Sismos Portugal 2024

Eu deixei de utilizar o facebook há uns 7 anos, não tenho conta de instragram nem twitter ou outras porcarias,...
Mas agora tenho de ter um conta numa plataforma de " de estupidez social" para perceber que a minha vida e dos outros pode estar em risco?
É mesmo de perguntar, mega terremoto, mega tsunami, mega tempestade solar, vais morrer, já viste nas redes sociais?
Ups, não... tarde demais já foste....
É assim a protecção civil de Portugal, só pura incompetência!
Volto a dizer, 3 horas para fazer uma conferência de imprensa para um sismo de intensidade moderada, nem quero imaginar se fosse pior...
O site do IPMA estar em baixo na altura também foi bom... tive de ir confirmar a ocorrência a um site espanhol :facepalm:

Mas não é de admirar que haja falta de competência humana ou material, quantos exemplos maus tivemos só nas 2 últimas décadas, se neste país só se fomenta o compradio, o gasto/roubo do dinheiro dos contribuintes para fazer vivendas com piscina está tudo dito...

Curioso, como um sismo mais perto de Lisboa, aparece logo o Marcelo a dar uns bitaites e causa tanto alarido. Neste país a preocupação só aparece depois de ocorrer os sismos, mas não vejo essa preocupação na fiscalização da construção civil na construção de prédios e moradias e na preparação para um sismo violento e muito menos com um tsunami a ocorrer em pleno Agosto seria o caos e cada um por si e tivemos já as situações dos incêndios em 2017 aonde morreram pessoas porque o sistema falhou, quanto mais num sismo violento com tsunami em que os hospitais colapsam. Espero bem, nunca assistir a isso, mas sei que a região aonde moro temos uma bomba relógio por baixo dos pés só não sabemos quando ela explode.
Se ocorrer um sismo a sério, daqueles que só acontecem de 300 em 300 anos (tipo 1755), sobretudo em agosto, não tenham absolutamente dúvida nenhuma que Portugal como conhecemos colapsa - a nível económico e político. É bastante provável que o país ou entraria sob ocupação estrangeira ou tornar-se-ia uma ditadura durante um curto período de tempo. :hmm:

Uma coisa é certa - seria muito pior que em 1755, por três razões:
-> nessa altura havia as colónias e o ouro do Brasil para pagar os estragos. Hoje em dia não;
-> Portugal no século XVIII tinha um regime absolutista, em que qualquer crítica ao regime era abafada rapidamente e de uma forma muitas vezes brutal. Marquês de Pombal era um déspota, e não era nada fraquinho. A falta de liberdade e o facto de, na altura, as pessoas associarem os desastres naturais a iras de Deus, possibilitou ao regime recuperar a cidade de uma forma relativamente ágil, rápida e sem trocas de responsabilidades. Hoje em dia isso certamente não seria assim;
-> naquela altura toda a Península de Setúbal tinha poucos habitantes e não havia propriamente turismo balnear (isso só surgiu um século mais tarde). Ou seja, a catástrofe hoje tem tudo para ser muito pior.
:scared:

Ainda posso acrenscentar mais críticas, mas se calhar é melhor, deixar isso para outros tópicos, críticas à Apa ou ao Icnf, etc...

Sim e volltando ás redes sociais, mas por acaso, uma das obrigações como cidadão português é estar registado numa rede social estrangeira? Isso também está no cartão no cidadão? Eu não vejo lá nada disso....

Eu deixei de utilizar o facebook há uns 7 anos, não tenho conta de instragram nem twitter ou outras porcarias,...
Mas agora tenho de ter um conta numa plataforma de " de estupidez social" para perceber que a minha vida e dos outros pode estar em risco?
É mesmo de perguntar, mega terremoto, mega tsunami, mega tempestade solar, vais morrer, já viste nas redes sociais?
Ups, não... tarde demais já foste....
É assim a protecção civil de Portugal, só pura incompetência!
Volto a dizer, 3 horas para fazer uma conferência de imprensa para um sismo de intensidade moderada, nem quero imaginar se fosse pior...
Sim e volltando ás redes sociais, mas por acaso, uma das obrigações como cidadão português é estar registado numa rede social estrangeira? Isso também está no cartão no cidadão? Eu não vejo lá nada disso....
Não precisas de ir tão longe. Todos os números de telemóvel criados têm que estar registados em algum lado. Qual é a dificuldade em enviar um alerta como se fosse para uma lista de distribuição que chegue a todos os números? É assim tão difícil?

Para além disso, eu durmo de telemóvel com Wi-Fi desligado tanto que nem recebi o alerta do Google play sobre o terramoto portanto qualquer coisa que se ligue a Internet é useless.

Já para nem falar que em caso de catástrofe á séria, o wifi de minha casa vai abaixo de certeza.

Sim, tens toda a razão, eu tenho android e não recebi nenhum alerta da google, nem da operadora, nem do ipma, nem da protecção civil, nem do marcelo... :o
Nada, eu até nem dei pelo sismo :facepalm:

Mesmo assim, esses foram sismos sentidos com intensidade em todo o país, não deveriam entrar na lista? Ou apenas aqueles que foram em terra é que contam?
A lista está incompleta e devia primeiro especificar o critério de inclusão de um sismo nela.

Vamos lá ver se não mexeu com Gorringe, essa não mexe desde 2009
A zona foi distinta de Gorringe. Nem sequer foi numa zona característica.

É a Wikipedia, vale o que vale. A regra é a que o editor do artigo definir.
E essa regra está em falta neste caso. Mas todos podemos complementar o artigo.

A comunicação social até diz que foi o sismo mais forte desde 1969, mentira em termos de magnitude este foi o 3° mais forte a seguir a Dezembro de 2009 e Fevereiro de 2007.
Depende muito da distância a que o epicentro se situa das costas continentais. Este foi a cerca de 60 Km a Oeste de Sines, 84 Km a Sudoeste de Lisboa; o de 2009 a 264 Km a Sudoeste de Lisboa (185 Km a Oeste de Faro); 2007 a 160 Km a Sudoeste do Cabo de S.Vicente.

Curiosidade, por que é que na zona de Coimbra/Aveiro, a intensidade é maior do que nas zonas à volta? Apenas porque vive mais gente e há mais relatos, daí a intensidade?
Provavelmente pelo tipo de solo/subsolo, os terrenos sedimentares, de aluvião ou arenosos são mais vulneráveis.

5 réplicas!

Um novo sismo a norte de Ferreira do Alentejo e um outro em Córdoba
Só deviam considerar-se réplicas se os epicentros ocorressem na mesma zona do sismo primário.

Isso não me parecem réplicas mas outros sismos...
Sim, outras zonas sísmicas envolvidas.

se tivermos uma panela ao lume e se pusermos a tampa com uma fresta é diferente de termos uma panela totalmente tapada

O problema aqui para o continente é que temos várias "panelas" na zona do fundo oceânico adjacente a sudoeste, e mais algumas mesmo debaixo dos nossos pés... Se uma libertar energia até pode acordar outra pela sacudidela.

Seis réplicas relacionadas com a zona em causa, todas a profundidade semelhante à do sismo primário (25Km): entre 17 e 25 Km.
A primeira ocorreu 37 minutos depois (1.2 20Km); as duas últimas e mais fortes cerca 6 horas e meia depois (1.6 e 1.5 , 23 e 19Km), estas fazendo parte do grupo de 4 mais próximas.

Réplicas sismo 20240826.png

Sismogenia continente.png

Este sismo (e réplicas) não está perfeitamente identificado com a zona do canhão de Setúbal.

Última edição:
Reforço a ideia de que o sismo e réplicas não ocorreram numa região muito característica:

Últimos 30 dias excepto hoje:

Isso significa que há ali uma falha sísmica nunca identificada ? e que agora despertou?

Em Arruda dos Vinhos o sismo sentiu-se bem,
Mas o pior que senti foi mais o sismo de Sobral de Monte Agraço , 4.3 na escala de richter em 17/08/2017

O país faz simulacros em escolas e noutros espaços públicos ao longo dos anos.

Mas, eu garanto se um sismo ocorrer durante um exame ( já aconteceu estar na universidade a fazer um exame no sismo de Fevereiro de 2007) ninguém vai sair do lugar e ninguém vai para o exterior, tanto que nesse dia ninguém saiu da sala e nem os professores permitiriam isso. :rolleyes: