Urso-pardo de volta a Portugal?



Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Fotografiado el oso de La Carballeda zamorana, por lo que ya no hay dudas de que se trata de uno o varios osos:

http://www.laopiniondezamora.es/com...-certifica-fotografias-oso-habita/697724.html

:thumbsup::thumbsup::thumbsup:


Para os mais céticos aí está a prova. O Urso está de volta aos montes zamoranos.
Falta saber se não andam mais ursos pela zona.


http://www.antena3.com/videos-onlin...-oso-pardo-colmenas-zamora_2013080700151.html

Este belo exemplar não andará à procura dos caminhos para Portugal?:D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
:thumbsup::thumbsup::thumbsup:


Para os mais céticos aí está a prova. O Urso está de volta aos montes zamoranos.
Falta saber se não andam mais ursos pela zona.


http://www.antena3.com/videos-onlin...-oso-pardo-colmenas-zamora_2013080700151.html

Este belo exemplar não andará à procura dos caminhos para Portugal?:D

Parece-me quase certo que se a expansão do Urso continuar este vai acabar por entrar em Portugal, mais tarde ou mais cedo. Penso que os parques naturais da região deviam ir preparando a sua chegada, nomeadamente educando as populações para a "nova" espécie. :)
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Parece-me quase certo que se a expansão do Urso continuar este vai acabar por entrar em Portugal, mais tarde ou mais cedo. Penso que os parques naturais da região deviam ir preparando a sua chegada, nomeadamente educando as populações para a "nova" espécie. :)

Eu também acho que era altura dos vários parques no norte, principalmento o Parque Natural de Montesinho, se irem preparando para as visitas ou mesmo o regresso dos Ursos Pardos.
O aviso cuidado à população deve ocorrer, principalmente aos apicultores.



Mais uma notícia sobre o tema.

La Junta cree que los osos pardos serán ´comunes´ en zonas habitadas

El crecimiento de la población de estos animales ha provocado en los últimos tiempos que hayan sido vistos en poblaciones de León y Zamora
 

trevinca

Cirrus
Registo
8 Mar 2009
Mensagens
91
Local
Espanha
Dos artigos no xornal La Opinión-El Correo de Zamora, na secçao de 'opinion':

Ontem: "Las extrañas declaraciones del director del Medio Natural sobre el oso pardo de Zamora".

Hoje: "El oso, un nuevo activo medioambiental para Zamora"
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Eu estou positivamente surpreendido com a atitude dos agricultores e dos políticos locais... Realmente em algumas coisas (felizmente) vivemos outros tempos...

Ninguna sorpresa.........han descubierto que el oso puede ser un recurso turístico, es decir, puede ser un valor económico, puede dar dinero.

A los políticos debes hablarles de euros, si.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Nós temos no norte de Portugal 3 áreas protegidas com exclentes condições para o urso - pardo : o Parque Natural do Montesinho , o Parque Nacional da Peneda - Gerês e a Área de Paisagem Protegida do Corno do Bico , para não falar também dos carvalhais da Serra da Nogueira .

Por mim , anseio pelo regresso do urso a Portugal , do qual nunca deveria ter saído . . .
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
untitled.bmp



Então e quando o primeiro por cá aparecer, qual será o seu estatuto? Não haverá nada na nossa legislação a protege-lo?
 

trevinca

Cirrus
Registo
8 Mar 2009
Mensagens
91
Local
Espanha
Mentras chega o urso a Montesinho, podedes ler un artigo sobre os derradeiros ursos de Portugal, agora xa en internet e gratuito.
Ir a google e escribide: argutorio dialnet. Despois sinalar o número 30, e saile-vos a revistas con seus estudos. Escollede o que leva por nome: "Las últimas noticias de los osos galaico-portugueses"...

Deica logo
 

opala

Cirrus
Registo
25 Ago 2013
Mensagens
4
Local
lisboa
Boa Tarde
Quando era criança costumava passar férias numa localidade chamada Casais do Baleal, na costa Oeste. Como não havia luz eléctrica, à noite as pesoas juntavam-se à porta com candeeiros de petróleo e contavam anedotas, cantavam canções e os mais velhos contavam histórias antigas. No meio de muita história de naufrágios nas Berlengas e antigas pescas à baleia, era sempre referida a história do urso caçado numa localidade próxima chamada Serra d'El Rei. Pareciam estar convencidos de que esse fora o último urso caçado em Portugal e como eu tinha uns 4 ou 5 anos, acreditei sempre nisso... confesso que nunca me lembrei de tentar averiguar a veracidade da coisa... agora lendo este tópico aqui no fórum parece-me improvável essa circunstância, no entanto gostava de saber se haverá algum fundo de verdade na história, não que tenha sido o último urso, mas pelo menos se foi apanhado algum nessa localidade e se é possivel que aquelas pessoas ainda tivessem memória disso. Isto passou-se em meados/finais dos anos 70 e os senhores não teriam menos de 70 anos, julgo... era algo tão presente no imaginário colectivo da região que penso que terá algum fundo de verdade.
Se souber alguma coisa agradecia a informação.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa Tarde
Quando era criança costumava passar férias numa localidade chamada Casais do Baleal, na costa Oeste. Como não havia luz eléctrica, à noite as pesoas juntavam-se à porta com candeeiros de petróleo e contavam anedotas, cantavam canções e os mais velhos contavam histórias antigas. No meio de muita história de naufrágios nas Berlengas e antigas pescas à baleia, era sempre referida a história do urso caçado numa localidade próxima chamada Serra d'El Rei. Pareciam estar convencidos de que esse fora o último urso caçado em Portugal e como eu tinha uns 4 ou 5 anos, acreditei sempre nisso... confesso que nunca me lembrei de tentar averiguar a veracidade da coisa... agora lendo este tópico aqui no fórum parece-me improvável essa circunstância, no entanto gostava de saber se haverá algum fundo de verdade na história, não que tenha sido o último urso, mas pelo menos se foi apanhado algum nessa localidade e se é possivel que aquelas pessoas ainda tivessem memória disso. Isto passou-se em meados/finais dos anos 70 e os senhores não teriam menos de 70 anos, julgo... era algo tão presente no imaginário colectivo da região que penso que terá algum fundo de verdade.
Se souber alguma coisa agradecia a informação.

Que um urso tivesse sido capturado e que existisse no estado selvagem , na minha opinião , considero extremamente improvável .

Agora , pode algum ter fugido , de um circo , por exemplo . . .