Sismos Portugal 2024

Mais um sismo sentido na Terceira
Caldeira Guilherme Moniz (centro da ilha Terceira) Mag 3.6. Sentido praticamente em toda a ilha Terceira.
1713140665944.webp

Mais um sismo sentido na Terceira
Caldeira Guilherme Moniz (centro da ilha Terceira) Mag 3.6. Sentido praticamente em toda a ilha Terceira.
Ver anexo 11365
Foi bem sentido aqui na cidade de Angra ...

Estava sentado no quarto e tremeu bem ...

Parecia uma força que vinha de baixo ...

Muito mais intenso que o das 13 ...

Foi bem sentido aqui na cidade de Angra ...

Estava sentado no quarto e tremeu bem ...

Parecia uma força que vinha de baixo ...

Muito mais intenso que o das 13 ...

Este foi muito mais central... Apesar da magnitude ser ligeiramente mais baixa... E existem outros fatores que determinam a sensação do sismo...

Entretanto temos aqui o comunicado preliminar do CIVISA em relação ao evento ...

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 23:56 (hora local = hora UTC), do dia 14 de abril

foi registado um evento com magnitude 3,4 (Richter) e epicentro a cerca de 5 km a S de Agualva, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) na

ilha Terceira.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

Fontes

CIVISA/IVAR

Fica aqui o comunicado final.

Sismo sentido na ilha Terceira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 23:56 (hora local = hora UTC), do dia 14 de abril foi registado um evento com magnitude 3,7 (Richter) e epicentro a cerca de 4 km a SW de Agualva, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias localizadas na parte oriental da ilha Terceira. O evento foi ainda sentido com intensidade IV nas freguesias da parte ocidental da ilha.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

IVAR/CIVISA

Fica aqui o comunicado do menino.

Sismo sentido nas ilhas do Pico e do Faial

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 09:49 (hora local = hora UTC), do dia 21 de abril foi registado um evento com magnitude 2,8 (Richter) e epicentro a cerca de 9 km a WSW de Candelária, ilha do Pico.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Candelária, Criação Velha e Madalena (concelho de Madalena, ilha do Pico), na cidade da Horta e em Praia do Almoxarife (ilha do Faial). O evento foi ainda sentido com intensidade III/IV em Ribeirinha (ilha do Faial), e intensidade III em S. Mateus (concelho de Madelena, ilha do Pico) e Feteira (concelho de Horta, ilha do Faial).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

IVAR/CIVISA

Pequeno sismo sentido agora na Horta. Estação raspberryshake dos Cedros registou um leve abado.
Ainda desconheço o Epicentro
Ver anexo 11650
Estou nesse site mas nao consigo saber q settings tenho q usar p aparecer um grafico tipo esta imagem. No meu caso parece q está sempre a haver sismos.

Estou nesse site mas nao consigo saber q settings tenho q usar p aparecer um grafico tipo esta imagem. No meu caso parece q está sempre a haver sismos.

Se for a estação que usei, ela tem alguma sujidade humana.
Conseguimos perceber pela morfologia da linha. Ou seja, há uma libertação repentina de energia e depois uma dissipação.
Há uma regra na leitura de um evento, cada onda, gera uma onda, até não haver mais energia para gerar mais ondas.

Um evento “sujidade” não tem este padrão.
Por exemplo, se for um carro a passar, essas ondas começam devagar e depois aumentam a amplitude, diminuindo logo de seguida.

Este é um exemplo apenas, mas, existe um monto de assinaturas diferentes, como por exemplo os passos.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Sim mas q settings no site usas p ter essa morfologia?

Ok, primeiro escolha a estação sísmica pretendida, depois, irá aparecer uma coluna no lado direito. Nessa coluna clique no primeiro quadro. Como na imagem.
a0a7d531cb2dbc0400ed36378ba7d3cd.jpg

Depois irá aparecer um plot de 24h.

f5e1bd8d92cedeab7baa0c8971059be1.jpg

Após isso, terá que selecionar o evento(perturbação na linha) clicando-lhe em cima.
e80621b7beca108f662d57604c68307f.jpg

Espero ter ajudado

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Obrigado desde já pela ajuda, mas diga-me uma coisa: nesta imagem tudo o q se vê a azul carregado são sismos? Se não são então como sabemos o q é sismo e o q não é?

Não, a esmagadora maioria são vibrações provocadas por factores humanos.

Temos que analisar o padrão, se se repete ao longo dos dias, se as noites são calmas, o tipo de assinatura, amplitude, frequência diária, frequência em Hertz e por aí fora.

Com a prática chegamos lá.

Um sismo tectonico, por norma tem sempre este padrão:
0a78be212b482cc88d6f0cf2cf2af952.jpg

Ou seja, a forma da onda surge subitamente.
Ao analisar a frequência, podemos observar e comprovar a súbita libertação de energia,(amarelo quadro de baixo). Este evento compreende-se entre os 1Hz e os 20Hz.

Num evento provocado por humanos ou outros ambientais, a frequência em Hz e a forma da onda tem outra assinatura.
d82af1197483911927b04c379fe8fd0d.jpg

Podemos verificar que é um padrão diferente, não segue a regra de um sismo tectonico. Ou seja, não surge subitamente, repete-se no tempo, ocorre várias vezes ao dia, normalmente nas alturas de maior atividade humana, entre outras.
No que concerne à frequência, neste caso, podemos verificar que, esta compreende-se entre os 10 e os 20Hz. Portanto, num espectro de maior frequência hertziana. (Para este caso).

As sujidades podem ocorrer com várias frequências hertzianas, desde baixas, médias e altas, daí a importância de fazer uma análise redundante e consultar outras estações vizinhas para certificar que ocorreu um evento sísmico.

No sismo que publiquei anteriormente, não fiz essa redundância, pois, eu senti-o e tinha 100% a certeza da sua natureza. :)

Identificar sismos num espectro com sujidade requer algum cuidado. Por vezes, eventos sísmicos de menor magnitude podem ficar ocultos por essa sujidade.

Requer prática e traquejo.
Eu considero que não tenho esses requisitos, ainda. Há eventos que me deixam dúvidas.

Última edição: