Temporal trágico na Madeira - 20 de Fevereiro 2010

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Jardim teme que haja mais três dezenas de vítimas mortais

O presidente do Governo Regional da Madeira admitiu a possibilidade de existirem cadáveres nos parques de estacionamento do centro comercial assim como corpos que foram arrastados para o mar sem hipótese de virem a ser resgatados.

Em entrevista exclusiva à RTP, Alberto João Jardim disse recear que ao número de vítimas mortais já confirmadas se possam vir a juntar os mais de 30 desaparecidos.

«Nós estamos ainda a trabalhar em escombros. O meu receio é que os 30 desaparecidos se venham a transformar em vidas perdidas», disse o presidente do Governo Regional da Madeira.

Diário Digital / Lusa
 


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Sou madeirense e vivi esta tragédia à distância, o que tornou tudo ainda mais angustiante. Recebi o telefonema da minha mãe, que mora a uma cota média da cidade do Funchal, em lágrimas dizendo que os carros estavam a ser arrastados pela minha rua abaixo. O curso de água que lá passa não tem mais que 1 metro de largura, e está a uma cota mais elevada que qualquer uma das ribeiras pelo que fiquei incrédulo. A chamada cai, não consigo chamar para a Madeira. Estava já a tratar da minha ida para lá o mais rápido possível quando volto a conseguir estabelecer contacto. As notícias foram terríveis. As chamadas para o 112 são traumáticas, quando do outro lado se ouve que não se se podiam salvar carros porque havia gente a morrer um pouco por toda a ilha.

Vendo as imagens, realço uma grande diferença para o temporal de 93. Em 93 o caudal das ribeiras foi subindo de forma gradual, tendo atingido o seu pico durante a noite, o que apanhou muita gente desprevenida e as mortes de então, à semelhança do que acontece num qualquer rio nos dias mais chuvosos de Inverno.

Mas desta vez foi diferente. A subida foi gradual mas a páginas tantas ouve uma descarga, como se de uma barragem a ceder se tratasse que levou tudo à frente nas principais ribeiras do Funchal. Mas não só nas ribeiras. Zonas como a Pena e mesmo na minha casa, onde passam pequenos trilhos de água que a maior parte das pessoas nem sabe, atingiram caudais incríveis em ruas pouco habituadas a este tipo de situação. Foi como se alguma das montanhas na serra tivesse desabado.

No meio da desgraça, a sorte de tudo se ter passado num Sábado. Estivéssemos a falar de um dia de semana e receio que estaríamos a contar não dezenas de vítimas, mas milhares...

Muita obra há pela frente, mas os madeirenses já deram mostram que são capazes de ultrapassar os infortúnios da vida. É quase meia-noite e vê-se centenas de holofotes das máquinas e camiões a trabalhar no Funchal para tentar compor as coisas. Para devolver à nossa cidade a beleza que merece e que aqueles que partiram tenham o condão de motivar os que ficaram a não cometer os erros do passado.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Queria desde já dar os meus pêsames as famílias das vitimas, e deixar um grande abraço a todos os Madeirenses, que tenham uma grande força e que tudo se vai ultrapassar. Muita força e coragem;)
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Hawk
O lençol freático que expandiu-se e destruiu as babosas foi o que desceu e limpou a Pena.

Algo com 5km a descer de entulho por entre as casas, pelas ruas.

P.S:. Mas os pseudo intelectuais dizem que é o mau planeamento, logo nas babosas (limite da serra, capela centenária, zona húmida e fria que ninguém fez mais lá nada...)
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Bom dia,

um abraço especial e sentido para todos os Madeirenses que passaram por esta terrível situação.

A percepção que eu tenho ao ver as imagens dessa tragédia, é que como diz o Hawk no relato vivido por ele, parece que rebentou uma barrragem ou uma parte da montanha cedeu, tal a violência e proporção daquelas águas e detritos, realmente bastante assustador!

Força Madeirenses!
 

pedrofreak

Cirrus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
31
Local
gaia
foi mesmo terrivel :( as forças da natureza sao implacaveis :(
acham que podemos ter a tempestade aqui? :confused: pos estamos a 1500 km da madeira(eu sou do porto),e mta das vezes o mau tempo la,foge para aqui estou receoso :huh:
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Um aterro improvisado para limpar as principais ruas da cidade. Devagar mas com alguma eficiência, o Funchal começa a ganhar forma novamente:



E um dos principais acessos ao porto do Funchal é agora uma ribeira improvisada que a montante tem um túnel rodoviário.

 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
ng1104131.jpg


Madeira: O antes e o depois da catástrofe. À esquerda podemos ver a capela de Nossa Senhora da Conceição dias antes da grande tempestade que assolou o arquipélago madeirense. Já na fotografia à direita, e depois das grandes chuvas, encontramos uma realidade totalmente diferente.©DR

SOL
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Essa imagem é impressionante essa é a tal capela centenária,nada de intervenção urbanística foi feita desde a sua construção!

Sim, tem havido algum exagero nos últimos dias. Dá-me a impressão que algumas pessoas nem conhecem a realidade da ilha da Madeira onde para se ter um aeroporto grande se tiveram que colocar pilares no mar por falta de terrenos planos. Não duvido alguns problemas sejam por ordenamento do território, mas outros não tanto assim, orografia complexa com água a correr por todo o lado, o belo e fascinante desta vez tornou-se trágico. A Madeira é mesmo assim, e encontrar culpados para tudo teríamos que recuar à colonização da Ilha. Tal como culpar os franceses por terem construído Nova Orleães onde construíram, ou terem colonizado os Açores em cima de vulcões e falhas sísmicas, ou mesmo a capital Lisboa também em zona sísmica se um dia ocorrer um novo grande terramoto. Há que estudar bem estas tragédias e tudo fazer para as prevenir e minimizar no futuro.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal


Esta artéria fica reparada até ao fim de semana, a conduta de alta pressão de água potável foi reparada pelas 17h de hoje, a mesma que se vê a criar um repuxo de água.

Já tomei banho em casa!
 
Editado por um moderador:

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Enviaram-me este vídeo de uma reportagem feita em 2008. É impressionante aquilo que é dito com o que aconteceu.

 
Editado por um moderador: