Obrigado desde já pela ajuda, mas diga-me uma coisa: nesta imagem tudo o q se vê a azul carregado são sismos? Se não são então como sabemos o q é sismo e o q não é?
Não, a esmagadora maioria são vibrações provocadas por factores humanos.
Temos que analisar o padrão, se se repete ao longo dos dias, se as noites são calmas, o tipo de assinatura, amplitude, frequência diária, frequência em Hertz e por aí fora.
Com a prática chegamos lá.
Um sismo tectonico, por norma tem sempre este padrão:
Ou seja, a forma da onda surge subitamente.
Ao analisar a frequência, podemos observar e comprovar a súbita libertação de energia,(amarelo quadro de baixo). Este evento compreende-se entre os 1Hz e os 20Hz.
Num evento provocado por humanos ou outros ambientais, a frequência em Hz e a forma da onda tem outra assinatura.
Podemos verificar que é um padrão diferente, não segue a regra de um sismo tectonico. Ou seja, não surge subitamente, repete-se no tempo, ocorre várias vezes ao dia, normalmente nas alturas de maior atividade humana, entre outras.
No que concerne à frequência, neste caso, podemos verificar que, esta compreende-se entre os 10 e os 20Hz. Portanto, num espectro de maior frequência hertziana. (Para este caso).
As sujidades podem ocorrer com várias frequências hertzianas, desde baixas, médias e altas, daí a importância de fazer uma análise redundante e consultar outras estações vizinhas para certificar que ocorreu um evento sísmico.
No sismo que publiquei anteriormente, não fiz essa redundância, pois, eu senti-o e tinha 100% a certeza da sua natureza.
Identificar sismos num espectro com sujidade requer algum cuidado. Por vezes, eventos sísmicos de menor magnitude podem ficar ocultos por essa sujidade.
Requer prática e traquejo.
Eu considero que não tenho esses requisitos, ainda. Há eventos que me deixam dúvidas.