Sismos Portugal 2024


Depois do mediatismo da passada semana, resolvi experimentar esta aplicação no fds e é mesmo excelente...pena a rede Nacional não estar integrada. Parece que o autor (e bem) apenas recebe feeds de redes abertas.

Para quem gosta de programar, contribuam!

Link para live feed

 

Prever sismos meses antes? Estudo diz que sim, especialistas torcem nariz: "Podemos saber que vai acontecer. O quando é mais complicado"​



Mesmo que se saiba, não vão evacuar Lisboa ou o Algarve meses antes à espera dum sismo. :rolleyes: Para mais, num país aonde com aviso vermelho já se realizaram jogos de futebol.
 
Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi esta quinta-feira registado em Portugal, com epicentro a cerca de 30 quilómetros a sul de Sesimbra, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Parece-me que este sismo pode ter sido uma réplica do sismo do passado dia 26 de Agosto, caso tenha sido, é de longe a réplica mais forte.
 
Última edição:
Informação no site do IPMA.

2024-09-05 (IPMA)



No dia 05 de setembro de 2024, pelas 02h26m (UTC), ocorreu um sismo de magnitude local M3.0 (escala de Richter), com epicentro a cerca de 30 Km a Sul de Sesimbra, em zona submersa.

Este sismo, que não causou danos, deverá ter sido sentido com fraca intensidade, possivelmente com grau máximo III (MM56) nos concelhos de Setúbal, Sines e Sesimbra e eventualmente nalguns outros locais do distrito de Lisboa.

Este evento insere-se na atividade normal do território, não sendo indicativo de um aumento da sismicidade em Portugal.

De referir que não é possível estabelecer relação entre este sismo e o que ocorreu no passado dia 26 de agosto.
 
Nunca entendi a razão de chamarem réplicas a sismos ocorridos depois dum grande numa determinada zona. É como cair um diluvio e depois a seguir chover moderado e também dizerem q é replica do primeiro.
:facepalm:

Dois minutos de pesquisa e ficarias esclarecido...

Em sismologia uma réplica refere-se a tremores secundários que se seguem após o sismo principal[1] estes tremores são uma consequência do reajuste da crosta da Terra em torno da falha que originou o principal sentido uma ou mais vezes após o sismo.
 
Última edição:
Nunca entendi a razão de chamarem réplicas a sismos ocorridos depois dum grande numa determinada zona. É como cair um diluvio e depois a seguir chover moderado e também dizerem q é replica do primeiro.

No google e wikipedia está bem explicado:

Em sismologia uma réplica refere-se a tremores secundários que se seguem após o sismo principal estes tremores são uma consequência do reajuste da crosta da Terra em torno da falha que originou o principal sentido uma ou mais vezes após o sismo.



Se chover forte e a seguir mais moderado não tem nada a ver, o chover moderado não é consequência do ter chovido forte e vice-versa, já no sismo a réplica é consequência do abalo original, não há réplicas se não ocorrerem sismos.
 
Última edição:
Ok certo mas porquê reajuste e não a continuação do movimento q originou o 1º?
Experimenta observar a derrocada de um prédio. Depois da queda maior, vão continuar a haver ajustes de equilíbrio gravítico de partes que sobraram ou já no solo, com quedas menores.
Os ajustes numa falha ocorrem para dissipar a restante tensão. Estes ajustes no mesmo local ou na área circundante depois do movimento maior inicial já têm condições de acontecer.
O movimento geral que produz o acumular de tensões é muito lento, e só durante os sismos é repentino.
 
Última edição: