Urso-pardo de volta a Portugal?

Tópico em 'Biosfera e Atmosfera' iniciado por belem 9 Mai 2008 às 20:04.

1. Bergidum

Bergidum
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Dez 2009
    Local:
    Comarca del Bierzo. León. España.
  2. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal
    :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Para os mais céticos aí está a prova. O Urso está de volta aos montes zamoranos.
    Falta saber se não andam mais ursos pela zona.

http://www.antena3.com/videos-onlin...-oso-pardo-colmenas-zamora_2013080700151.html

Este belo exemplar não andará à procura dos caminhos para Portugal?:D

3. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Parece-me quase certo que se a expansão do Urso continuar este vai acabar por entrar em Portugal, mais tarde ou mais cedo. Penso que os parques naturais da região deviam ir preparando a sua chegada, nomeadamente educando as populações para a "nova" espécie. :)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Seattle92

Seattle92
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Set 2010
    Local:
    Portugal
    Epá metam umas colmeias em fila indiana até à nossa fronteira. Pode ser que sigam o caminho :lol:

5. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal
    Eu também acho que era altura dos vários parques no norte, principalmento o Parque Natural de Montesinho, se irem preparando para as visitas ou mesmo o regresso dos Ursos Pardos.
    O aviso cuidado à população deve ocorrer, principalmente aos apicultores.

Mais uma notícia sobre o tema.

La Junta cree que los osos pardos serán ´comunes´ en zonas habitadas

El crecimiento de la población de estos animales ha provocado en los últimos tiempos que hayan sido vistos en poblaciones de León y Zamora

6. trevinca

trevinca
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    8 Mar 2009
    Local:
    Espanha
    Dos artigos no xornal La Opinión-El Correo de Zamora, na secçao de 'opinion':

Ontem: "Las extrañas declaraciones del director del Medio Natural sobre el oso pardo de Zamora".

Hoje: "El oso, un nuevo activo medioambiental para Zamora"

7. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Eu estou positivamente surpreendido com a atitude dos agricultores e dos políticos locais... Realmente em algumas coisas (felizmente) vivemos outros tempos...

8. duero

duero
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Dez 2009
    Local:
    valladolid
    Ninguna sorpresa.........han descubierto que el oso puede ser un recurso turístico, es decir, puede ser un valor económico, puede dar dinero.

A los políticos debes hablarles de euros, si.

9. duero

duero
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Dez 2009
    Local:
    valladolid
    oso=turístas=dinero=político contento.

10. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Sim, sim, mas antes não era assim.

11. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Nós temos no norte de Portugal 3 áreas protegidas com exclentes condições para o urso - pardo : o Parque Natural do Montesinho , o Parque Nacional da Peneda - Gerês e a Área de Paisagem Protegida do Corno do Bico , para não falar também dos carvalhais da Serra da Nogueira .

Por mim , anseio pelo regresso do urso a Portugal , do qual nunca deveria ter saído . . .

12. Seattle92

Seattle92
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Set 2010
    Local:
    Portugal

Então e quando o primeiro por cá aparecer, qual será o seu estatuto? Não haverá nada na nossa legislação a protege-lo?

13. trevinca

trevinca
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    8 Mar 2009
    Local:
    Espanha
    Mentras chega o urso a Montesinho, podedes ler un artigo sobre os derradeiros ursos de Portugal, agora xa en internet e gratuito.
    Ir a google e escribide: argutorio dialnet. Despois sinalar o número 30, e saile-vos a revistas con seus estudos. Escollede o que leva por nome: "Las últimas noticias de los osos galaico-portugueses"...

Deica logo

14. opala

opala
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    25 Ago 2013
    Local:
    lisboa
    Boa Tarde
    Quando era criança costumava passar férias numa localidade chamada Casais do Baleal, na costa Oeste. Como não havia luz eléctrica, à noite as pesoas juntavam-se à porta com candeeiros de petróleo e contavam anedotas, cantavam canções e os mais velhos contavam histórias antigas. No meio de muita história de naufrágios nas Berlengas e antigas pescas à baleia, era sempre referida a história do urso caçado numa localidade próxima chamada Serra d'El Rei. Pareciam estar convencidos de que esse fora o último urso caçado em Portugal e como eu tinha uns 4 ou 5 anos, acreditei sempre nisso... confesso que nunca me lembrei de tentar averiguar a veracidade da coisa... agora lendo este tópico aqui no fórum parece-me improvável essa circunstância, no entanto gostava de saber se haverá algum fundo de verdade na história, não que tenha sido o último urso, mas pelo menos se foi apanhado algum nessa localidade e se é possivel que aquelas pessoas ainda tivessem memória disso. Isto passou-se em meados/finais dos anos 70 e os senhores não teriam menos de 70 anos, julgo... era algo tão presente no imaginário colectivo da região que penso que terá algum fundo de verdade.
    Se souber alguma coisa agradecia a informação.

15. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Que um urso tivesse sido capturado e que existisse no estado selvagem , na minha opinião , considero extremamente improvável .

Agora , pode algum ter fugido , de um circo , por exemplo . . .

Partilhar esta Página