Temporal trágico na Madeira - 20 de Fevereiro 2010

afimeteo

Cirrus
Registo
22 Fev 2010
Mensagens
1
Local
canarias
Um forte abraço desde Gran Canaria, e desde Canarias em general, para os irmãos madeirenses :console: . E meu mais sentido pesa-me às famílias das victimas. Muito ânimo!!, os isleños sempre nos terminamos recuperando! ;)
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Que horror páh! :sad::sad::sad:

Essa foto mexeu comigo agora e fez-me vir à memória lembranças horríveis aquando do desastre na Ribeira Quente.. Realmente é muito triste...
Mas também as pessoas foram apanhadas de surpresa.. Por isso que sempre quando há previsão de chuva forte eles avisam sempre para as pessoas não transitarem em zonas de perigo iminente como derrocadas e cheias.. Mas tb as pessoas não podiam adivinhar, até porque segundo soube não existe radar meteorológico na Madeira.
Espanta-me porque só existe um radar nos Açores e outro em Portugal Continental e não na Madeira.
Que política da treta temos nesse país.. Prefiro nem comentar senão ia dar panos para mangas :angry::angry:
Fico super revoltado com isso!!!

Fico aqui a pensar se essa tragédia repete-se novamente mas aqui na Povoação...:shocking::shocking:

Sim porque partindo do princípio que a vila da Povoação fica encaixada num "anfiteatro" e rodeada por fortes contrafortes das serras da Tronqueira e que só nela vão desaguar 5 ribeiras ( Ribeira do Purgar, Ribeira dos Pelames, Ribeira dos Lagos, Ribeira do Além, e Ribeira das Pombas), dá que pensar :eek::eek::eek:


Realmente é triste mas como já disse uma vez e torno a dizer culpem os políticos! Eles são os grandes culpados dessa tragédia. O tempo não conseguiu fazer isso tudo sozinho!!!:angry:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Este esquema está no site do IM, mas pelo que vejo é uma espécie de previsão do que algum dia será não? :unsure:

radarredefull.gif


Fonte: http://www.meteo.pt/pt/areaeducativa/observar.o.tempo/radar/index.html
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Hey.. que raio de mapa é esse?

Santa Maria agora passou para sudoeste de São Miguel?? :D:D lol na brinca..

Mas sim a Madeira merecia um radar meteorológico também.

Mas informaram-me que um radar nos Açores justificava-se devido à grande variabilidade atmosférica presente no arquipélago... se bem que isso não justifica tudo mas pronto.. é a política de um país chamado Portugal.

Desculpem-me mas essas coisas enervam-me!!! :angry::angry:
 

Sergio Ortiz

Cirrus
Registo
20 Fev 2010
Mensagens
2
Local
Gran canaria,canary islands
todo o meu apoio às pessoas afectadas por esta fãs desgracia.A do tempo, nós gostamos de tempestades e chuvas fortes, mas quando estas tragédias ocorrem, vemos o lado trágico da meteo.Mis condoloencias sincero e todo o meu apoio afectados por este trágico sucesoUn grande abraço da ilha da Grã-ilha vizinha amigo Canaria.La lamenta a perda, como ao lado de você
:( :(
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
:(
Confirmadas vítimas mortais no estacionamento do centro comercial Anadia (SIC)
As equipas da Protecção Civil que estão no parque de estacionamento do centro comercial da Anadia, que se encontra alagado, confirmaram a existência vítimas mortais naquele local. De acordo com relatos recolhidos pela SIC, várias pessoas entraram no parque antes das cheias e não chegaram a sair.

in http://sic.sapo.pt/online/noticias/...estacionamento+do+centro+comercial+Anadia.htm
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Ainda não tinha passado por cá.
Aproveito para dar força a todas as pessoas afectadas, principalmente às que perderam pessoas conhecidas.

Infelizmente parece que o numero de vitimas mortais vai continuar a aumentar.:sad::sad:
 

Extreme

Cirrus
Registo
11 Jan 2010
Mensagens
19
Local
Lisboa - Carnide
Bom dia
Sou um regular visitante do forum mas nunca me tinha chegado a inscrever nem a postar nada.
Perante o temporal que se abateu sobre a ilha da Madeira, achei que seria o momento indicado para escrever alguma coisa.
Sou descendente de madeireinses, toda a minha familia lá vive, não só no Funchal mas também noutros pontos da ilha.
A Madeira, e particularmente o Funchal, estão associados às minhas melhores memórias: família, férias, bom tempo, natureza, calma e uma paisagem estonteante.
O Funchal é, para mim, das cidades mais bonitas do mundo. Todo o enquadramento natural da cidade, num gigantesto e espectacular anfiteatro: nele está encaixado aquela que foi já condecorada por várias vezes com prémios como cidade mais limpa do país, ou cidade mais florida da Europa.
E agora? Com a baixa da cidade no estado em que está, com toneladas e toneladas de entulho, ribeiras a correrem onde não existiam.
Com aquela intempérie toda, ao ver as imagens, até me vieram por várias vezes as lágrimas aos olhos.
No Sábado, quando acordei, como habitualmente faço, fui ao site do I.M. e quando não é o meu espanto que vejo a ilha da Madeira a vermelho por previsão de chuva muito forte.
Pensei logo que, por muita chuva que a ilha veja, e chove com muito mais intensidade do que em Lisboa por exemplo, mas por períodos de tempo muito curtos, nunca tinha visto um alerta vermelho por chuva na Madeira. A situação é mesmo de perigo, pensei.
Corri para o telefone e tentei entrar em contacto com os meus familiares, mas ja nao havia comunicações.
Liguei a televisão, e já estavam as imagens da catástrofe, em directo.
Agora, sei que toda a gente que lá conheço escapou incólume, sem danos materiais a registar sequer, mas nao consigo de deixar de sentir uma profunda tristeza por tudo o que aconteceu.
A Madeira é também, ao fim e ao cabo, a minha terra.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Olá companheiros hoje a noite espero ter uma noite calma ainda tou a descansar já que no nosso serviço não houve problemas de maior e conseguimos repor a energia em tempo recorde em tuda a ilha.

Continuo a pedir a todos os companheiros que permaneçam em casa desde que não vaiam para trabalhar e fazer as limpezas que precisam ser feitas ir tirar fotos não é solução.

Mas agora o que mais importa meus amigos modelos meteorológicos os mais afincos já devem saber que não há modelos de alta resolução muito culpa de não existir cobertura de radar.
Creio que a grande cobertura meteorologia dos Azores advém do facto que ter duas bases militar. USA e França Ao qual em grande parte devem dar uma enorme quantidade de informação.

O instituto meteorologia vai estudar financiamento para 2 milhões de euros apenas? Seja tudo pelo amor de Deus e o mapa coloca-o no porto santo enfim espero que não fique na sombra da madeira (a madeira é muito mais alta). Mais a estação meteorologia do Arieiro desde o mau tempo de Dezembro encontra-se avariada... Enfim é que não é dois milhões de contos muito menos para a reparar.

Enfim creio que se tivesse-mos uma boa cobertura dava através de um estudo que tem de ser constante pois a cordilheira faz das suas, era possível lançar um aviso serio as populações e podemos pelo menos estar na situação de se dirigirem para a baixa para estar a trabalhar.

Aliás pelas 05h aqui no nosso site coloquei o triângulo vermelho por alguma razão. Tinhamos muito vento forte e o as centrais a ficar com enormes quantidades de água, e como sei porque os níveis de agua estão a muito tempo acima do normal para o ano porque os lençois de água estavam completamente cheios desde Dezembro.

Desculpem isto não é só por causa de algum empreendimento que foi efectuado para dar ao Funchal algum tipo de infraestruturas isto aconteceu sim porque temos um dos invernos mais chuvosos e tivemos precipitações recordes já no fim do inverno no dia 20 em poucas horas. Talvez precipitação em 24 horas aconteceu superiores em Dezembro contudo a infraestrutura que tem sido mantida consegui-o escoar as águas, ficou atulada porque os lençóis freáticos ficaram completamente sobrecarregados e arrebentaram pela encosta deviam ter imagens da agua a sair no meio da montanha como já vi quando subi.

Mais informo se julgam que aquelas ribeiras são pequenas estreitas, meus amigos elas ficam secas no verão.

Atenção mais um alerta, começa a chover outra vez fortemente no Funchal
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Aproveito também para mandar o meu abraço solidário ao povo madeirense. Neste momento complicado todos nós podemos contribuir um pouco para ajudar (uma vez que não podemos restituir a vida aqueles que a perderam).

Existem várias formas de ajudar. Deixo aqui apenas uma para exemplo:

Ligar o 760 100 999. Custo chamada 72 cêntimos, 50 dos quais revertem a favor do apoio ao povo Madeirense.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Olá companheiros hoje a noite espero ter uma noite calma ainda tou a descansar já que no nosso serviço não houve problemas de maior e conseguimos repor a energia em tempo recorde em tuda a ilha.

Continuo a pedir a todos os companheiros que permaneçam em casa desde que não vaiam para trabalhar e fazer as limpezas que precisam ser feitas ir tirar fotos não é solução.

Mas agora o que mais importa meus amigos modelos meteorológicos os mais afincos já devem saber que não há modelos de alta resolução muito culpa de não existir cobertura de radar.
Creio que a grande cobertura meteorologia dos Azores advém do facto que ter duas bases militar. USA e França Ao qual em grande parte devem dar uma enorme quantidade de informação.

O instituto meteorologia vai estudar financiamento para 2 milhões de euros apenas? Seja tudo pelo amor de Deus e o mapa coloca-o no porto santo enfim espero que não fique na sombra da madeira (a madeira é muito mais alta). Mais a estação meteorologia do Arieiro desde o mau tempo de Dezembro encontra-se avariada... Enfim é que não é dois milhões de contos muito menos para a reparar.

Enfim creio que se tivesse-mos uma boa cobertura dava através de um estudo que tem de ser constante pois a cordilheira faz das suas, era possível lançar um aviso serio as populações e podemos pelo menos estar na situação de se dirigirem para a baixa para estar a trabalhar.

Aliás pelas 05h aqui no nosso site coloquei o triângulo vermelho por alguma razão. Tinhamos muito vento forte e o as centrais a ficar com enormes quantidades de água, e como sei porque os níveis de agua estão a muito tempo acima do normal para o ano porque os lençois de água estavam completamente cheios desde Dezembro.

Desculpem isto não é só por causa de algum empreendimento que foi efectuado para dar ao Funchal algum tipo de infraestruturas isto aconteceu sim porque temos um dos invernos mais chuvosos e tivemos precipitações recordes já no fim do inverno no dia 20 em poucas horas. Talvez precipitação em 24 horas aconteceu superiores em Dezembro contudo a infraestrutura que tem sido mantida consegui-o escoar as águas, ficou atulada porque os lençóis freáticos ficaram completamente sobrecarregados e arrebentaram pela encosta deviam ter imagens da agua a sair no meio da montanha como já vi quando subi.

Mais informo se julgam que aquelas ribeiras são pequenas estreitas, meus amigos elas ficam secas no verão.

Atenção mais um alerta, começa a chover outra vez fortemente no Funchal


estao a enviar sms a informar de que o tempo irá piorar e para as pessoas nao sairem de casa!
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Existe demasiada gente no centro do Funchal sem a necessidade de lá estar... Logo nem sei o que diga, deixem as máquinas, camiões, equipas da câmara, do iga, da eem, efectuarem o seu trabalho circularem.

Foi uma convocatoria da ACIF (Associação de comércio e industria do funchal), não tenho culpa eu por mim fica em casa!!! mas estamos estudar projectos de linhas de creditos para todos os comércios tradicionais do centro do Funchal. O superior hierarquico diz que tenho que ir, é a minha obrigação!!!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
o A.J.J esteve a falar na RTP1 e aprovou o encanamento das ribeiras...o que ele devia estar a referir era canalizar e nao encanar pois ao canalizar as ribeiras bem e deixando muito espaço ( largura e altura) para elas correrem e fazendo diques talvez se tenha ajudado a impedir mais danos mas encana-las com manilhas e meter estradas e ate bombas de gasolina em cima delas foi um grande erro!!
;)