Tornado em Carvoeiro, Lagoa e Silves – 16 de Novembro de 2012

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por ecobcg 16 Nov 2012 às 13:36.

1. StormCT

StormCT
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    16 Nov 2012
    Local:
    Faro

A ver de dá..fica o link.
    Quem vai de São Bras para Loulé, a uns 500m +/- depois de passar uma bomba de gasolina da AVIA

Linha amarela (uma ideia só)

2. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    A esta distância já deve estar tudo apagado. Os postes já devem estar no lugar mas pode dar para ver algumas árvores... A ver se ainda dá para ver alguma coisa.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. marco_antonio

marco_antonio
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Dez 2010
    Local:
    funchal
    gostei da reportagem e na referência ao forum:thumbsup::thumbsup::thumbsup:

4. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    Não tem a ver directamente com o tornado, mas retrata um pouco os minutos anteriores à chegada do tornado a Lagoa.

#214 ecobcg, 24 Nov 2012 às 12:34
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  5. joocean

joocean
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    3 Dez 2010
    Local:
    Almada
    Por acaso alguém esteve presente na Biblioteca da Câmara e sabe e pode postar as conclusões.

6. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Excelente reportagem, uma vez mais o forum a marcar pontos e na linha da frente :D.

7. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Governo anuncia fundo de dois milhões de euros para vítimas do mau tempo

8. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Muito se tem discutido neste tópico, e vou também deixar a minha opinião.

Previsão
    Começo por mencionar o significado de previsão - acto ou efeito de prever; antevisão; estudo ou análise de algo que ainda está para acontecer.
    Num dicionário que tenho aqui em casa, é isto que vem lá escrito, e é exactamente o que eu penso que é uma previsão. Mas parece que há muita gente que aponta o conceito previsão como o que irá acontecer, como se já se tivesse uma certeza. "Ah e tal davam chuva para hoje e não choveu." Ok, não choveu, mas era uma previsão, quem disse que ia mesmo chover? Alguém o disse? Não.
    Na minha opinião, os fenómenos severos são os mais difíceis de prever. Quando digo isto, falo em episódios de mau tempo, situações de depressão. Quantas vezes se diz "Este evento foi um fiasco."? Isto acontece porque a pessoa que o diz pensava ou supunha que o previsto iria realizar-se.
    O mesmo aconteceu na passada sexta-feira, mas foi o oposto. Previa-se mau tempo, e acabou por ser catastrófico.

Sistema de Avisos
    Acho que aqui nada há a discutir. Quantas vezes estivemos em situações meteorológicas (previsíveis) bem piores, e que foram emitidos avisos de tempo meteorológico adverso? Muitas. E nessas vezes as actividades diárias foram alteradas pelos avisos? Penso que não. Não sei se me faço entender. Quero dizer que um aviso amarelo, laranja, e talvez vermelho não iria alterar a rotina da população, mesmo se fosse emitido com a descrição «Condições favoráveis à ocorrência de fenómenos meteorológicos severos». Bem, podia haver uma pequena prevenção, como está a acontecer na Madeira, mas só se os avisos/alertas fossem comunicados na TV/rádio. Mas como já foi referido, já estivemos em situações com maiores probabilidades de ocorrência de tornados, e nada aconteceu. Pronto, aconteceu.

Observação/Alerta
    Também muito se tem criticado o IM (ou IPMA) pelos sistemas de observação de fenómenos severos através de radares. Penso que comparar os radares do IM com os radares dos E.U.A…. Não dá, é incomparável. Lá é perfeitamente normalíssimo que tenham uma rede de radares meteorológicos muito maior e radares com melhor resolução. Lá ocorrem centenas de tornados por ano, logo têm necessidade de observá-los e alertar a população quando estes se deslocam em direcção a povoações. O mesmo acontece com os países em zonas sismologicamente activas, em zonas costeiras, que têm a necessidade de terem sistemas de alerta de tsunamis altamente precisos. Na minha opinião, ter um sistema de radares como o dos E.U.A. em Portugal é o mesmo que ter sistemas de alerta de tsunamis no Nepal (eu sei, levei isto ao extremo). Ou seja, penso que cada país, cada zona tem os seus sistemas de observação meteorológica consoante as suas necessidades, digamos.

Agora, também há um contra-argumento, que é: Visto ser um fenómeno (tornado) pouco frequente em Portugal e a população não estar habituada a lidar com estes fenómenos, não seria importante reforçar a observação e/ou previsão destes fenómenos de tempo severo? …

Alterações a Fazer
    Bom, penso que existem algumas coisas que têm de ser alteradas.

1-Alteração da distribuição dos avisos do IM/IPMA. Quero com isto dizer, em vez de os avisos serem emitidos por distrito, devem passar a ser emitidos por regiões (litoral Norte, interior Centro, Sotavento, etc), ou então adoptar o sistema do Estofex, por exemplo, que é delimitar zonas de perigo para cada evento.

2-Descrição dos eventos mais pormenorizada. Penso que percebem o que quero dizer. E que, quando há condições favoráveis à ocorrência de tornados, downburst's, etc, incluam "Condições favoráveis à ocorrência de fenómenos de vento severo", por exemplo.

3-Apelo à comunicação social (TV e rádio, principalmente) para comunicar informação verdadeira, e que não inventem nada que possa comprometer as vidas dos cidadãos, e/ou bens materiais.
    ---

Eu sei, já passou bastante tempo desde o tornado que devastou alguns locais no Algarve, mas só agora tive tempo e cabeça para construir um texto, na minha opinião, de jeito.

E reforço, a ideia. Isto é a minha opinião.

Ah, e penso que deve ser criado um tópico específico para esta discussão, pois uma pessoa que venha procurar algo sobre o tornado e lê isto, se calhar desiste logo de procurar.

EDIT:

Já que não jogam à bola, façam algo de jeito:lmao: E eu sou sportinguista:p

9. amando96

amando96
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2010
    Local:
    Düsseldorf
    Falaram-me disto hoje, não muito longe do heliporto. tenho que ir lá ver :cold:

Logo partilho umas fotos ;)

10. StormCT

StormCT
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    16 Nov 2012
    Local:
    Faro
    Exacto, passei lá hoje, já recolocaram as placas de sinalização que estavam dobradas e limparam as arvores junto à estrada mas ainda há muita arvore arrancada e partida (visivel nos 2 lados da estrada)

11. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Pois mas agora é tudo muito lindo porque ainda está fresco, depois quero ver se esse fundo chega mesmo;).

12. FSantos

FSantos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Ago 2006
    Local:
    Gondomar (115m)
  13. joocean

joocean
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    3 Dez 2010
    Local:
    Almada
    Concordo Mário uma das principais alteracoes é porque os fenomenos atmosfericos nao se compadessem dos limites administrativos mas o IM emite o avisos sempre para estas estas áreas. Seria um aspeto a melhorar.

14. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Hoje foi abordada novamente a hipótese dos "meteorologistas amadores" virem a ter uma colaboração mais oficial com o IM, no telejornal das 13h:

(a partir dos 4min):
    http://www.rtp.pt/programa/tv/p1098/c99996

15. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Já agora, alguém sabe como "gravar" o video a partir do site da RTP, de forma a retirar só a parte referente à peça em causa? O mesmo se aplica para a reportagem do "Sexta às 9". Assim sempre dava para colocar aqui só esses excertos...:)

Partilhar esta Página