Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Repara que, uma coisa é documentar, relatar determinado acontecimento, mesmo sendo extremo e que cause problemas ( ninguém controla a natureza) sendo que, muitas vezes, este relatos, sejam sob a forma escrita ou fotos/videos, ajudam a tentar compreender o que se passou do ponto de vista de estudo científico.

Outra situação ( e a meu ver o erro está aí ) é desejar que ocorra determinada situação extrema, apenas porque "é interessante" registar recordes, ou seja, embora, e como já disse, ninguém consegue controlar o que irá acontecer.

Essa atitude de desejar extremos "a todo o custo para ter registos interessantes ou recordes" é que está errada, não pode valer tudo para satisfazer o nosso desejo de extremos.

Tudo que seja extremo ( frio calor chuva ) mata, ou causa sérios problemas, mas ninguém controla isso, contudo os desejos pessoais ( sobretudo por situações extremas e perigosas) podem e devem ser controlados...
Uma coisa é presenciar um fenómeno raro extremo mas de curta duração, por exemplo, Faro em Julho de 2004, com uma máxima de 44.3ºC e mínima de 32ºC, foi um cenário surreal aonde milhares foram passar a noite na praia mas foi só 1 dia e aliviou as temperaturas nos dias seguintes.

É totalmente diferente que levar uma semana com temperaturas acima dos 40ºC, mínimas tropicais, em termos de fadiga custa muito mais levar com 1 semana com temperaturas acima dos 40ºC todos os dias, do que ter um extremo num dia apenas e nos outros existir um alívio, mesmo assim esse dia foi um autêntico sufoco.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nem comento, tal a ileteracia paisagística... :facepalm:

lalv8wa.jpg
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde

A partir de quinta a chuva vem para ficar (em quase todo o país). Mas não é por causa do furacão Danielle (que continua por cá)​

O Algarve deve ser a única região do país a escapar a este outono antecipado e no Alentejo só no fim de semana é que o mau tempo deve aparecer.


Ao ler o texto fiquei com a barriga às voltas. Com tudo o que se passa no país devido à seca, para mim este tipo de discurso já não faz qualquer sentido, mas é a minha opinião e vale o que vale.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)

A partir de quinta a chuva vem para ficar (em quase todo o país). Mas não é por causa do furacão Danielle (que continua por cá)​

O Algarve deve ser a única região do país a escapar a este outono antecipado e no Alentejo só no fim de semana é que o mau tempo deve aparecer.


Ao ler o texto fiquei com a barriga às voltas. Com tudo o que se passa no país devido à seca, para mim este tipo de discurso já não faz qualquer sentido, mas é a minha opinião e vale o que vale.
Nada surpreendente, infelizmente, esta "notícia"... :wacko:
No entanto, fiquei agradavelmente surpreendido com a generalidade dos comentários à mesma :)
Parece que ainda há algumas cabeças pensantes no país...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu também podia fazer destas "previsões" - depois tendem é a correr mal! :facepalm:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa

:facepalm:

Semana molhada, semana abençoada? Segunda-feira com chuva em todo o país​

Este arranque de semana chega com muita chuva em todo o continente.

Fonte

Semana molhada e abençoada, mas só chove segunda-feira e talvez terça-feira em alguns locais do sul, portanto logo o título não faz muito sentido.
Depois, referem que a semana começa com “muita” chuva. Se o que está previsto é muita chuva…:lol:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Porque vai faltar o gás e o pessoal vai rapar frio...
Como se grande parte da população portuguesa usasse sequer o aquecimento antes da guerra... De facto, o limite máximo de temperaturas nos ares condicionados estabelecido pelo Governo (18ºC) é já o normal no Inverno, logo não vai haver nenhuma mudança nessa questão! :facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Aine

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Na TVI, e para descrever o mau tempo ( rio atmosférico ) usaram há minutos a expressão "rio voador que desaba sobre as nossas cabeças" sem comentários, demasiado hilariante :facepalm: :lmao:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
De manhã foram os rios voadores, agora são ondas de 13 metros, também ouvi o repórter falar em rajadas de 150 Km/h :shocking:

Onde vai a TVI buscar estes dados? Ou é simplesmente o que lhes vem à cabeça? :disgust:

Há minutos no jornal da uma:

0maD9cB.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
De manhã foram os rios voadores, agora são ondas de 13 metros, também ouvi o repórter falar em rajadas de 150 Km/h :shocking:

Onde vai a TVI buscar estes dados? Ou é simplesmente o que lhes vem à cabeça? :disgust:

Há minutos no jornal da uma:

0maD9cB.png
Eles deviam estar obrigados a divulgarem quais são as fontes que usam :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
De manhã foram os rios voadores, agora são ondas de 13 metros, também ouvi o repórter falar em rajadas de 150 Km/h :shocking:

Onde vai a TVI buscar estes dados? Ou é simplesmente o que lhes vem à cabeça? :disgust:

Há minutos no jornal da uma:

0maD9cB.png

Isso é "informação" para o turismo surfista da Nazaré... :bombar:

:lmao: