Veado-Vermelho (Cervus elaphus)

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
lreis. não vou discordar, sendo assim. como disse, o conhecimento que tenho do Marão/Alvão, é a partir da autoestrada. Da Lousã conheço bem a zona alta da serra, onde estará o núcleo principal da população.

No entanto, apesar da maior densidade populacional na Lousã, o veado continua a expandir-se bastante bem. E acredito que daqui a uns anos possa haver um contínuo entre Lousã-Açor-Estrela
 


lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
lreis. não vou discordar, sendo assim. como disse, o conhecimento que tenho do Marão/Alvão, é a partir da autoestrada. Da Lousã conheço bem a zona alta da serra, onde estará o núcleo principal da população.

No entanto, apesar da maior densidade populacional na Lousã, o veado continua a expandir-se bastante bem. E acredito que daqui a uns anos possa haver um contínuo entre Lousã-Açor-Estrela

Não tenho opiniões definitivas sobre estas ideias. Um dia destes com outros números muda o sentido do pensamento.:)
Aproveito para vos perguntar se não consideram existir já um contínuo entre a Lousã e o Açor?
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Está a seguir o seu caminho.

Essa observação é bem possível ser verdade, já que têm aparecido outras na área, por exemplo perto de Benfeita.

Isto vale tanto para veados como para corços.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
http://ria.ua.pt/bitstream/10773/854/1/2009001236.pdf



Isto é estudo interessante feito em 2009 (relativamente recente) sobre o veado ( e o corso). Podem ler todo mas dou especial atenção ás páginas 28 até 35. Existe de facto uma população de veado no PNPG muito residual...mas que continua a aumentar. Tenho uma amiga Bióloga que anda a fzer estudos no PNPG que me mostrou fotos que a equipa dela conseguiram tirar a Veados com as máquinas que deixam espalhadas em determinadas áreas do Parque.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
boneli, já discutimos esse estudo aqui no fórum. Tem realmente muita informação sobre o tema, apesar de algumas falhas.


Sobre o PNPG, realmente é uma pena que a colonização por esta espécie esteja a ser tão lenta e que a população continue residual. Já se passaram mais de 10 anos sobres as primeiras observações e a coisa parece não passar do mesmo :(

Não conheço nenhum estudo sobre o tema, nem nenhuma explicação para isso. Gostava de ouvir a opinião da tua amiga bióloga.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
boneli, já discutimos esse estudo aqui no fórum. Tem realmente muita informação sobre o tema, apesar de algumas falhas.

Sobre o PNPG, realmente é uma pena que a colonização por esta espécie esteja a ser tão lenta e que a população continue residual. Já se passaram mais de 10 anos sobres as primeiras observações e a coisa parece não passar do mesmo :(

Não conheço nenhum estudo sobre o tema, nem nenhuma explicação para isso. Gostava de ouvir a opinião da tua amiga bióloga.

Sobre a população do PNPG, esta tese tem pouca informação. Acredito que se deva ao muito recente aparecimento, e do pouco conhecimento da mesma.

Quanto à ideia de a progressão ser lenta, eu não me pronuncio, porque só conheço a realidade deste último ano. Mas discordo do facto de continuar na mesma. Isso eu não acredito. Mas compreendo que a progressão seja lenta, uma vez que o local onde se encontra a população (Serra Amarela) não tem um habitat muito favorável para o veado.

Desconheço também a existência de alguém a estudar a população de veado no PNPG.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Atenção caros amigos foristas eu não disse que essa minha amiga estava a fazer estudos sobre veados PNG....disse que estava a fazer estudos. Aliás pelo que sei esses estudos SÃO sobre o Lobo. Pela que me disse eles colocam aquelas máquinas fotográficas que disparam á passagem dos animais. Lógicamente que apanha todo o tipo de animais. Entre eles já apanharam Veados...não sei os locais exatos do Parque nem quantos individuos ou individuO fotografaram mas posso posso saber isso...apesar que agora está a fazer estudos no Sabor e esta informação que me deu já foi no ano passado.

Relativamente ao link que que coloquei era apenas para ajudar, não sabia que já tinham discutido sobre esse tema.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Atenção caros amigos foristas eu não disse que essa minha amiga estava a fazer estudos sobre veados PNG....disse que estava a fazer estudos. Aliás pelo que sei esses estudos SÃO sobre o Lobo. Pela que me disse eles colocam aquelas máquinas fotográficas que disparam á passagem dos animais. Lógicamente que apanha todo o tipo de animais. Entre eles já apanharam Veados...não sei os locais exatos do Parque nem quantos individuos ou individuO fotografaram mas posso posso saber isso...apesar que agora está a fazer estudos no Sabor e esta informação que me deu já foi no ano passado.

Relativamente ao link que que coloquei era apenas para ajudar, não sabia que já tinham discutido sobre esse tema.

Ahh ok. Na área do PNPG penso que ainda só se conhece a presença do veado na Serra Amarela. Penso que perto de Castro Laboreiro, do lado espanhol, também já os há, mas não tenho confirmação. Na Serra do Gerês continuam a dominar a cabra e o corço :)
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Óbvio, até porque ninguém é obrigado a andar à procura do link em todas as páginas do tópico ;)

Cada vez que alguém encontrar alguma coisa interessante sobre o tema... é só colocar. Se for repetido paciência :lol:
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
^^

Óbvio, até porque ninguém é obrigado a andar à procura do link em todas as páginas do tópico ;)

Cada vez que alguém encontrar alguma coisa interessante sobre o tema... é só colocar. Se for repetido paciência :lol:

:thumbsup::palmas:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Veados estão a tornar-se numa praga

O veado está a tornar-se numa praga para os agricultores da zona da Lombada, no Parque Natural de Montesinho (PNM), que revelam uma aversão crescente pela espécie apontada como responsável por avultados prejuízos nas culturas.
"Estamos castigados", garantiu à Lusa um grupo da aldeia de Caravela (Bragança), enumerando os danos causados por estes animais selvagens que dizem ser em cada vez mais e mais próximo das povoações.
"Ainda hoje me chateei bem. Fui lavrar as oliveiras e já começaram a esfolar as mais pequenas", queixa-se Luciano Preto, referindo-se às marcas deixadas nos troncos com as hastes.O irmão Adriano já nem quer falar em relação ao «pão» (cereal). "Há dias eram cinco ou seis deitados no campo", contou.
Há cada vez mais agricultores a contar experiências idênticas em diferentes culturas, mas garantem que qualquer automobilista que passe na estrada da Lombada pode ter a mesma experiência. "Às cinco e meia ou seis da manhã, se passar na estrada vê grupos", garantem.
Victor Romão também teve uma má experiência quando há dois anos viu a produção de centeio da família reduzida de 12 mil quilos para 1500 e o número de fardos de palha de 900 para 90.
"Foi o veado que comeu o cereal ao começar a rebentar", assegurou.
A família de Vítor participou o caso e recebeu uma «indemnização de 900 euros» que, segundo disse, "não deu para os prejuízos".
"Não demora muito ainda hão-de vir para casa", ironiza Luciano que, no mesmo tom, disse já se ter lembrado de lhes construir uma loja só para eles, "com cereal e uma porta automática para entrarem e saírem". "Ficavam mais baratos", brincou.
O veado é o que «dá mais prejuízo» segundo dizem, mas "há cada vez mais bicharada nesta zona", afirmam corroborados pelo vizinho da aldeia de São Julião, Eduardo Veigas que encontra uma explicação no abandono da agricultura e no despovoamento.
"Há mais animais selvagens porque há mais monte. Não há terra lavrada, só se vê monte", disse e os animais acabam por se aproximar mais das povoações à procura de alimento.

Um bicho inteligente que destrói batatais, vinhas, campos de milho, mas só quando já têm fruto

Os veados, garantem, começaram a aparecer mais "há dez anos a esta parte, antigamente ouvia-se falar deles mais para Rio de Onor, para o pé de Espanha". Os povoamentos da espécie feitos do outro lado da fronteira podem ser a justificação para o aumento dos exemplares na raia portuguesa.
Para Maria da Graça Branco, de 74 anos, e Etelvina Reis, de 79 anos, que sempre viveram da terra, subsiste outra versão. "Só foi desde o parque (a criação do PNM). Até disseram que tinham trazido uma parelha para cá", contam.
© Jornal Nordeste