Tornados em Tomar/Ferreira do Zêzere/Sertã e Carvalhal Formoso - 7 Dezembro 2010

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por thunderboy 7 Dez 2010 às 13:58.

  1. Antunes Silva

    Antunes Silva
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Dez 2010
    Mensagens:
    2
    Local:
    Linhaceira, Tomar
    Infelizmente, meu caro, infelizmente. Espero é que todos ajudem agora ;)
     
  2. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Tornado alley não diria...eheh.
    Bom, na minha opinião o sistema montanhoso Sintra-Estrela tem demonstrado uma grande importancia no que toca a estes sistemas convectivos tornadogenicos.

    Primeiro, há que dizer que os tornados em Portugal ocorrem em situações de crista anticiclonica a SE/E e depressão/ULL a W/SW, na 2a metade o Outono e primeira do Inverno.
    Isto deve-se ao facto de essa altura do ano ser a que comporta maior instabilidade potencial ( SST´s elevadas vs Atmosfera em rápido arrefecimento).
    O padrão sinoptico acima referido transporta grandes quantidades de ar tropical humido á superficie ( Theta e > 45º, Dewpoints >15º), sendo tambem responsavel pela introdução de uma franja de ar frio nos niveis altos, com a T500 geralmente abaixo dos -15º...este factor é dependente da posição exata da crista, que optimamente ficará no E Espanhol.
    Nestas situações estamos sob a area divergente em altura e sob advecção de vorticidade e helicidade.

    As caracteristicas deste tipo de ambientes é muito dinamica, aos baixos FCL´s juntam-se niveis de equilibrio elevados, que potenciam convecção profunda, as células geradas são de evolução rápida devido ao shear e á divergencia em altura ( por exemplo, estavamos ontem sob um fluxo médio nos 500-300hpa de 100 a 140km.h).

    A helicidade e vorticidade por seu lado conferem rotação á massa de ar.

    A razão dos tornados serem relativamente raros noutras alturas do ano é simples....só neste periodo é que as condições dinamicas se conseguem conjugar todas.

    Bom, no que toca so sistema montanhoso Sintra-Estrela, eu acho que as suas altitudes relativamente baixas são potenciadoras de forcing vertical por efeito orografico....numa situação de uma célula sobre o mar, tanto a existencia de montes perto da costa quer uma boa convergencia costeira tendem a intensificá-las imediatamente após atingirem a linha de costa.

    No caso da célula de ontem, pode-se ver que esta em mar alto apresentava uma organização pouco notória, mas ao atingir terra deu-se uma intensificação rápida, que creio estar relacionada com a topografia da zona do sistema Sintra-Estrela que atravessou.
    É factual que grandes rugosidades topograficas distorcem o fluxo de ar, sendo más para a criação de sistemas tornadogénicos...acontece que a area montanhosa que este sistema cruzou tem altitudes maximas de 400-500m, que podem potenciar movimentos verticais sem causar garande distorção do fluxo predominante.

    Se se pode considerar a zona ribatejana como um "tornado aley" Português, sinceramente não sei...mas é-me irrefutavel que as condições geograficas da zona podem ser favoraveis á criação de sistemas convectivos paciveis de criar tornados.

    Os tornados em Portugal estão relativamente mal documentados...a principal razão é a ineficiencia dos radares a nivel de resolução....que os torna incapazes de detectar os "hook like features", e obviamente a falta de observações directas, resultantes da baixa densidade populaçional onde estes fenomenos acontecem.

    Na minha opinião, areas muito mais vastas como grande parte do Alentejo devem ser locais relativamente bons para a actividade tornadica....pois são locais que nestas ocasiões de entradas de ar tropical, tendem a aquecer bastante devido á baixa altitude, formando uma camada limite aquecida pronta a ser explorada por estes sistemas, e estão rodeados de zonas montanhosas como as serras litorais ou mesmo a serra Alagrvia, que são boas criadoras de fenomenos de forcing vertical.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Rain

    Rain
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    9 Out 2010
    Mensagens:
    91
    Local:
    Braga
    Boas ajrebelo,

    Concordo em absoluto contigo. O IM deu, há uns anos a esta parte, um salto tecnológico na aproximação ao utilizador comum, com a criação do website e disponibilização de dados para consulta pública. Julgo que estaremos no bom caminho para uma conjugação de esforços entre as autoridades oficiais e a comunidade interessada neste tipo de fenómenos severos.
    Agora, depois deste evento e dos antecedentes, há que estudar a recorrência de fenómenos meteorológicos nesta região do País em especial, pois num curto espaço de anos assistimos a 2 tornados. Coincidência?
    Depois temos o dispositivo de protecção civil: quem faz o quê? como proceder em situações deste tipo? quais os meios a envolver? actuação preventiva ou somente de socorro?
    Há massa critica e disponibilidade por parte da comunidade anónima (MeteoPt é um exemplo) para uma conjugação de esforços no sentido de minimizar este tipo de situações.
    Quanto ao lançamento de alertas, o povo Português é ingrato: no caso particular das cheias na régua, lembro-me que no ano passado os comerciantes ficaram muito zangados com o Protecção Civil, pois emitiu um alerta de cheia para a zona ribeirinha, levando os comerciantes a retirar os bens da possível zona afectada, e como nada aconteceu ficaram chateados por todo o trabalho de remoção que tiveram...seria melhor a perda total?

    Abraço.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. GARFEL

    GARFEL
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    5 Set 2008
    Mensagens:
    344
    Local:
    Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
    a web cam do luis salvador nas cardelas-tomar está direccionada para poente ou seja sudoeste
    consegues recuperar as imagens de ontem luis ???
    provavelmente a web cam apanhou algo do que se passou
     
  5. jflores

    jflores
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    27 Jan 2010
    Mensagens:
    4
    Local:
    Tomar
    Re: Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

    Efeitos do tornado:
    [​IMG]Image Hosting
     
  6. Johnny Storm

    Johnny Storm
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    28
    Local:
    Lisboa
    Só para informar que o Prof Pedro Miranda da Universidade de Lisboa vai estar no Jornal da Tarde, na Sic. Não sendo um especialista na área dos tornados (nem se pode dizer que haja algum em Portugal, creio eu), será sempre mais uma opinião a ouvir.
     
  7. Paulo M.

    Paulo M.
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    18 Abr 2008
    Mensagens:
    4
    Local:
    Tomar
    Só agora tive luz em casa e por isso só agora é que consegui vir até aqui.

    Estou mesmo ao lado do epicentro do sitio onde o tornado passou, a alguns metros do "famoso" jardim escola. Vi tudo da janela de casa, apesar do que vi, e como estava muito perto, foi apenas uma massa de poeiras e detritos em suspensão que passou a grande velocidade e que ia derrubando as árvores pelo caminho e colocando as telhas a "voar".
    Apesar de estar um forte vento antes e depois do tornado, os ventos e pressões que provocaram os estragos não estiveram mais de 5/10 segundos na minha zona.

    A minha casa está sem uma boa parte do telhado mas como tenho uma laje entre o telhado e o ultimo piso, consegue-se estar bem dentro de casa. Alguns vizinhos meus estão sem casa, porque as construções já eram antigas e com tecto de madeira e soalhos de madeira as coisas tornam-se complicadas.

    Na televisão não dá para perceber bem, mas a casa que está em frente ao jardim escola tem peças de betão armado penduradas pelos varões de aço e está em perigo de ruína. A protecção civil já disse que a casa tem de ser demolida. Nesta casa dá para perceber bem a intensidade do tornado porque esta era de uma estrutura corrente de betão armado.

    A minha estação é muito fraquinha tanto em termos da informação disponibilizada como da fiabilidade da mesma. Apesar disso durante a passagem do tornado a pressão atmosférica actualizada ao minuto (ou até mais) baixou dos 996 para os 990 e depois subiu para os 997.

    Mais tarde coloco algumas fotos.
     
  8. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Tinha há dias feito uma estimativa do trajecto, agora com os diversos relatos que fui lendo na comunicação social, refaço um mapa que já estará mais próximo da realidade.

    [​IMG]

    [​IMG]

    Ainda é um trajecto bastante longo, 45km, é bastante provável que o tornado nem sempre tenha andado pelo chão em todo o trajecto. Por exemplo o membro do fórum ac_cernax a partir de Cernache de Bom Jardim e olhando para a zona entre o Centro náutico e Rolã não viu o Tornado no chão mas apenas a rotação da base das nuvens e a funnel a tentar descer, mas depois na Rolã já há registos de danos tal como antes houve no centro náutico.
     
  9. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Bem vindo, cá esperamos pelas fotos.
    E solidariedade e força para a recuperação das vossas casas.
     
  10. Paulo M.

    Paulo M.
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    18 Abr 2008
    Mensagens:
    4
    Local:
    Tomar
    [​IMG]

    Coloco aqui uma imagem com a zona com estragos aqui perto de mim. A largura da zona é de cerca de 300m. Existem estragos fora desta zona mas são pontos localizados ou árvores de grande porte e de elevada altura.

    Já agora gostava de saber se a "força" do tornado tem alguma influencia com o relevo do terreno?

    Obrigado
     
  11. jpgerardo

    jpgerardo
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    7 Dez 2010
    Mensagens:
    3
    Local:
    Tomar
    Esta foto é de um amigo meu e penso que será uma das mais próximas tiradas ao tornado, foi tirada do Convento de Cristo, momentos antes do tornado atingir o jardim escola João de Deus.
    O tornado estava no vale entre o castelo e o jardim escola.
    Dá para ter um pouco a noção do cone.

    [​IMG]
     
  12. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
  13. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Muito boa foto:w00t:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Pixie

    Pixie
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    15 Abr 2010
    Mensagens:
    122
    Local:
    Lisboa
  15. APenim

    APenim
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    7 Dez 2010
    Mensagens:
    1
    Local:
    FZZ
    Só assistindo ao vivo é que se sabe mesmo, e é horrível! Infelizmente assisti a tudo e ele passou mesmo ao lado da escola onde eu estava a ter aulas :| é ... inexplicável :sad:
     

Partilhar esta Página