Tornado em Carvoeiro, Lagoa e Silves – 16 de Novembro de 2012

StormCT

Cirrus
Registo
16 Nov 2012
Mensagens
7
Local
Faro
1la29.jpg


A ver de dá..fica o link.
Quem vai de São Bras para Loulé, a uns 500m +/- depois de passar uma bomba de gasolina da AVIA

Linha amarela (uma ideia só)
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A esta distância já deve estar tudo apagado. Os postes já devem estar no lugar mas pode dar para ver algumas árvores... A ver se ainda dá para ver alguma coisa.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Governo anuncia fundo de dois milhões de euros para vítimas do mau tempo
O Governo tem dois milhões de euros para apoiar as famílias afectadas pelas fortes intempéries que se fizeram sentir nos concelhos de Silves e Lagoa há uma semana, anunciou hoje o secretário de Estado, Marco António Costa.

O valor do fundo foi divulgado ao final da manhã de hoje, após uma reunião realizada no Centro Distrital da Segurança Social em que participaram os autarcas dos municípios de Silves e Lagoa assim como o Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Marco António Costa considera que o valor daquele fundo de emergência vai ser suficiente porque, apesar da primeira estimativa dos prejuízos provocados pelo mau tempo apontarem para os dois milhões e 290 mil euros, a intervenção das seguradoras irá assumir parte importante da verba.

“A intervenção dos seguros, que sabemos que é muito significativa porque há muitas coisas cobertas, significa que os dois milhões de euros que dotámos excepcionalmente para cobrir todas as situações que se justifiquem socialmente são mais que suficientes para apoiar as famílias”, afirmou o Secretário de Estado.

Na próxima segunda-feira, os técnicos dos serviços sociais dos municípios de Silves e Lagoa vão reunir com os técnicos do Centro Distrital da Segurança Social para analisar e concluir os regulamentos do processo.

Marco António Costa aconselhou os cidadãos afectados a contactarem os serviços municipais durante a próxima semana para dar início aos pedidos de apoio.

Questionado sobre o processo de recuperação dos edifícios públicos danificados pelo mau tempo, o autarca de Silves, Rogério Pinto, disse que as “coisas estão bem encaminhadas” admitindo que a recuperação do telhado das piscinas municipais vai ser a obra mais morosa.

O autarca adiantou ainda que a breve trecho espera ter condições para abrir ao público o ginásio e a sala de ‘fitness’ do complexo das piscinas municipais.

O Governo aprovou na quinta-feira, em Conselho de Ministros, uma resolução que permite aos municípios de Silves e Lagoa aceder ao Fundo de Emergência Municipal, podendo aumentar o seu endividamento, o que implica alterar a proposta de Orçamento do Estado para 2013.

Lusa/SOL
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
Muito se tem discutido neste tópico, e vou também deixar a minha opinião.

Previsão
Começo por mencionar o significado de previsão - acto ou efeito de prever; antevisão; estudo ou análise de algo que ainda está para acontecer.
Num dicionário que tenho aqui em casa, é isto que vem lá escrito, e é exactamente o que eu penso que é uma previsão. Mas parece que há muita gente que aponta o conceito previsão como o que irá acontecer, como se já se tivesse uma certeza. "Ah e tal davam chuva para hoje e não choveu." Ok, não choveu, mas era uma previsão, quem disse que ia mesmo chover? Alguém o disse? Não.
Na minha opinião, os fenómenos severos são os mais difíceis de prever. Quando digo isto, falo em episódios de mau tempo, situações de depressão. Quantas vezes se diz "Este evento foi um fiasco."? Isto acontece porque a pessoa que o diz pensava ou supunha que o previsto iria realizar-se.
O mesmo aconteceu na passada sexta-feira, mas foi o oposto. Previa-se mau tempo, e acabou por ser catastrófico.

Sistema de Avisos
Acho que aqui nada há a discutir. Quantas vezes estivemos em situações meteorológicas (previsíveis) bem piores, e que foram emitidos avisos de tempo meteorológico adverso? Muitas. E nessas vezes as actividades diárias foram alteradas pelos avisos? Penso que não. Não sei se me faço entender. Quero dizer que um aviso amarelo, laranja, e talvez vermelho não iria alterar a rotina da população, mesmo se fosse emitido com a descrição «Condições favoráveis à ocorrência de fenómenos meteorológicos severos». Bem, podia haver uma pequena prevenção, como está a acontecer na Madeira, mas só se os avisos/alertas fossem comunicados na TV/rádio. Mas como já foi referido, já estivemos em situações com maiores probabilidades de ocorrência de tornados, e nada aconteceu. Pronto, aconteceu.

Observação/Alerta
Também muito se tem criticado o IM (ou IPMA) pelos sistemas de observação de fenómenos severos através de radares. Penso que comparar os radares do IM com os radares dos E.U.A…. Não dá, é incomparável. Lá é perfeitamente normalíssimo que tenham uma rede de radares meteorológicos muito maior e radares com melhor resolução. Lá ocorrem centenas de tornados por ano, logo têm necessidade de observá-los e alertar a população quando estes se deslocam em direcção a povoações. O mesmo acontece com os países em zonas sismologicamente activas, em zonas costeiras, que têm a necessidade de terem sistemas de alerta de tsunamis altamente precisos. Na minha opinião, ter um sistema de radares como o dos E.U.A. em Portugal é o mesmo que ter sistemas de alerta de tsunamis no Nepal (eu sei, levei isto ao extremo). Ou seja, penso que cada país, cada zona tem os seus sistemas de observação meteorológica consoante as suas necessidades, digamos.

Agora, também há um contra-argumento, que é: Visto ser um fenómeno (tornado) pouco frequente em Portugal e a população não estar habituada a lidar com estes fenómenos, não seria importante reforçar a observação e/ou previsão destes fenómenos de tempo severo? …

Alterações a Fazer
Bom, penso que existem algumas coisas que têm de ser alteradas.

1-Alteração da distribuição dos avisos do IM/IPMA. Quero com isto dizer, em vez de os avisos serem emitidos por distrito, devem passar a ser emitidos por regiões (litoral Norte, interior Centro, Sotavento, etc), ou então adoptar o sistema do Estofex, por exemplo, que é delimitar zonas de perigo para cada evento.

2-Descrição dos eventos mais pormenorizada. Penso que percebem o que quero dizer. E que, quando há condições favoráveis à ocorrência de tornados, downburst's, etc, incluam "Condições favoráveis à ocorrência de fenómenos de vento severo", por exemplo.

3-Apelo à comunicação social (TV e rádio, principalmente) para comunicar informação verdadeira, e que não inventem nada que possa comprometer as vidas dos cidadãos, e/ou bens materiais.
---

Eu sei, já passou bastante tempo desde o tornado que devastou alguns locais no Algarve, mas só agora tive tempo e cabeça para construir um texto, na minha opinião, de jeito.

E reforço, a ideia. Isto é a minha opinião.

Ah, e penso que deve ser criado um tópico específico para esta discussão, pois uma pessoa que venha procurar algo sobre o tornado e lê isto, se calhar desiste logo de procurar.

EDIT:

Tornado no Algarve: Sporting ajuda Silves e Lagoa.

O presidente Luiz Godinho Lopes disponibilizou a equipa do Sporting para ajudar a minimizar os prejuízos causados pelo mau tempo que afectou os concelhos algarvios de Lagoa e Silves no passado dia 16 de Novembro.
A equipa do Sporting defrontará uma selecção do Algarve, composta por jogadores de Olhanense, Silves, Lagoa, Lagos e Portimonense, na próxima sexta-feira, dia 30 pelas 21:00, no Estádio Municipal de Portimão.

Na próxima Terça-feira, dia 27, uma comitiva do Sporting, liderada pelo seu presidente, marcará presença na apresentação oficial do evento, que terá lugar pelas 12:00 na Câmara Municipal de Silves. Uma hora antes, terá lugar uma visita pelas zonas mais afectadas pelo tornado que deixou um rasto de destruição, principalmente, nos concelhos de Silves e Lagoa.
Já que não jogam à bola, façam algo de jeito:lmao: E eu sou sportinguista:p
 

StormCT

Cirrus
Registo
16 Nov 2012
Mensagens
7
Local
Faro
Falaram-me disto hoje, não muito longe do heliporto. tenho que ir lá ver :cold:

Logo partilho umas fotos ;)

Exacto, passei lá hoje, já recolocaram as placas de sinalização que estavam dobradas e limparam as arvores junto à estrada mas ainda há muita arvore arrancada e partida (visivel nos 2 lados da estrada)
 

joocean

Cirrus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
34
Local
Almada
Concordo Mário uma das principais alteracoes é porque os fenomenos atmosfericos nao se compadessem dos limites administrativos mas o IM emite o avisos sempre para estas estas áreas. Seria um aspeto a melhorar.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Hoje foi abordada novamente a hipótese dos "meteorologistas amadores" virem a ter uma colaboração mais oficial com o IM, no telejornal das 13h:

(a partir dos 4min):
http://www.rtp.pt/programa/tv/p1098/c99996

Já agora, alguém sabe como "gravar" o video a partir do site da RTP, de forma a retirar só a parte referente à peça em causa? O mesmo se aplica para a reportagem do "Sexta às 9". Assim sempre dava para colocar aqui só esses excertos...:)