Transição Energética em Portugal



efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
As baterias usadas de carros elétricos tem muita procura.

Servem para os sistemas solares poderem armazenar energia, e são muito mais baratas que as baterias novas para esse efeito.

Enviado do meu 2107113SG através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
parece-me que o hidrogénio tem potencial superior
Este artigo da Wiki, explica tudo acerca. Terei que digerir bem a extensa leitura para emitir uma opinião, mas a observação da evolução do mercado dos veículos a hidrogénio parece-me lenta, em comparação com a tecnologia das baterias. E paralelamente há a evolução de outro tipo de baterias que não as de lítio.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
239
Local
Serra - Alvorge @~300m
Não queres elaborar mais um pouco? :intrigante:
É que a idiotice à volta disso é tão grande que até é difícil começar...
Para já, apenas digo que a retórica/agenda está a ser empolada pelas grandes empresas petrolíferas, porque lhes convém manter o mesmo modelo económico que têm até aqui...ou seja, a produção, armazenamento, transporte e venda da matéria prima.
Olhando para as eficiências dos processos envolvidos na geração e transformação em eletricidade...nem vale a pena comentar...:facepalm:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
a retórica/agenda está a ser empolada pelas grandes empresas petrolíferas, porque lhes convém manter o mesmo modelo económico que têm até aqui...ou seja, a produção, armazenamento, transporte e venda da matéria prima.
Nem se pode ter dúvidas disso. Por outro lado, poderão dirigir o seu modelo no sentido da produção de energia eléctrica a partir dos combustíveis fósseis, e ter assim uns balões de oxigénio. Mas vão encontrar grande resistência...
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Resumo de Janeiro pela REN. 81% de renováveis!

1707311538974.png


Deixo a tabela das pontas, no qual a eólica teve novo recorde (4,9GW), isto depois de um recorde de hídrica em Dezembro!
Acho que o próximo recorde a ir à vida é a Solar, mas mais lá para o meio do ano.

1707311667278.png
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Acho que o próximo recorde a ir à vida é a Solar, mas mais lá para o meio do ano.
Só não foi dia 3 de Fevereiro (1817MW) porque o céu não esteve totalmente limpo.
Com a potência instalada a crescer +-100MW/mês, até Setembro haverão recordes sucessivos.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
energia.png

Quem estiver no mercado indexado e horário, amanhã aqueça a casa para 1 semana: quase de graça...
A eólica dará um empurrão tremendo, claro que a hidráulica também ajudará.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Se os dados do Ren Data Hub estiverem corretos foi hoje batida a ponta (pico) da produção eólica em Portugal com mais de 5mil MW por volta das 13h30. Veremos se os dados são ou não validados. O anterior recorde foi de 4904MW no dia 16 de Janeiro.
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Segundo os dados da REN, às 13h15 a energia eólica atingiu um pico de 5099MW. O anterior recorde era de 4904MW no passado dia 16/01.
A solar ontem também bateu nos 1896MW e antes de ontem nos 1898MW.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Só não foi dia 3 de Fevereiro (1817MW) porque o céu não esteve totalmente limpo.
Com a potência instalada a crescer +-100MW/mês, até Setembro haverão recordes sucessivos.
Só à minha conta, nestes 2 primeiros meses de 2024 e em pleno Inverno, já produzi 365kWh ;) E só tenho 4 painéis.
Por outro lado, estou (estamos) quase sem água no Algarve... lol
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Segundo os dados da REN, às 13h15 a energia eólica atingiu um pico de 5099MW. O anterior recorde era de 4904MW no passado dia 16/01.
A solar ontem também bateu nos 1896MW e antes de ontem nos 1898MW.

A solar vai ser batida constantemente a partir de agora à medida que os dias vão ficando maiores e vão sendo inauguradas novas centrais. O pico vai facilmente passar os 2000MW ou talvez mesmo 2500MW lá para junho deste ano.
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
Mete dó ver esta água toda em tempos de fartura no norte a ir embora e depois ainda ter que ver o Alqueva a abrir a goela para cumprir contrato e o Algarve à mingua e sem a possibilidade de trazer essa água para o Sul. O Potencial Agrícola que o Algarve tem para produção de produtos que o norte e centro da Europa quer a preços apetecíveis e todo essa potencial está emperrado devido à falta de visão dos nossos desgovernantes. Faça-se e rápido a Auto-Estrada da água.
Quanto à energia que está ao preço da uva mijona, os consumidores continuam a pagar e bem, para quando os preços para os consumidores variarem de acordo com o mercado?
Como assim? Já ouviste falar do mercado indexado?