Sismologia e Vulcanismo nos Açores



luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Terra tremeu nos Açores esta madrugada
25.02.2016 às 9h18

mw-860

ANTÓNIO ARAÚJO/LUSA

Um sismo de 4,1 na escala de Richter fez abalar a ilha de S. Miguel durante esta madrugada. Apesar da intensidade do sismo, não houve quaisquer vítimas ou danos

EXPRESSO



LUSA


No arquipélago dos Açores a terra tremeu. Um sismo com magnitude 4,1 na escala de Richter foi sentido esta madrugada na ilha de São Miguel. Mas para a maioria dos habitantes da região o acontecimento terá passado despercebido, sendo que não causou quaisquer vítimas ou danos na região.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que o sismo foi sentido pelas 3h21 desta quinta-feira (4h21 em Lisboa), com o epicentro a localizar-se no mar, a cerca de 30 quilómetros a oeste da freguesia de Ginetes, concelho de Ponta Delgada.

O IPMA confirma ainda que o sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na freguesia de Ginetes. Foi ainda sentido com intensidade III nas freguesias de Relva, S. Sebastião e Livramento, no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Uma réplica ocorreu no mar às seis da manhã, com uma magnitude de 2,0, valores que não afetaram a ilha. No passado mês de janeiro, foi sentido um sismo exatamente com a mesma intensidade (4,1) na mesma região.
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-02-25-Terra-tremeu-nos-Acores-esta-madrugada
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Não senti esse sismo, dormia profundamente a essa hora, mas consegui registar..
http://51.254.100.29/sac/2016_02_25.png

Infelizmente o registo ficou saturado, não consegui registar a amplitude completa de algumas ondas S. Acho que saturou electronicamente e não mecânicamente..

Engraçado foi hoje ao perguntar a um colega se tinha sentido o sismo, a resposta "epa, aquilo era um sismo às 3 da manhã?? Ainda estava a trabalhar, e pensei que tinha bebido demasiado café que até estava a tremer de um lado para o outro! Deitei-me a pensar que tinha que deixar de tomar café.." True story:D
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas..

De uma maneira ou outra está tudo relacionado a vulcanismo, mas fazendo uma pequena selecção baseado nos três sistemas vulcânicos activos:

Sete Cidades/Picos:
-Ferraria. Alguns pequenos cones vulcânicos são perfeitamente visíveis e recentes. Dar um mergulho no mar com a água quente aquecida (Pelas Sete Cidades), atenção à maré vazia, pois pode ficar demasiado quente!
-Sete Cidades, Miradouro da Vista do Rei (o mais famoso), visitar a lagoa São Tiago, Lagoa do Canário, etc.
-Lagoa das Empadadas e mesmo ao lado tens o local de uma recente erupção. A descer/subir parar no miradouro e ver as centenas de estruturas vulcânicas entre Sete Cidades e Fogo, especialmente para o alinhamento das estruturas (Sistema Fissural dos Picos).
-Mosteiros.
-Porto das Capelas, poços de São Vicente.
-Gruta do carvão em Ponta Delgada.

Fogo/Congro:
-Caldeira da Lagoa do Fogo (Miradouro)
-Zona das Caldeiras da Ribeira Grande. Algumas fumarolas, zona de desgaseificação de CO2, Fazer caminhada até à barragem ou até Central Hidroelectrica.
-Lombadas.
-Dar uma espreitadela na Central Geotérmica.
-Tomar banho na Caldeira Velha (aquecida pelo Fogo)
-Ribeira Seca (centro), pequeno poço onde consegue-se ver algumas estruturas humanas soterradas pela lava da erupção do vulcão do Fogo que atingiu a Ribeira Seca.
-Porto de Santa Iria, ver as diferentes camadas de produtos vulcânicos (depósitos piroclásticos, etc).
-Lagoa do Congro, MAAR.
-Visitar ou ver o ilhéu da Vila Franca (apenas época alta há ligações marítimas, mas podes sempre alugar um caiaque).

Furnas:
-Tomar banho na Dona Beija.
-Parque Terra Nostra, aproveitar e dar um banho.
-Ver as fumarolas ao pé da lagoa. Ver fumarolas na vila das Furnas, beber água azeda. Comer milho cozido numa fumarola. Encher os pulmões de enxofre lol
-Comer o cozido das Furnas.
-Parque Terra Nostra.
-Direção Furnas-Vila Franca, pouco depois da lagoa das Furnas, tens aí a estrutura vulcânica da última grande erupção em São Miguel, VEI5. Não é muito visível, pois está coberta de vegetação.
-Ribeira Quente (ribeira não tem água quente, mas o mar por vezes tá quente).
-Povoação, ver a cicatriz descomunal do extinto vulcão da Povoação.

A ideia é sempre apanhar bons miradouros, e procurar por domos vulcânicos, cones secundários, etc. Muita coisa deixei atrás, pois há muita coisa que se possa ver, É andar pela estrada e ir vendo, apesar das Furnas ter mais vulcanismo secundário visível, prefiro dar umas voltas pela zona do Fogo..

Tens mais algumas informações aqui:
http://www.azoresgeopark.com/geoparque_acores/geossitios.php
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
  • Gosto
Reactions: Wessel1985