Sistema Sintra-Montejunto -Estrela

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Nós vemos aquilo que queremos e aquilo que desejamos ver é uma carateristica inacta do ser humano.
E devido ao seu processo de socialização que o Belem e todos nós como portugueses tivemos fomos habituados anos e anos e anos a construir um esteriotipo mental do fenotipo do Homem português...
Possivelmente o Belem vê imensa gente de olhos claros pele mais branca ou cabelo mais Louro em Portugal mas o Belem nem sequer presta bem atenção as suas caracteristicas ignorando-as mentalmente e sem dar conta enquanto que o Belem quando vai a França ou ao Pais Basco já vai a procura de encontrar pessoas diferentes logo vai fazer essa construção mental.
Eu fico impressionado com o nº de pessoas Louras ou de Olhos claros em Portugal e ultimamente devido a esta discussão saudavel tenho andado mais atento a estas coisas e chego mesmo a conclusão que em Portugal nos não damos bem conta daquilo que somos ou como somos...
eu resido na Margem Sul do Tejo numa região que devido as grandes fabricas(Lisnave,CUFE,Sidrugia,etc) recebeu imensa gente com o Exodo Rural aumentado entre as decadas de 30-70 4,5 vezes a população de origem, vieram para aqui imensas pessoas de todo o pais das Beiras,Ribatejo,Algarve ate imagine-se Asturianos(sim que as asturias foi uma região muito pobre e muito isolada) e Galegos mas sobertudo a maioria das pessoas que vieram para esta região foram Alentejanos e Minhotos penso que em nenhuma outra região em Portugal pode-se encontrar tão grande Mescula de pessoas vindas do pais mesmo na Margem Norte esta região torna-se o melhor objecto de estudo para estas questões demograficas...e vou-he dizer Belem eu agora que estou atento a estas questões deparo-me a olhar observar e contablizar até LOL o nº de pessoas louras ou de olhos claros e sou-lhe sincero são muitas mais que eu sequer imaginava... em 10 4,5 ou são louras ou tem olhos claros... nas minhas turmas de escola o mesmo se passa aumentando a media em muitos casos... isto vale o que vale mas digo-he que estou a ser o mais objectivo possivel e desafio ao Belem a abrir um pouco a cabeça e começar a por-se a prova a esse nivel vai ver que vai ter imensas supresas...

Penso da mesma forma.

Aliás, da minha freguesia, foram várias as famílias que partiram para trabalhar nesta zona, incluído na ciderurgia nacional e CUFE. Estão hoje todos alojados na zona de Alhos Vedros - Baixa da Banheria.

Uma delas foram os meus avós paternos. Ele de olhos azuis profundos e minha avó verdes. Eu não herdei nenhuma dessas cores mas dos 5 filhos que tiveram, 4 tiveram olhos azuis e a minha mãe verdes. A maior parte dos meus primos que lá vivem tem olhos azuis.

Isso é um exemplo entre milhares.

Com atenção, verão que a percentagem de olhos claros é maior do que o que se pensa.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Nós vemos aquilo que queremos e aquilo que desejamos ver é uma carateristica inacta do ser humano.
E devido ao seu processo de socialização que o Belem e todos nós como portugueses tivemos fomos habituados anos e anos e anos a construir um esteriotipo mental do fenotipo do Homem português...
Possivelmente o Belem vê imensa gente de olhos claros pele mais branca ou cabelo mais Louro em Portugal mas o Belem nem sequer presta bem atenção as suas caracteristicas ignorando-as mentalmente e sem dar conta enquanto que o Belem quando vai a França ou ao Pais Basco já vai a procura de encontrar pessoas diferentes logo vai fazer essa construção mental.
Eu fico impressionado com o nº de pessoas Louras ou de Olhos claros em Portugal e ultimamente devido a esta discussão saudavel tenho andado mais atento a estas coisas e chego mesmo a conclusão que em Portugal nos não damos bem conta daquilo que somos ou como somos...
eu resido na Margem Sul do Tejo numa região que devido as grandes fabricas(Lisnave,CUFE,Sidrugia,etc) recebeu imensa gente com o Exodo Rural aumentado entre as decadas de 30-70 4,5 vezes a população de origem, vieram para aqui imensas pessoas de todo o pais das Beiras,Ribatejo,Algarve ate imagine-se Asturianos(sim que as asturias foi uma região muito pobre e muito isolada) e Galegos mas sobertudo a maioria das pessoas que vieram para esta região foram Alentejanos e Minhotos penso que em nenhuma outra região em Portugal pode-se encontrar tão grande Mescula de pessoas vindas do pais mesmo na Margem Norte esta região torna-se o melhor objecto de estudo para estas questões demograficas...e vou-he dizer Belem eu agora que estou atento a estas questões deparo-me a olhar observar e contablizar até LOL o nº de pessoas louras ou de olhos claros e sou-lhe sincero são muitas mais que eu sequer imaginava... em 10 4,5 ou são louras ou tem olhos claros... nas minhas turmas de escola o mesmo se passa aumentando a media em muitos casos... isto vale o que vale mas digo-he que estou a ser o mais objectivo possivel e desafio ao Belem a abrir um pouco a cabeça e começar a por-se a prova a esse nivel vai ver que vai ter imensas supresas...

Só vejo o que quero?
Eu teria todo o gosto em descobrir zonas rurais no Minho ( já nem digo aqui) com pessoas que tenham predominância de traços claros, pois isso seria um sinal de riqueza étnica que se manteve com o tempo, mais ou menos inalterada... Mas pedi por referências e não recebi nem uma!
Ainda assim, mantive-me aberto a essa realidade e disse que quando for a essa região, vou tomar ainda mais atenção...
Mas isto a meu ver tem sempre maior validade:

http://www.theapricity.com/forum/attachment.php?attachmentid=3295&stc=1&d=1259938302[/url]

Raças humanas


http://anthro.palomar.edu/vary/images/map_of_skin_color_distribution.gif

Côr da pele


7wwNYJv0Zg90r2jh8ktlzOqEo1_400.jpg


Côr do cabelo


http://pages.globetrotter.net/peter_frost61z/European-hair-and-eye-color.htm

Muito interessante


Coon%20Map_Hair_and_Eyes.jpg


Pigmentação de olhos e cabelos


lundracesmap1.jpg


Côr dos olhos


westernparadigm_blue_eye_color_map.jpg


Côr dos olhos
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Pessoalmente não detectei nenhum ataque pessoal.

O que foi dito num comentário anterior é algo que de facto acontece. Temos uma imagem dominante de um tipo fenótico do "Português". Se, no entanto, repararmos nas coisas no dia a dia, podemos ter perspectivas diferentes.

Não vi nenhum ataque pessoal na menção desta realidade.

Quanto a mapas, há um bem interessante que representa o que sempre defendi:

mapetniaskm1.jpg


Podemos observar aqui que o Noroeste tem uma influencia étnica Sueva. Também vai ao encontro do que disse acerca de Bragança ser outra nação cultural-etnica que não o Noroeste Iberico.

Repete-se que nunca se irá encontrar "bolsas de pessoas com olhos claros". A unica coisa defendida é uma maior percentagem no Noroeste de Portugal devido a influências de povose culturas diferentes.

Ou seja, antes da reconquista, deveriam haver diferenças enormes entre as povoações do Norte e Sul por, num lado terem havido séculos de domínio Germânico e toques culturais com a Europa Atlântica e do Norte enquanto que no Sul houve mais com o mediterranico e os Mouros.

Os fluxos migratórios menorizaram isso mas, mesmo assim, é válido defender as diferenças regionais (por muito pequenas que sejam) potenciadas pela posição geográfica e cosnequentes trocas humanas.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Investiguem, por exemplo, as regiões europeias de origem das famílias nobres que estavam presentes na Galiza e no Minho durante os séculos X, XI e XII... o Gab deve saber do que estou a falar.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pessoalmente não detectei nenhum ataque pessoal.
O que foi dito num comentário anterior é algo que de facto acontece. Temos uma imagem dominante de um tipo fenótico do "Português". Se, no entanto, repararmos nas coisas no dia a dia, podemos ter perspectivas diferentes.
Não vi nenhum ataque pessoal na menção desta realidade..


Não, não foi dito dessa forma...



Quanto a mapas, há um bem interessante que representa o que sempre defendi:

mapetniaskm1.jpg


Podemos observar aqui que o Noroeste tem uma influencia étnica Sueva. Também vai ao encontro do que disse acerca de Bragança ser outra nação cultural-etnica que não o Noroeste Iberico.

Repete-se que nunca se irá encontrar "bolsas de pessoas com olhos claros". A unica coisa defendida é uma maior percentagem no Noroeste de Portugal devido a influências de povose culturas diferentes..


Sim aí nessa mapa sempre está representada uma realidade étnica Celta, no Noroeste, embora com uma minoria germânica...
Mas entre 1 mapa e todos os outros, é difícil escolher.
Eu prefiro, considerar bem possível haver essa identidade Celta no Minho, no entanto...


Ou seja, antes da reconquista, deveriam haver diferenças enormes entre as povoações do Norte e Sul por, num lado terem havido séculos de domínio Germânico e toques culturais com a Europa Atlântica e do Norte enquanto que no Sul houve mais com o mediterranico e os Mouros.

Os fluxos migratórios menorizaram isso mas, mesmo assim, é válido defender as diferenças regionais (por muito pequenas que sejam) potenciadas pela posição geográfica e cosnequentes trocas humanas.

Concordo e até tenho pena que não haja mais divulgação na defesa das minorias étnicas tradicionais, sejam Mouras, Celtas, Tribais ou o que for.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Discordo da vossa visão. Considerar que tenha resistido até hoje um grupo diferenciado no noroeste das península depois da hordas de povos que por aqui andaram é demasiada fé.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Não, não foi dito dessa forma...






Sim aí nessa mapa sempre está representada uma realidade étnica Celta, no Noroeste, embora com uma minoria germânica...
Mas entre 1 mapa e todos os outros, é difícil escolher.
Eu prefiro, considerar bem possível haver essa identidade Celta no Minho, no entanto...




Concordo e até tenho pena que não haja mais divulgação na defesa das minorias étnicas tradicionais, sejam Mouras, Celtas, Tribais ou o que for.

Atenção Atenção!!! Portugal tem uma unidade cultural e etnica invejavel deveremos ser o pais europeu mais homogeneo que existe existem diferenças sim mas os aspectos em comum são em muito maior numero.
A influencia Moura no Sul do pais existe mas dilui-se totalmente como pratica social as heranças arquitectonicas historicas da influencia Moura em Portugal é minima comparando com o que acontece nas provincias espanholas da Andaluzia Murcia Valência e Castilha La Mancha ai as tradições Mouriscas estão presentes e enraizadas na população e em praticas festivas que em Portugal nem sequer existe... a reconquista portuguesa foi muito rapida e com grandes ajudas de grupos religiosos e mais existiu colonização de franceses nas nossas terras por exemplo em Alcacer do Sal.Nessas provincias espanholas a herança Mourisca é visivel de uma dimensão que em Portugal nem sequer existe...
A cultura galaico-portuguesa em Portugal impos-se totalmente apesar de existir diferenças assinalaveis de norte para sul... mas nem de perto tão visiveis como acontece no sul de espanha..
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Mas Portugal até é um dos países com mais unidade cultural, se não for aquele onde há mais unidade em toda a Europa Ocidental.

- Falamos todos a mesma língua, e apesar dos dialectos, temos a mesma ortografia;

- A larga maioria da população identifica-se com a religião católica;

- Não há reivindicações de carácter separatista com expressivo apoio popular (como na Bélgica, Espanha, Itália, Reino Unido).
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Concordo e até tenho pena que não haja mais divulgação na defesa das minorias étnicas tradicionais, sejam Mouras, Celtas, Tribais ou o que for.

A variedade é de facto riqueza.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Atenção Atenção!!! Portugal tem uma unidade cultural e etnica invejavel deveremos ser o pais europeu mais homogeneo que existe existem diferenças sim mas os aspectos em comum são em muito maior numero.
A influencia Moura no Sul do pais existe mas dilui-se totalmente como pratica social as heranças arquitectonicas historicas da influencia Moura em Portugal é minima comparando com o que acontece nas provincias espanholas da Andaluzia Murcia Valência e Castilha La Mancha ai as tradições Mouriscas estão presentes e enraizadas na população e em praticas festivas que em Portugal nem sequer existe... a reconquista portuguesa foi muito rapida e com grandes ajudas de grupos religiosos e mais existiu colonização de franceses nas nossas terras por exemplo em Alcacer do Sal.Nessas provincias espanholas a herança Mourisca é visivel de uma dimensão que em Portugal nem sequer existe...
A cultura galaico-portuguesa em Portugal impos-se totalmente apesar de existir diferenças assinalaveis de norte para sul... mas nem de perto tão visiveis como acontece no sul de espanha..

De facto a arquitectura vernacular algarvia não tem influências mouriscas... as açoteias, o centro histórico de Olhão (antes da destruição dos desprezíveis «patos-bravos»), os sistemas de rega, a arquitectura militar (castelo de Silves, castelo de Paderne, muralhas de Tavira, muralhas de Faro), etc.

Socio, o Algarve é um caso singular no contexto nacional. E tem muita, muita influência da cultura islâmica.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Mas Portugal até é um dos países com mais unidade cultural, se não for aquele onde há mais unidade em toda a Europa Ocidental.

- Falamos todos a mesma língua, e apesar dos dialectos, temos a mesma ortografia;

- A larga maioria da população identifica-se com a religião católica;

- Não há reivindicações de carácter separatista com expressivo apoio popular (como na Bélgica, Espanha, Itália, Reino Unido).


A não ser em Miranda do Douro onde se fala Mirandês.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Discordo da vossa visão. Considerar que tenha resistido até hoje um grupo diferenciado no noroeste das península depois da hordas de povos que por aqui andaram é demasiada fé.

Ninguém usou um tom assim tão absoluto. Aqui fala-se de influências e de percentagens. Não de "Hordas Humanas".
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A não ser em Miranda do Douro onde se fala Mirandês.

Língua que nem sequer pertence à família do Galaico-Português. O Mirandês faz parte do Astur-Leonês. Por isso é uma relíquia que urge preservar. A distribuição das línguas nem sempre correspondeu às fronteiras políticas criadas pelo Homem...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
De facto a arquitectura vernacular algarvia não tem influências mouriscas... as açoteias, o centro histórico de Olhão (antes da destruição dos desprezíveis «patos-bravos»), os sistemas de rega, a arquitectura militar (castelo de Silves, castelo de Paderne, muralhas de Tavira, muralhas de Faro), etc.

Socio, o Algarve é um caso singular no contexto nacional. E tem muita, muita influência da cultura islâmica.

E há feiras mouriscas em várias partes...
Não só no Algarve, como em Sintra, Portalegre ( penso eu..), para não mencionar tantas outras...
No Baixo alentejo também há muita influência moura...
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Atenção Atenção!!! Portugal tem uma unidade cultural e etnica invejavel deveremos ser o pais europeu mais homogeneo que existe existem diferenças sim mas os aspectos em comum são em muito maior numero.
A influencia Moura no Sul do pais existe mas dilui-se totalmente como pratica social as heranças arquitectonicas historicas da influencia Moura em Portugal é minima comparando com o que acontece nas provincias espanholas da Andaluzia Murcia Valência e Castilha La Mancha ai as tradições Mouriscas estão presentes e enraizadas na população e em praticas festivas que em Portugal nem sequer existe... a reconquista portuguesa foi muito rapida e com grandes ajudas de grupos religiosos e mais existiu colonização de franceses nas nossas terras por exemplo em Alcacer do Sal.Nessas provincias espanholas a herança Mourisca é visivel de uma dimensão que em Portugal nem sequer existe...
A cultura galaico-portuguesa em Portugal impos-se totalmente apesar de existir diferenças assinalaveis de norte para sul... mas nem de perto tão visiveis como acontece no sul de espanha..


Não diria unidade Culural. Diria mesmo que, culturalmente e tendo em conta a dimensão do nosso país, somos incrívelmente variados. Somos de tamanho similar a algumas regiões de Espanha mas com fortes variações culturais.

Isso vem ao encontro do tópico em si. Por causa das muitas latitudes que existem em Portugal há de facto regiões geográficas diferentes, com climas diferentes e culturas diferentes.

Nunca se pode comparar um Minhoto com alguem do Nordeste Transmontano. Muito menos um Beirão com um Algarvio ou Alentejano.

O que temos é uma lingua com origem Galaica (o termo Lusofonia é errado pois a Lusitania nunca teve nada a ver com o nascimento do idioma) presente em todo o território e uma proximidade genética influenciada pela reconquista.

Outros páises como Espanha e França tem nações Genéticas muito diferenciadas (Países Bascos, Andaluzia, Bretanha) o que, apesar do que temos vindo a discutir, não acontece em Portugal.