Termometro minima/maxima - LIDL

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bem que grandes diferenças nos registos entre os termómetros antigos e os novos.
Não me recordo de quem ontem disse que havia uma diferença clara entre por exemplo o termómetro de uma carro e o novo sensor da Auriol.
Uma diferença de 1 ou 1,5ºC nas mínimas para o anterior termómetro é demasiado.
Aconselho a quem comprou estes novos termómetros, a reclamar no LIDL, devido à falta de fiabilidade dos dados. Ainda bem que eu não comprei.
Sendo assim os registos espectaculares que o pessoal andou a registar nas zonas mais frias de alguns concelhos, não são de fiar, temperaturas de -5/-6-7/-8ºC, provavelmente tem de acrescentar +2ºC, +3ºC, ou até mais (aos registos) pois não sabemos se o erro na leitura é exponencial, ou não.
Exemplo: se o nosso colega @Duarte Sousa com uma temperatura próximo de zero registou uma diferença de 1,7ºC entre os termómetros de diferentes gerações, imaginem quem registou ontem -6ºC, que na realidade serão apenas de -4ºC ou até -3ºC.

Eu comprei ontem antes de ter mais informação e já me arrependi... Foram 5 euros para o lixo. :(
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Eu comprei ontem antes de ter mais informação e já me arrependi... Foram 5 euros para o lixo. :(
Que existisse uma discrepância, de apenas 0,1ºC ou até 0,2ºC acho que era aceitável, mas mais de 1ºC, é ridículo. E ainda por cima mais caro!
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia,

Não é o mesmo preço, mas para o nosso uso um ELITECH RC5+ é muito melhor.
https://www.elitecheu.com/es/collec...data-logger-reusable-usb-temperature-recorder
Utilizo frequentemente para controlar os meus sensores VP2 e SHT75.

elitech-rc-5plus-temperature-data-logger-6_500x.jpg

elitech-rc-5plus-temperature-data-logger-3_500x.jpg


Software gratis: https://www.elitecheu.com/es/pages/software
Instruction : http://dl.elitecheu.com//certificat...i-Use-Temperature-Data-Logger-User-Manual.pdf

PROMO 16.34€ : https://pt.aliexpress.com/item/32917058781.html


Já cá mora , obrigado @Toby ;)

f77djov.png
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
É ridículo de facto. O meu carro bem dava cerca de 1ºC a 1,5ºC a mais... mas essa diferença era mais ou menos constante quer para valores próximos de 0ºC como para -5ºC ou -6ºC.

Eu ontem bem fiquei desconfiando quando fui colocar os sensores "um novo, e um dos antigos" e vi aquela diferença de temperatura meia hora mais cedo do Alambre para o Vale da Rasca :buh: Contudo fiz medições na mesma, logo explico tudo noutro tópico!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bem que grandes diferenças nos registos entre os termómetros antigos e os novos.
Não me recordo de quem ontem disse que havia uma diferença clara entre por exemplo o termómetro de uma carro e o novo sensor da Auriol.
Uma diferença de 1 ou 1,5ºC nas mínimas para o anterior termómetro é demasiado.
Aconselho a quem comprou estes novos termómetros, a reclamar no LIDL, devido à falta de fiabilidade dos dados. Ainda bem que eu não comprei.
Sendo assim os registos espectaculares que o pessoal andou a registar nas zonas mais frias de alguns concelhos, não são de fiar, temperaturas de -5/-6-7/-8ºC, provavelmente tem de acrescentar +2ºC, +3ºC, ou até mais (aos registos) pois não sabemos se o erro na leitura é exponencial, ou não.
Exemplo: se o nosso colega @Duarte Sousa com uma temperatura próximo de zero registou uma diferença de 1,7ºC entre os termómetros de diferentes gerações, imaginem quem registou ontem -6ºC, que na realidade serão apenas de -4ºC ou até -3ºC.

Boas no meu caso vi vestígios que certamente bate certo com 5 negativos.
O que dá graça é que o termómetro da minha bike dá 10 a zero ao novo auriol, ridículo mesmo.
Esta situação também nos serve de lição fomos logo comprar. :lmao:
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Eu não pretendo ter "ciência infundida" (expressão belga). ;)
Mas é absolutamente necessário ter em conta que todos os sensores de temperatura precisam de algum tempo para se estabilizarem.
Mesmo os novos sensores VP2 precisam de várias horas para se estabilizarem.
Este tipo de sensores Lidl baratos é muito provavelmente um simples fio de resistência que varia uma voltagem.
Estou curioso por ter um na mão. :intrigante:
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Boas.

já sabia que o termómetro Auriol do Lidl tinha problemas, mas mesmo assim comprei um.

Sigo com uns escaldantes 19ºC no exterior e uns arrepiantes 11ºC dentro de casa.

A temperatura dentro de casa até parece mais ao menos, a do exterior é absolutamente irrealista :(.
 

Caneira

Cirrus
Registo
21 Out 2009
Mensagens
68
Local
Parede
Boas.

já sabia que o termómetro Auriol do Lidl tinha problemas, mas mesmo assim comprei um.

Sigo com uns escaldantes 19ºC no exterior e uns arrepiantes 11ºC dentro de casa.

A temperatura dentro de casa até parece mais ao menos, a do exterior é absolutamente irrealista :(.

Engraçado que as queixas que tenho visto aqui é precisamente o contrário. Ele marcar menos do que aquilo que é suposto
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Engraçado que as queixas que tenho visto aqui é precisamente o contrário. Ele marcar menos do que aquilo que é suposto
Está em queda livre, 14.6ºC no exterior e 9.9ºC no interior.

Está a marcar mais no exterior porque o sensor ficou montado na janela de uma varanda com telheiro. O sol bateu o dia todo e fez efeito estufa, agora está a descer rapidamente. Está fora de questão reportar estas temperaturas aqui no fórum.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Comprei uma exemplar.
É thermorésistance (en Francês ;)) é alimentado por um + e um - .
Não há dados transmitidos, apenas um valor eléctrico variável.
Neste caso, é muito provável que seja melhorada sem grandes despesas.
Não é assim tão mau : VP2 7,9° SHT75 7,8° AURIOL 7,7° para o preço que considero muito bom. :thumbsup:
Como qualquer sensor de resistência, é muito sensível à superfície de contacto (normal é uma resistência que aquece ou arrefece).

18h17 9.9° depois de 5min
18h20 9.1°
18h28 9.0°
18h29 8.6° (Pendurei-o sem contacto com uma superfície)
18h32 7.7°
18h35 7.6°
18h37 7.7°
18h47 7.7° (VP2 7.8°!!!)
Assim, como expliquei esta manhã, um simples ecrã protector melhorará as medidas.
Este fim-de-semana vou fazer um teste de "bricolage".

Não há necessidade de chicotear um gato, como se diz em Bruxelas. ;)
É apenas a minha opinião ;)