Transição Energética em Portugal

  • Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Sim, mas para isso não precisa de arder nada... O mesmo é valido para a teoria de que andam a largar fogo para instalar posteriormente minas de lítio. A sua instalação não depende em nada se a área foi queimada ou tem lá uma floresta.
O maior incêndio deste ano (Arganil/Piódão/Estrela/Gardunha) cuja ignição inicial foi puramente natural atesta bem que o problema é o desordenamento florestal em geral em todos os seus aspectos. Aquela imensa cicatriz na cordilheira central nunca teria qualquer relação com "incendiarismo" dirigido para aproveitamento seja do que fôr. Pode dizer-se que foi uma verdadeira fatalidade, mas que estava à espera de acontecer mais tarde ou mais cedo.
 
A inexistência de ordenamento florestal (e também o urbano) é um flagelo que será muito difícil de ultrapassar.. Pela falta de interesse, pela desconexão de uma grande parte da população com a floresta/campo/interior, pela falta de meios municipais e regionais, e pela pouca visibilidade a gestão florestal tem (resumidamente, não dá votos).
Criamos planos estratégicos (quer municipais quer regionais) para uma série de âmbitos, sectores, etc etc, mas nunca os queremos aplicar, ficam quase sempre na gaveta.. Verifica-se também, que o preço dos planos tem sido espremido ao máximo, levando a que estes sejam menos minuciosos e adaptados ao território (Pescadinha de rabo na boca).
O passo em frente, será dado quando a população urbana começar a sair destes centros e volte para o interior, se um dia acontecer.. Até lá, considero que os maiores movimentos vão continuar a ser feitos por ONG's..

Dito isto, acabámos por nos desviarmos do tema..
 

Garrafas e latas vão pagar depósito de 10 cêntimos a partir de abril: saiba como receber o reembolso​



"As embalagens recolhidas serão enviadas para seis centros de processamento e duas unidades de triagem, localizadas em Lisboa e Porto, garantindo que o material possa ser transformado em nova matéria-prima e reinserido numa lógica de economia circular."


Já agora, se as embalagens vão todas para Lisboa ou Porto, quantas toneladas de CO2 vão lançar para a atmosfera com essa medida e já agora se a recolha for tão boa como nos ecopontos com as ditas máquinas cheias ou fora de serviço. :rolleyes:

Também vão baixar a taxa que se passa na factura da água? :rolleyes:

Se não tiver o rótulo ou tampa vai para o ecoponto amarelo e não existe recompensa nenhuma. :lol:

Tenho pena que seja necessário criar mais uma taxa exclusivamente para isto e não me faz sentido que os centros de triagem estejam tão concentrados, mas no resto, eu só não percebo como é que sendo nós um dos países da Europa com menor taxa de reciclagem, um sistema destes demorou tanto tempo a chegar cá. Há vários países continente acima onde isto já acontece aos anos. Uma coisa tão simples quanto chegares ao supermercado, meteres as embalagens na máquina e consoante a quantidade receberes um crédito para as compras que vais fazer a seguir. É uma boa forma de criar novos hábitos nas pessoas, especialmente tendo em conta a quantidade enorme de calhaus com olhos que ainda existe por cá nesta matéria.
 
Última edição: