Boa tarde. Aqui vou deixar o meu testemunho, este sismo não o senti por várias razões.
Em primeiro lugar foi um sismo de intensidade moderada que eu e a minha mulher nem demos por ele.
Eu moro num r/c, também ajuda, apesar de estar num terreno arenoso, nada abanou, não nos acordou e apesar de eu ter vários objectos em posição periclitante, nada mudou, tudo na mesma posição. Em relação aos animais domésticos, no meu caso as minhas gatas não se queixaram.
Isto depende muito da falha/placa que nos afecta no local de residência.
Por exemplo, em Azeitão e aqui perto Quinta do Anjo, foi sentido.
Aqui eu não senti nada.
Outro exemplo, eu ao longo da minha vida, senti 2 sismos confirmados um no início dos anos 80 e outro nos finais dos anos 90. O dos anos 80 acordei com o tremor da cama, e nos anos 90 tudo tremeu, portasl, janelas, candeeiros, computador, etc... estes eventos senti-os em Tomar, muito afectados pelas falhas sísmicas da Nazaré.
Voltando a este evento, os meus pais em Tomar, nada sentiram.
Já os meus sogros em Ponte de Sôr deram bem por ele.
Quanto à comunicação social, sabemos bem o que a casa gasta...
Políticos idem "".
Entidades oficiais, palhaçada do costume, não estão preparadas para nenhum evento com potencial catastrófico, é só "tachos"e "carolice", porquê?, basta ver, 3 horas após ocorrer um sismo de intensidade moderada é que fazem uma conferência de imprensa?
Sistemas de emergência em Portugal que funcionem efectivamente, é para esquecer... basta ver infelizmente o caso do incêndio na Madeira, ou as falhas constantes do Siresp em Portugal continental. Enfim...
Mais poderia dizer, mas não quero ofender susceptibilidades...