Sismos Portugal - 2010

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
isto é os Açores, jorge. uma das zonas mais acivas sismologicamente do Atlântico.
o que se está a passar no faial é uma crise sismica, como tantas outras que acontecem por esse mundo fora. este fenómeno deve-se ao facto de na zona onde está a ocorrer estes sismos é precisamente onde se encontra a placa euro-asiática com a norte americana, existindo ali uma falha que, lá de vez enquando faz estas "brincadeiras" assustadoras.
penso que já disse mas torno a dizer, de todos os fenómenos da natureza os sismos são aqueles que mais medo tenho.

Olá! Vivi no Faial quando era muito novo ( 6-7-8 anos), nos anos 83-85 se não me engano.
Apenas acho que esta crise (que já dura à muito tempo) não é muito normal.
Espero que não aconteça nada de grave no Faial, aos Faialenses e aos Açoreanos. Abraços para todos!
 


Shimmy

Cirrus
Registo
27 Mai 2010
Mensagens
42
Local
Lisboa
Pelo que vejo no boneco dos epicentros, os sismos estão a ter origem na continuação de uma das várias falhas SE-NO do Grupo Central. Podem ser só movimentos tectónicos, mas mais tarde ou mais cedo vai voltar a "aparecer terra" naquele sentido, na continuidade da erupção dos Capelinhos na década de 50.

Como Açoriana digo que estamos bem habituados aos sismos. Os realmente graves como o de 80 na terceira e o de 98 no Faial e Pico é que causam estragos piores, mas essencialmente nas construções muito antigas. Depois destes últimos a reconstrução foi feita "com jeito", os edifícios são cada vez mais de construção anti-sísmica e é pouco provável haver risco para as pessoas mesmo com sismos de magnitude superior a este de ontem.

PS - já senti muitos sismos, mas o que mais me assustou foi este há uns meses aqui em Lisboa, pelo simples facto que parecia que nunca mais acabava :)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Pelo que vejo no boneco dos epicentros, os sismos estão a ter origem na continuação de uma das várias falhas SE-NO do Grupo Central. Podem ser só movimentos tectónicos, mas mais tarde ou mais cedo vai voltar a "aparecer terra" naquele sentido, na continuidade da erupção dos Capelinhos na década de 50.

O mesmo irá acontecer num futuro próximo no Banco D. João de Castro um aparelho vulcânico submarino que emerge de 1000 metros em forma de cone e situado entre as ilhas de S. Miguel e Terceira, havendo várias fontes hidrotermais a profundidades de 300 a 600 metros.
Cientistas da Universidade dos Açores dizem que este vulcão submarino, é neste momento um dos mais perigosos vulcões submarinos dos Açores e um dos maiores e mais activos e possivelmente quando entrar novamente em erupção como entrou num passado recente, acabará por unir definitivamente as ilhas de S.Miguel e Terceira numa só ilha.
De notar que a maioria dos sismos da zona oeste de S.Miguel e sudeste da Terceira, tem muitas vezes origem neste vulcão.

Além deste vulcão submarino, São Miguel é a ilha que possui mais vulcões activos, possuindo cinco: Vulcão das Sete Cidades, o Sistema vulcânico fissural dos Picos e do Congro, o Vulcão Água de Pau (Fogo) e o Vulcão das Furnas, sendo que a próxima erupção vulcânica nos Açores, será muito provavelmente na ilha de S.Miguel com a erupção do Vulcão do Fogo, sendo tb considerado como um dos vulcões dos Açores potencialmente mais perigosos.

Podes ler aqui no seguinte tópico

http://www.meteopt.com/forum/sismologia-vulcanismo/sismologia-vulcanisno-nos-acores-2286.html
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Ainda fez um bocadinho de barulho.

Eu ouvi e outras pessoas também. Não faço ideia se chegou a ser sentido, apesar de no site do meteo.pt não constar nenhuma informação.

2010-06-03 04:04 38,78 -7,98 14 2,2 NE Arraiolos --- ---

Edit: já tive a informação que houve quem sentisse.
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Mais um nos Açores...

Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores 03-06-2010 21:25
2010-06-03 21:25:00
O Instituto de Meteorologia informa que no dia 03-06-2010 pelas 21:25 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 3.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 30 km a Noroeste do Capelo (Faial).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nas regiões de Castelo Branco e Horta, ilha do Faial.
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros (www.srpcba.pt).

 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
O Instituto de Meteorologia informa que no dia 19-06-2010 pelas 19:17 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 4.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 30 km a Noroeste do Capelo (Faial).


Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região do Capelo e intensidade III na região dos Flamengos, Ilha do Faial.


Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.



Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros (www.srpcba.pt).
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Aviso de Sismo Sentido no Continente 25-06-2010 00:23

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 25-06-2010 pelas 00:23 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2,3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 10 km a Sudeste de Évora.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) na região de Évora.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Protecção Civil (www.prociv.pt).
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
bom dia,

a ilha do faial foi hoje alvo de mais um sismo de grau IV (na EMM), sentido pela polpulação, isto deve-se à continuidade da crise sismíca sentida ao largo da ilha do faial. o evento ocorreu hoje ás 9:26h.
 

Elise

Cirrus
Registo
7 Jul 2010
Mensagens
3
Local
Belas - Sintra
Olá e muito bom dia a todos.

Sou estudante de Gestão da Segurança e Protecção Civil, e como tal, todos os temas abordados neste forúm são para mim de extrema importância, não fossem os riscos naturais um dos factores de maior insegurança no nosso país.

Estou a poucos passos de me lançar no último ano da licenciatura e isso leva a que pense num trabalho final de curso.

Pensei em várias hipóteses.

Resolvi desenvolver um estudo com base na amostragem com o intuito de verificar se a população está ou não devidamente sensibilizada para a questão da ocorrência de um sismo - o que é, forma de prevenir, e como actuar em caso de.

Apesar de saber perfeitamente a resposta, tenho que a justificar de forma analitica.

A ver vamos como as coisas vão correr.

Espero que daqui a um ano vos possa transmitir a que conclusões cheguei. :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Sismo registado a Sul de Olhão

Um sismo de magnitude 4.0 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 90 km a Sul de Olhão foi esta noite registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, pelas 21h24.

De acordo com Instituto de Meteorologia, até ao momento não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

O mesmo organismo informa que, «se a situação o justificar, serão emitidos novos comunicados» na página sua página online, em www.meteo.pt.

Fonte: Barlavento Online

Não senti nada.:unsure: Segundo o IM foi sentido em Faro.

Se o IM diz que o sismo foi de 4.0, já a informação do EMSC não foi de 4.0 mas sim 4.5.

Magnitude ML 4.5
Region STRAIT OF GIBRALTAR
Southwest Iberia Margin
Date time 2010-07-25 20:24:42.6 UTC
Location 36.28 N ; 7.66 W
Depth 60 km
Distances 125 km SW Huelva (pop 144,174 ; local time 22:24 2010-07-25)
85 km S Olhão (pop 29,239 ; local time 21:24 2010-07-25)

Fonte: EMSC
 

mig500

Cirrus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
18
Local
oeiras
O Instituto de Meteorologia informa que no dia 26-07-2010 pelas 02:32 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 4.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou próximo de Bandeiras (Pico).


Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) na região de Madalena, intensidade IV em S.Roque do Pico, ilha do Pico; na ilha do Faial foi sentido com intensidade IV na região da Horta, intensidade II na região do Capelo e intensidade III na região das Velas, ilha de S. Jorge.


Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.


2010-07-26 02:32 38,55 -28,44 5 4,1 Ilha do Pico (N) V Madalena
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Acho que ouvi um pequeno sismo agora mesmo aqui pela zona de Arraiolos ...
Vamos esperar pelo INM.

Edit:

Confirmado:
2010-08-01 10:33 38,80 -8,00 6 1,5 N Arraiolos --- ---
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Acho que ouvi um pequeno sismo agora mesmo aqui pela zona de Arraiolos ...
Vamos esperar pelo INM.

Edit:

Confirmado:
2010-08-01 10:33 38,80 -8,00 6 1,5 N Arraiolos --- ---

jorgepaulino não é minha intenção duvidar da tua afirmação,mas sentiste um sismo de magnitude 1.5?? :confused:. Andas com os sentidos muito apurados! :hehe:

Atenção que eu não sei a partir de que magnitude eles são mais perceptíveis, mas pela escala do IM o Grau não existe, logo deverá ser imperceptível ao ser humano. No entanto também foi a apenas 6km de profundidade, o que poderá fazer com que seja mais notório em locais bem perto do epicentro...

Seguindo os mesmos dados do IM o último sismo perceptível terá sido a 25/07/2010 na zona de Faro e como vimos pelo posts ninguém o sentiu:

Data(TU) Lat. Lon. Prof. Mag. Ref. Grau Local
2010-07-25 20:24 36,24 -7,75 11 3,9 Golfo de Cádiz II/III Faro
Fonte: IM
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
jorgepaulino não é minha intenção duvidar da tua afirmação,mas sentiste um sismo de magnitude 1.5?? :confused:. Andas com os sentidos muito apurados! :hehe:

Já não é a 1ª vez, já num outro evento anterior eu inicialmente também fiquei bastante céptico :) mas largos minutos depois do post dele veio a confirmação dum sismo ouvido e reportado aqui inicialmente por ele. Por qualquer razão geológica de proximidade, ele na zona dele ouve mesmo sismos de fraca intensidade. Matéria bastante interessante ou mesmo fascinante a meu ver. Mas presumo que para ele possa não ser muito agradável ouvir estes barulhos da Terra.