Transição Energética em Portugal

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
Alguém me consegue explicar porque é que o UK não tem barragens pelo menos no norte onde existe mais montanhas? Com a quantidade de chuva que cai lá, podiam produzir energia hídrica sem parar e até exportar..
 
  • Gosto
Reactions: Aine e tonítruo


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,057
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Alguém me consegue explicar porque é que o UK não tem barragens pelo menos no norte onde existe mais montanhas? Com a quantidade de chuva que cai lá, podiam produzir energia hídrica sem parar e até exportar..
Se calhar pelo facto de não haver grandes rios por lá... a maioria da precipitação cai em montanhas despidas e rias! :intrigante:

Depois é preciso também ter em conta que o Reino Unido usa uma voltagem diferente daquela que se usa na Europa Continental - a diferença de potencial nas tomadas no continente é de 220 V, mas no Reino Unido é de 110 V (se não estou em erro). :D
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Se calhar pelo facto de não haver grandes rios por lá... a maioria da precipitação cai em montanhas despidas e rias! :intrigante:

Depois é preciso também ter em conta que o Reino Unido usa uma voltagem diferente daquela que se usa na Europa Continental - a diferença de potencial nas tomadas no continente é de 220 V, mas no Reino Unido é de 110 V (se não estou em erro). :D
E qual era o problema da voltagem ser diferente? ( Não é. Eles usam 220v como nós)

Os EUA é que usam os 120V e tem barragens enormes.

Os equipamentos eléctricos estão adaptados a voltagem que é usada no país.

Um exemplo em Portugal a linha de comboios de Cascais trabalha a 1500v em corrente contínua.

O resto das linhas em Portugal trabalha a 25.000v corrente alternada.

Para o utilizador os comboios andam igual aos outros.

A voltagem não afecta nada porque o equipamento está desenhado para isso.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Com a previsão de chuva , o Noroeste vai dar um pontapé na seca , o centro do pais normalizar , ficando ainda parte de Tras os Montes , Alentejo e Algarve em seca , mas sempre já é qualquer coisa. Outra coisa importante é o aumentar dos niveis das barragens , tendo em conta o cenário da Europa , se o Inverno for generoso na Peninsula , esta poderá exportar electricidade para França e daí para o resto da Europa.
Tinha mesmo de ser muito generoso para se poder exportar energia.

As barragens estão vazias e é preciso muita mas mesmo muita chuva para as encher, e para podermos produzir energia sem as deixar vazias para o verão.

Se elas forem dando para o consumo interno já era bem bom.

No mix energético da factura de setembro 58% foi gás, que está caríssimo...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Alguém me consegue explicar porque é que o UK não tem barragens pelo menos no norte onde existe mais montanhas? Com a quantidade de chuva que cai lá, podiam produzir energia hídrica sem parar e até exportar..
O UK tem uma potencia hídrica instalada a rondar os 6,23GW. Se não têm mais é porque provavelmente não têm rios com caudal suficiente para mais produção.
Até porque no que toca a energias renováveis, o UK tem 25GW de eólica e 13,4GW de solar. E que sol têm eles comparado com Portugal?
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
O UK tem uma potencia hídrica instalada a rondar os 6,23GW. Se não têm mais é porque provavelmente não têm rios com caudal suficiente para mais produção.
Até porque no que toca a energias renováveis, o UK tem 25GW de eólica e 13,4GW de solar. E que sol têm eles comparado com Portugal?
Eu percebo em relação a solar, estava mesmo a falar da hídrica.. Vivi no UK 7 anos, andei de Norte a Sul e não me lembro de passar em 1 única barragem, daí a minha pergunta visto chover muito..

Então eles têm 6,23GW e Portugal tem 7,19GW.. Não parece pouco para um país que poderia produzir energia hídrica 10 meses por ano? Quer dizer, as nossas barragens podem turbinar a 100% uns 4 meses por ano, eles poderiam muito mais..
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Com a previsão de chuva , o Noroeste vai dar um pontapé na seca , o centro do pais normalizar , ficando ainda parte de Tras os Montes , Alentejo e Algarve em seca , mas sempre já é qualquer coisa. Outra coisa importante é o aumentar dos niveis das barragens , tendo em conta o cenário da Europa , se o Inverno for generoso na Peninsula , esta poderá exportar electricidade para França e daí para o resto da Europa.
Exportar energia? Só se for a eólica. E os próximos dias até são muito favoráveis à produção de energia eólica.
Para exportar hídrica tinha que chover mesmo muito. As grandes hídricas estão francamente em baixo, e por mais que chova nesta estação húmida, tenho dúvidas que Alto Rabagão ou até mesmo Alto Lindoso ou a Paradela encham.

E do lado espanhol a coisa não está melhor.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu percebo em relação a solar, estava mesmo a falar da hídrica.. Vivi no UK 7 anos, andei de Norte a Sul e não me lembro de passar em 1 única barragem, daí a minha pergunta visto chover muito..

Então eles têm 6,23GW e Portugal tem 7,19GW.. Não parece pouco para um país que poderia produzir energia hídrica 10 meses por ano? Quer dizer, as nossas barragens podem turbinar a 100% uns 4 meses por ano, eles poderiam muito mais..
Metade da energia hídrica produzida em Portugal vem das hídricas do Douro. Ou seja, uma bacia enorme. As bacias do UK são todas pequenas.

No UK efetivamente chove muitos dias, mas muitos dias de chuva não é sinónimo de grande quantidade de chuva. E onde efetivamente chove muito não há rios grandes. Ou seja, a escorrência é quase diretamente para o mar ou rias.

1.JPG


As regiões onde realmente há rios, o Tay, por exemplo, tem barragens.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
Se calhar pelo facto de não haver grandes rios por lá... a maioria da precipitação cai em montanhas despidas e rias! :intrigante:

Depois é preciso também ter em conta que o Reino Unido usa uma voltagem diferente daquela que se usa na Europa Continental - a diferença de potencial nas tomadas no continente é de 220 V, mas no Reino Unido é de 110 V (se não estou em erro). :D
A tensão é igual à nossa, o que eles usam diferente é a tomada, nós usamos normalmente a Tomada Schuko e eles usam a Tomada Inglesa.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial