Sismos Portugal 2024

Estava a dormir profundamente e nem dei por nada. A Comunicação Social deve ter memória curta, deve se te ter esquecido do sismo de Dezembro de 2009 (esse sim, foi um belo cagaço) que foi mais intenso que este e dizem que o de hoje foi o maior sismo desde 1969 :lol:

Boa tarde. Aqui vou deixar o meu testemunho, este sismo não o senti por várias razões.
Em primeiro lugar foi um sismo de intensidade moderada que eu e a minha mulher nem demos por ele.
Eu moro num r/c, também ajuda, apesar de estar num terreno arenoso, nada abanou, não nos acordou e apesar de eu ter vários objectos em posição periclitante, nada mudou, tudo na mesma posição. Em relação aos animais domésticos, no meu caso as minhas gatas não se queixaram.
Isto depende muito da falha/placa que nos afecta no local de residência.
Por exemplo, em Azeitão e aqui perto Quinta do Anjo, foi sentido.
Aqui eu não senti nada.
Outro exemplo, eu ao longo da minha vida, senti 2 sismos confirmados um no início dos anos 80 e outro nos finais dos anos 90. O dos anos 80 acordei com o tremor da cama, e nos anos 90 tudo tremeu, portasl, janelas, candeeiros, computador, etc... estes eventos senti-os em Tomar, muito afectados pelas falhas sísmicas da Nazaré.
Voltando a este evento, os meus pais em Tomar, nada sentiram.
Já os meus sogros em Ponte de Sôr deram bem por ele.
Quanto à comunicação social, sabemos bem o que a casa gasta...
Políticos idem "".
Entidades oficiais, palhaçada do costume, não estão preparadas para nenhum evento com potencial catastrófico, é só "tachos"e "carolice", porquê?, basta ver, 3 horas após ocorrer um sismo de intensidade moderada é que fazem uma conferência de imprensa?
Sistemas de emergência em Portugal que funcionem efectivamente, é para esquecer... basta ver infelizmente o caso do incêndio na Madeira, ou as falhas constantes do Siresp em Portugal continental. Enfim...
Mais poderia dizer, mas não quero ofender susceptibilidades...

Não me lembro de ter sentido por aqui, no entanto lembro-me de acordar por volta dessa hora por "qualquer razão" (provavelmente o sismo, mas não me apercebi) e deixei-me logo dormir de novo. Um ou dois quadros menos bem presos estavam tortos.

Por aqui, e no interior em geral, o sismo de 4.9 em Arraiolos (2018) foi obviamente muito mais intenso devido à distância.

Viram a entrevista ao antigo presidente do IPMA na SIC?

Ele desmistificou o facto de ser bom haver pequenos abalos p libertar energia, ou seja, não tem nada de verdadeiro nisso.
Não, não vi, a que horas foi isso?
Acho estranho essas declarações, ora de uma forma muito simplista e redutora, se tivermos uma panela ao lume e se pusermos a tampa com uma fresta é diferente de termos uma panela totalmente tapada, isso é válido para actividade vulcânica, provavelmente para actividade sísmica, e outros.
Ainda não vi a entrevista, quem puder, que indique a hora e veremos se eu não estou a ser ridículo...
Se for o caso eu dou a mão à palmatória.
Mas acho estranho essas declarações.

Aqui ao minuto 1:23

Última edição:
Isso não me parecem réplicas mas outros sismos...
O IPMA já tinha confirmado de manhã 4... Encontrei mais uma próxima do sismo inicial...
9cf92cb1c923bd77d26bcaec7c1f8589.jpg

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

Boas tardes,

Sismo muito bem sentido aqui em Samora. Acordei com a cama a abanar e os móveis do quarto a ranger. Estremunhado, nem estava a perceber o que se estava a passar. Só depois de acender a luz e ver o candeeiro a abanar é que comecei a interiorizar o que tinha acontecido.

Levantei-me para ir à casa de banho e só quando vi o candeeiro do hall também a balouçar é que fiquei convencido de que tinha sido mesmo um sismo. Já há muito tempo que não sentia um. Tenho ideia de ter ouvido também algum ruído, mas pode já ser a minha mente a pregar-me partidas.

5 réplicas!

Um novo sismo a norte de Ferreira do Alentejo e um outro em Córdoba está agitado...

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

Temos até ao momento 6 réplicas, todas com magnitude inferior a 2 Richter e todas a E do sismo principal, o que me leva a pensar que a energia acumulada transitou para mais perto do continente.

Aqui ao minuto 1:23

Obrigado pela partilha!
Mas afinal, pelo que eu vi/ouvi é que actualmente não se consegue estabelecer uma relação entre frequência /intensidade dos sismos (embora registos históricos, ajudem) sejam eles de origem vulcânica ou tectónica, isto porque ainda não estudámos a crosta terrestre o suficiente. A ocorrência de pequenos sismos (pode libertar alguma pressão) mas não invalidada a ocorrência de um sismo catastrófico. A ciência precisa de mais apoios.

O comandante nacional de emergência e proteção civil André Fernandes disse que publicaram o alerta do sismo no Facebook e não o enviaram por mensagem porque chega a mais gente. Portanto, a minha avó tem telemóvel e tem que ter conta no Facebook e um telemóvel que dê para entrar no Facebook. Para além disso, só enviam notificação quando o sismo é superior a 6.1. Portanto, um sismo de 6.1 a 600km de profundidade (hipérbole), toca a mandar mensagem, um sismo de 5.3, colado ao continente a 2km de profundidade, não vamor alertar ninguém...

Não sei se rie se chore.

O comandante nacional de emergência e proteção civil André Fernandes disse que publicaram o alerta do sismo no Facebook e não o enviaram por mensagem porque chega a mais gente. Portanto, a minha avó tem telemóvel e tem que ter conta no Facebook e um telemóvel que dê para entrar no Facebook. Para além disso, só enviam notificação quando o sismo é superior a 6.1. Portanto, um sismo de 6.1 a 600km de profundidade (hipérbole), toca a mandar mensagem, um sismo de 5.3, colado ao continente a 2km de profundidade, não vamor alertar ninguém...

Não sei se rie se chore.
Eu deixei de utilizar o facebook há uns 7 anos, não tenho conta de instragram nem twitter ou outras porcarias,...
Mas agora tenho de ter um conta numa plataforma de " de estupidez social" para perceber que a minha vida e dos outros pode estar em risco?
É mesmo de perguntar, mega terremoto, mega tsunami, mega tempestade solar, vais morrer, já viste nas redes sociais?
Ups, não... tarde demais já foste....
É assim a protecção civil de Portugal, só pura incompetência!
Volto a dizer, 3 horas para fazer uma conferência de imprensa para um sismo de intensidade moderada, nem quero imaginar se fosse pior...