Sismos Portugal - 2010

Tópico em 'Sismologia e Vulcanismo' iniciado por Teles 1 Jan 2010 às 11:03.

1. jorgepaulino

jorgepaulino
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    30 Jan 2006
    Local:
    N Arraiolos
    Olá! Vivi no Faial quando era muito novo ( 6-7-8 anos), nos anos 83-85 se não me engano.
    Apenas acho que esta crise (que já dura à muito tempo) não é muito normal.
    Espero que não aconteça nada de grave no Faial, aos Faialenses e aos Açoreanos. Abraços para todos!

2. Shimmy

Shimmy
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    27 Mai 2010
    Local:
    Lisboa
    Pelo que vejo no boneco dos epicentros, os sismos estão a ter origem na continuação de uma das várias falhas SE-NO do Grupo Central. Podem ser só movimentos tectónicos, mas mais tarde ou mais cedo vai voltar a "aparecer terra" naquele sentido, na continuidade da erupção dos Capelinhos na década de 50.

Como Açoriana digo que estamos bem habituados aos sismos. Os realmente graves como o de 80 na terceira e o de 98 no Faial e Pico é que causam estragos piores, mas essencialmente nas construções muito antigas. Depois destes últimos a reconstrução foi feita "com jeito", os edifícios são cada vez mais de construção anti-sísmica e é pouco provável haver risco para as pessoas mesmo com sismos de magnitude superior a este de ontem.

PS - já senti muitos sismos, mas o que mais me assustou foi este há uns meses aqui em Lisboa, pelo simples facto que parecia que nunca mais acabava :)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. S.Miguel-Azores

S.Miguel-Azores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Ago 2009
    Local:
    Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
    O mesmo irá acontecer num futuro próximo no Banco D. João de Castro um aparelho vulcânico submarino que emerge de 1000 metros em forma de cone e situado entre as ilhas de S. Miguel e Terceira, havendo várias fontes hidrotermais a profundidades de 300 a 600 metros.
    Cientistas da Universidade dos Açores dizem que este vulcão submarino, é neste momento um dos mais perigosos vulcões submarinos dos Açores e um dos maiores e mais activos e possivelmente quando entrar novamente em erupção como entrou num passado recente, acabará por unir definitivamente as ilhas de S.Miguel e Terceira numa só ilha.
    De notar que a maioria dos sismos da zona oeste de S.Miguel e sudeste da Terceira, tem muitas vezes origem neste vulcão.

Além deste vulcão submarino, São Miguel é a ilha que possui mais vulcões activos, possuindo cinco: Vulcão das Sete Cidades, o Sistema vulcânico fissural dos Picos e do Congro, o Vulcão Água de Pau (Fogo) e o Vulcão das Furnas, sendo que a próxima erupção vulcânica nos Açores, será muito provavelmente na ilha de S.Miguel com a erupção do Vulcão do Fogo, sendo tb considerado como um dos vulcões dos Açores potencialmente mais perigosos.

Podes ler aqui no seguinte tópico

http://www.meteopt.com/forum/sismologia-vulcanismo/sismologia-vulcanisno-nos-acores-2286.html

4. jorgepaulino

jorgepaulino
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    30 Jan 2006
    Local:
    N Arraiolos
    Ainda fez um bocadinho de barulho.

Eu ouvi e outras pessoas também. Não faço ideia se chegou a ser sentido, apesar de no site do meteo.pt não constar nenhuma informação.

2010-06-03 04:04 38,78 -7,98 14 2,2 NE Arraiolos --- ---

Edit: já tive a informação que houve quem sentisse.

5. Profetaa

Profetaa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Jan 2009
    Local:
    Febres -Cantanhede(altitude 57m)
    Mais um nos Açores...

Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores 03-06-2010 21:25
    2010-06-03 21:25:00
    O Instituto de Meteorologia informa que no dia 03-06-2010 pelas 21:25 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 3.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 30 km a Noroeste do Capelo (Faial).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nas regiões de Castelo Branco e Horta, ilha do Faial.
    Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros (www.srpcba.pt).

6. S.Miguel-Azores

S.Miguel-Azores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Ago 2009
    Local:
    Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
    O Instituto de Meteorologia informa que no dia 19-06-2010 pelas 19:17 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 4.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 30 km a Noroeste do Capelo (Faial).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região do Capelo e intensidade III na região dos Flamengos, Ilha do Faial.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros (www.srpcba.pt).

7. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Aviso de Sismo Sentido no Continente 25-06-2010 00:23

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 25-06-2010 pelas 00:23 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2,3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 10 km a Sudeste de Évora.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) na região de Évora.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Protecção Civil (www.prociv.pt).

8. Hazores

Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Out 2008
    Local:
    AGH,terceira,açores
    bom dia,

a ilha do faial foi hoje alvo de mais um sismo de grau IV (na EMM), sentido pela polpulação, isto deve-se à continuidade da crise sismíca sentida ao largo da ilha do faial. o evento ocorreu hoje ás 9:26h.

9. Elise

Elise
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    7 Jul 2010
    Local:
    Belas - Sintra
    Olá e muito bom dia a todos.

Sou estudante de Gestão da Segurança e Protecção Civil, e como tal, todos os temas abordados neste forúm são para mim de extrema importância, não fossem os riscos naturais um dos factores de maior insegurança no nosso país.

Estou a poucos passos de me lançar no último ano da licenciatura e isso leva a que pense num trabalho final de curso.

Pensei em várias hipóteses.

Resolvi desenvolver um estudo com base na amostragem com o intuito de verificar se a população está ou não devidamente sensibilizada para a questão da ocorrência de um sismo - o que é, forma de prevenir, e como actuar em caso de.

Apesar de saber perfeitamente a resposta, tenho que a justificar de forma analitica.

A ver vamos como as coisas vão correr.

Espero que daqui a um ano vos possa transmitir a que conclusões cheguei. :D

10. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Não senti nada.:unsure: Segundo o IM foi sentido em Faro.

Se o IM diz que o sismo foi de 4.0, já a informação do EMSC não foi de 4.0 mas sim 4.5.

11. mig500

mig500
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    27 Fev 2010
    Local:
    oeiras
    O Instituto de Meteorologia informa que no dia 26-07-2010 pelas 02:32 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 4.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou próximo de Bandeiras (Pico).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) na região de Madalena, intensidade IV em S.Roque do Pico, ilha do Pico; na ilha do Faial foi sentido com intensidade IV na região da Horta, intensidade II na região do Capelo e intensidade III na região das Velas, ilha de S. Jorge.

2010-07-26 02:32 38,55 -28,44 5 4,1 Ilha do Pico (N) V Madalena

12. jorgepaulino

jorgepaulino
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    30 Jan 2006
    Local:
    N Arraiolos
    Acho que ouvi um pequeno sismo agora mesmo aqui pela zona de Arraiolos ...
    Vamos esperar pelo INM.

Edit:

Confirmado:
    2010-08-01 10:33 38,80 -8,00 6 1,5 N Arraiolos --- ---

13. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    jorgepaulino não é minha intenção duvidar da tua afirmação,mas sentiste um sismo de magnitude 1.5?? :confused:. Andas com os sentidos muito apurados! :hehe:

Atenção que eu não sei a partir de que magnitude eles são mais perceptíveis, mas pela escala do IM o Grau não existe, logo deverá ser imperceptível ao ser humano. No entanto também foi a apenas 6km de profundidade, o que poderá fazer com que seja mais notório em locais bem perto do epicentro...

Seguindo os mesmos dados do IM o último sismo perceptível terá sido a 25/07/2010 na zona de Faro e como vimos pelo posts ninguém o sentiu:

Fonte: IM

14. jorgepaulino

jorgepaulino
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    30 Jan 2006
    Local:
    N Arraiolos
    Viva! Lê com muita atenção o que eu escrevi lá em cima e talvez percebas... ;)

15. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Já não é a 1ª vez, já num outro evento anterior eu inicialmente também fiquei bastante céptico :) mas largos minutos depois do post dele veio a confirmação dum sismo ouvido e reportado aqui inicialmente por ele. Por qualquer razão geológica de proximidade, ele na zona dele ouve mesmo sismos de fraca intensidade. Matéria bastante interessante ou mesmo fascinante a meu ver. Mas presumo que para ele possa não ser muito agradável ouvir estes barulhos da Terra.

Partilhar esta Página