Sismos Portugal 2018



Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
alguma outra coisa qualquer, mas é uma sensação estranha

Pode ter afectado um pouco o ouvido interno, o que origina a sensação de desorientação. Tenho a mesma sensação que, quando andei de avião, tive na descida graças à pressão atmosférica... Nada que uma noite bem dormida não resolva ;)
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Já me apercebi de sismos com menor magnitude. Deste, apenas apercebi-me pela sensação de tontura…

Quanto mais alto o piso, mais se sente o sismo porque andares mais altos são mais sensíveis a vibrações e variações.

É como o cimo de um mastro de um barco… Afinal, também são ondas que atravessam por debaixo.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
A sério? Não senti nadinha e estava em casa. Quarto andar, também.
Sim. Em primeiro ainda pensei que pudesse ser um rebentamento na pedreira de Barbeita ( moro relativamente próximo) mas o tremor foi mais prolongado e mais forte que o habitual. Além disso quando é um rebentamento em primeiro sente-se a vibração e depois é que se ouve o estrondo da explosão. Neste caso não se ouviu nada a seguir. Ainda fui à janela ver se tinha passado algum camião mas nem sinal. Foi aí que percebi que poderia ter sido um sismo. E assim que vim ao fórum confirmou-se.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boa tarde. Aqui por Cabanas, como estou a morar numa moradia só de rés-do-chão não senti nada, nadinha.

Só por curiosidade, o sismo que eu senti com maior intensidade foi em Tomar no final dos anos 90 (não me lembro que ano) em que morava num segundo andar e sentiu-se e bem com as janelas, portas, computador tudo abanou, ainda me lembro perfeitamente do abanar da porta do quarto que parecia que alguém estava a bater/forçar a entrada no quarto.
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Ou um copinho de medronho...:lol:

Off-Topic: Não me dês ideias :D

Estou ligeiramente melhor, mas já falei com o pessoal do meu serviço e algumas pessoas tiveram reacções semelhantes.

Quanto ao sismo de hoje, o IPMA menciona mais 6 réplicas acima de 1,0 de magnitude. Curioso o facto de que, no dia 29-12-2017, ter ocorrido um sismo de 0,8 de magnitude praticamente nas mesmas coordenadas do epicentro de hoje. :intrigante:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Quanto ao sismo de hoje, o IPMA menciona mais 6 réplicas acima de 1,0 de magnitude. Curioso o facto de que, no dia 29-12-2017, ter ocorrido um sismo de 0,8 de magnitude praticamente nas mesmas coordenadas do epicentro de hoje.
Também houve um sismo há cerca de 2 meses exatamente no mesmo local, sempre a NE de Arraiolos. Ocorreu de madrugada, até estava na sala e ouvi um enorme estrondo na rua, para quem vive num local extremamente sossegado foi um bom susto, pensei que tivesse havido alguma coisa na rua mas não era nada. Entretanto, vim ao fórum e havia reportes de um sismo a NE de Arraiolos, e pronto, cheguei à conclusão que era isso. Aquela zona é realmente muito ativa.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Também houve um sismo há cerca de 2 meses exatamente no mesmo local, sempre a NE de Arraiolos. Ocorreu de madrugada, até estava na sala e ouvi um enorme estrondo na rua, para quem vive num local extremamente sossegado foi um bom susto, pensei que tivesse havido alguma coisa na rua mas não era nada. Entretanto, vim ao fórum e havia reportes de um sismo a NE de Arraiolos, e pronto, cheguei à conclusão que era isso. Aquela zona é realmente muito ativa.
Não dei nada por esse...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Não dei nada por esse...
Era de madrugada, foi menor e eu pelo menos não o senti, apenas ouvi o estrondo e depois entretanto só cheguei à conclusão de que era um sismo graças aos reportes no fórum logo assim que aconteceu senão nem me passava pela cabeça que poderia ser um sismo. :p