Transição Energética em Portugal



Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
Por acaso não sabia, estive a pesquisar agora.
A operadora que tenho não tem essa opção.
Tenho que ver isso melhor.
Obrigado

Eu lavo e seco roupa de borla a certas horas da noite... Carrego o carro igual... Aconselho-te a entrares num grupo de Facebook chamado "Tarifas Energia Portugal". De momento o melhor indexado está na ibelectra, tarifa familiar. Pesquisa, vale muito a pena...
 

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
239
Local
Serra - Alvorge @~300m

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Eu lavo e seco roupa de borla a certas horas da noite... Carrego o carro igual... Aconselho-te a entrares num grupo de Facebook chamado "Tarifas Energia Portugal". De momento o melhor indexado está na ibelectra, tarifa familiar. Pesquisa, vale muito a pena...

Atenção que o indexado tem associado o risco de haver uma grande volatilidade nos preços. Pode haver situações em que deixe de compensar e se torne (muito) mais caro. Desde que se esteja atento aos preços no Mibel e se possa sair do indexado rapidamente se os preços subirem... Compensa. ;)
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
Realmente os preços agora estão muito reduzidos, mas em outras alturas nem por isso.
Alguém com o tarifário indexado, pode me dizer nessas alturas com os preços mais altos no último ano, qual o valor por kwh que pagou.
Vou mesmo ver como isto funciona.

O objetivo do indexado é estares lá enquanto o preço do kw compensa. Assim que começar a subir, mudas para a tarifa fixa. Consegues poupar um bom € como eu já poupei. Eu por exemplo mudei da gold energy em Janeiro, de 16 cêntimos kw, paguei a volta dos 9 cêntimos o mês passado.

Ler: https://contaspoupanca.pt/2024/02/2...ereiro-vai-baixar-bastante-vale-a-pena-mudar/
 

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
125
Local
Portugal
O ano passado houve um mês, talvez Maio, em que alguns indexados tiveram dias com preços negativos, ou seja, os clientes eram pagos pela energia consumida.

Essa aberração aconteceu devido às medidas do regulador, certamente por pressão do governo, nas tarifas de acesso negativas para controlar o preço da eletricidade.

Tudo muito lindo no curto prazo mas uma das consequências foi a dívida tarifária que levou tantos anos a domar ter explodido novamente para os 2 mil milhões € quando o planeado na última década era da mesma quase desaparecer por esta altura. Galambices.

Essa aberração já foi corrigida no início deste ano. Mas com esta chuva e situação das principais barragens de produção,os indexados devem ter bons preços pelo menos mais uns meses.

Mas como outros já referiram, indexados exigem acompanhamento regular do mercado e do contexto de n fatores que afetam o preço da eletricidade. Não é aconselhado para um consumidor/família típica.
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
834
Local
Madorna - São Domingos de Rana
Fiquei convencido, acabei de aderir à Ibelectra, com estes preços era impensável não mudar. :thumbsup:

1709606899000.png
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
834
Local
Madorna - São Domingos de Rana
Parece que as novas construções de parques solares está a bombar. O Expresso a dizer que

Portugal instalou num só mês mais potência solar do que quatro centrais da Amareleja​


Entretanto no mês passado mais uma licença foi dada para um parque solar, desta vez em Divor, de 210MW e em Dezembro passado outra licença esta para a Asseiceira (Azambuja) de 130MW
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Isto é tudo excelente, só questiono as medidas para mitigar os impactos ambientais destas centrais todas. A APA terá palavra nisto, creio eu.

No meio disto tudo, a maior central fotovoltaica do país (os nossos telhados) podia ir sendo instalada se fossem feitos mais esforços para isso a nível estatal. É muito bonito ver centrais a nascerem por todo o lado, mas têm sempre um impacto negativo na fauna e flora dos locais. Para além de que só favorece os grandes bolsos.

Uma energia comunitária e pouco impactante seria sempre melhor.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
50 propostas para eólica off shore!!


Estamos a falar de investimentos astronómicos aqui e parece que internacionalmente toda a costa portuguesa é vista como mina de ouro energética.
 

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
239
Local
Serra - Alvorge @~300m
50 propostas para eólica off shore!!


Estamos a falar de investimentos astronómicos aqui e parece que internacionalmente toda a costa portuguesa é vista como mina de ouro energética.
Não creio que seja assim uma mina tão grande quando comparada com outras regiões...há é maior 'facilidade' em adquirir as licenças de instalação e exploração.

Source: https://globalwindatlas.info