico/ atipico , tambem posso dizer que este ano tivemos uma primavera atipica , com dois periodos demasiados quentes e proprios do verao e nao da primavera .


Referiste dois pontos que me fazem recordar também de quando eu era pequeno e em que concordo plenamente contigo.

A escola começava em Outubro e eu lembro-me que normalmente já estava frio por essa altura.

Passei muitos meses de férias em Julho ou Agosto na Póvoa de Varzim ou em Esposende e posso dizer que, num mês completo, tínhamos cerca de três semanas de nortada, ou nevoeiro ou chuva.

O que eu considero anormal são os Verões da última década, bastante mais quentes do que nos anos 70/80.
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93