Sistema Sintra-Montejunto -Estrela

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Teve mais influência de certeza na genética os Germânicos do que os Romanos que, como sabem, não casavam com bárbaros locais e cujas tropas eram recrutadas (depois da conquista) maioritariamente In Loco.

Não casavam, mas eram permitidas as relações sexuais com as mulheres bárbaras. E durante quase cinco séculos de permanência na PI deve ter havido muita mistura. Os romanos tinham uma noção de fidelidade e de casamento diferente da cultura de raiz judaico-cristã.
 


GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Não casavam, mas eram permitidas as relações sexuais com as mulheres bárbaras. E durante quase cinco séculos de permanência na PI deve ter havido muita mistura. Os romanos tinham uma noção de fidelidade e de casamento diferente da cultura de raiz judaico-cristã.

Como disse, os Romanos, efectivamente Romanos eram uma minoria administrativa.

Os restantes eram locais contratados para os efeitos militares e administrativos.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Isso não ocorreu dessa forma. Sempre houve dificuldades no povoamento do Alentejo e do Algarve ao longo da nossa História. Nunca houve uma verdadeira migração do Norte para as regiões a Sul do Tejo.

Hoje em dia, eplo menos, existem milhares de pessoas do Norte a trabalhar no Algarve. Quaquer região em desenvolvimento e com economia próspera terá sempre fluxos migratórios Norte Sul.

Se no caso Alentejano se compreende pela escassez de riqueza, zonas como Lisboa e o Algarve sã destinos migratórios comuns.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
É que eu já nem sei...
Pode-me esclarecer?

A minha unica suposição é a de que séculos de ocupação Germânica (contra outras ocupações a Sul) e até Vikings (fundaram cidades como a Póvoa de Varzim) a Noroeste com a criação de múltiplas localidades e reais efeitos na organização social e política do território pode eventualmente fazer com que haja uma diferente percentagem de tons de cabelo e ou olhos.

Nunca usei o termo absoluto e sempre defendi que a prórpia reconquista e constantes fluxos migratórios esbateram ainda mais estas diferenças.

Estas são evidências que me parecem lógicas.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Os principais fluxos migratórios em direcção ao litoral algarvio tiveram como principais pontos de origem o Alentejo e as serras do Algarve.

Essa dos vikings já foi referida por um professor da minha faculdade, a existência de pessoas ruivas nas vilas do litoral minhoto devido aos contactos com marinheiros do Norte da Europa.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A minha unica suposição é a de que séculos de ocupação Germânica (contra outras ocupações a Sul) e até Vikings (fundaram cidades como a Póvoa de Varzim) a Noroeste com a criação de múltiplas localidades e reais efeitos na organização social e política do território pode eventualmente fazer com que haja uma diferente percentagem de tons de cabelo e ou olhos.

Nunca usei o termo absoluto e sempre defendi que a prórpia reconquista e constantes fluxos migratórios esbateram ainda mais estas diferenças.

Estas são evidências que me parecem lógicas.

Sim, a ocupação dos povos de origem germânica foi mais significativa a Norte, aliás, a nobreza do Minho e da Galiza tem origem nos povos francos e germânicos, o Conde D. Henrique, por exemplo, pai do nosso primeiro rei...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A presença de Vikings e outros povos semelhantes a sul parece-me claramente folclórica. Que a reconquista cristã da península se fizesse com recrutamento de mercenários do norte da europa para fazer a guerra será perfeitamente natural. Que alguns tivessem por cá ficado também. Agora transformar isso num modo de vida e numa aculturação dos "indígenas" parece-me pouco provável.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A presença de Vikings e outros povos semelhantes a sul parece-me claramente folclórica. Que a reconquista cristã da península se fizesse com recrutamento de mercenários do norte da europa para fazer a guerra será perfeitamente natural. Que alguns tivessem por cá ficado também. Agora transformar isso num modo de vida e numa aculturação dos "indígenas" parece-me pouco provável.

Mas alguém referiu a presença de vikings no Sul?

Houve cidades fundadas pelos francos no Alentejo, várias até, e isso não é folclore, está bem documentado pela nossa História.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Interessante, tudo isso, sem dúvida.
Eu sinceramente, não vi assim tanta gente de traços germânicos, nas zonas que mais visito regularmente no Norte Litoral ( Porto, Gaia, Avintes...).
Além de que se nota um êxodo rural para os grandes centros urbanos, onde há uma enorme miscigenação de raças e onde esse provável maior isolamento genético é menos visível. Talvez tenha que visitar zonas mais rurais e mais no interior.
Em viagens ao Minho também não notei grandes diferenças para ser sincero, mas talvez tenha que reparar ainda mais nisso...
Sinceramente notei mais diferenças, fora do país, quando passei os Pirinéus ou o País Basco... ;)

Nós vemos aquilo que queremos e aquilo que desejamos ver é uma carateristica inacta do ser humano.
E devido ao seu processo de socialização que o Belem e todos nós como portugueses tivemos fomos habituados anos e anos e anos a construir um esteriotipo mental do fenotipo do Homem português...
Possivelmente o Belem vê imensa gente de olhos claros pele mais branca ou cabelo mais Louro em Portugal mas o Belem nem sequer presta bem atenção as suas caracteristicas ignorando-as mentalmente e sem dar conta enquanto que o Belem quando vai a França ou ao Pais Basco já vai a procura de encontrar pessoas diferentes logo vai fazer essa construção mental.
Eu fico impressionado com o nº de pessoas Louras ou de Olhos claros em Portugal e ultimamente devido a esta discussão saudavel tenho andado mais atento a estas coisas e chego mesmo a conclusão que em Portugal nos não damos bem conta daquilo que somos ou como somos...
eu resido na Margem Sul do Tejo numa região que devido as grandes fabricas(Lisnave,CUFE,Sidrugia,etc) recebeu imensa gente com o Exodo Rural aumentado entre as decadas de 30-70 4,5 vezes a população de origem, vieram para aqui imensas pessoas de todo o pais das Beiras,Ribatejo,Algarve ate imagine-se Asturianos(sim que as asturias foi uma região muito pobre e muito isolada) e Galegos mas sobertudo a maioria das pessoas que vieram para esta região foram Alentejanos e Minhotos penso que em nenhuma outra região em Portugal pode-se encontrar tão grande Mescula de pessoas vindas do pais mesmo na Margem Norte esta região torna-se o melhor objecto de estudo para estas questões demograficas...e vou-he dizer Belem eu agora que estou atento a estas questões deparo-me a olhar observar e contablizar até LOL o nº de pessoas louras ou de olhos claros e sou-lhe sincero são muitas mais que eu sequer imaginava... em 10 4,5 ou são louras ou tem olhos claros... nas minhas turmas de escola o mesmo se passa aumentando a media em muitos casos... isto vale o que vale mas digo-he que estou a ser o mais objectivo possivel e desafio ao Belem a abrir um pouco a cabeça e começar a por-se a prova a esse nivel vai ver que vai ter imensas supresas...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Os Francos não estiveram por cá como organização social. Isso é folclore.

Eu li a História de Portugal do Rui Ramos durante as férias do Verão e o livro refere a fundação de cidades no Alentejo pelos francos imediatamente após a Reconquista.

Será folclore?

Quando voltar ao Algarve hei-de copiar para aqui os parágrafos do livro que falam sobre isso, pena ter o livro em Tavira e não aqui no Porto.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Isto pode ser um autentico disparate não tenho qualquer base cientifica para afirmar o que vou afirmar...
Mas noto que existe muitas mulheres de pele mais clara e olhos mais claros que propriamente os homens não sei se o genero possa determinar alguma coisa.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O desmembramento do Império Romano do Ocidente ocorreu com migrações dos povos bárbaros, Vândalos (vindos da actual Polónia), Alanos (vindos do Cáucaso) e Godos (vindos do Mar Negro) e é com eles que a Península se organiza socialmente.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O desmembramento do Império Romano do Ocidente ocorreu com migrações dos povos bárbaros, dos Vândalos (vindos da actual Polónia), dos Alanos (vindos do Cáucaso) e dos Godos (vindos do Mar Negro) e é com eles que a Península se organiza socialmente.

Mas isso ocorreu nos séculos V ou VI DC, e eu estou a referir-me a migrações dos francos em direcção a Portugal no século XII, para ocupar as terras que tinham sido conquistadas aos povos islâmicos que por cá estavam. Não misturemos as coisas. Nisa, por exemplo, foi fundada por francos. E no concelho de Nisa, uma das freguesias chama-se Tolosa... mas há mais exemplos destes em Portugal.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
A presença de Vikings e outros povos semelhantes a sul parece-me claramente folclórica. Que a reconquista cristã da península se fizesse com recrutamento de mercenários do norte da europa para fazer a guerra será perfeitamente natural. Que alguns tivessem por cá ficado também. Agora transformar isso num modo de vida e numa aculturação dos "indígenas" parece-me pouco provável.


A Sul não sei mas a Norte não é folocre. é um facto fundamentado pelos historiadores.

A maior evidência da natureza Viking da Póvoa de Varzim reside nas suas "Siglas Poveiras".

Para quem não souber, ao visitar a Póvoa reparem nas calçadas, ajulejos, nos barcos e até nas barracas dos concessionários. Verão sempre estranhas siglas que funcionam como como marcas de família.

siglasherdeiros.jpg


Estas marcas mostram igualmente a posição dos filhos na família sendo, o herdeiro, o filho MAIS NOVO.

Estas tradições, unicas e Portugal, apenas tem paralelo nos países Nórdicos.