Veado-Vermelho (Cervus elaphus)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boas, reparei agora que este vídeo ainda não consta deste tópico por isso, apesar de ser de 2008, aqui fica.

http://ww1.rtp.pt/noticias/?t=Veado....rtp&headline=20&visual=9&article=174893&tm=8


Malta, está na hora de começarmos a pensar em organizar uma caminhada, em Setembro, por Rio de Onor ou por Guadramil.
Pessoal de Bragança (Dan, Z13, Veterano, MSantos, Fil, etc), pensem nisso. Os melhores fins-de-semana deverão ser o 3º e/ou 4º.


Não conhecia a comunidade da Nazaré, mas em breve tentarei observá-la de perto. Estes nascimentos são sempre uma boa notícia:thumbsup:.
Tenho por hábito observar os veados do Bom Jesus, Braga, se bem que este fim-de-semana não consegui avistar nenhum:(. Tenho de tirar algumas fotos desta comunidade.


Abraços,
Pedro

É uma ideia a pensar essa caminhada, na altura da brama dos veados:)

Perto de Varge numa zona de pinhal já uma vez fui surpreendido por 4 veados a atravessar a estrada:thumbsup:
 


Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Tenho atravessado o Parque de Montesinho, de carro, com o Dan, para os nossos passeios na Sanabria e a verdade é que, apesar de comentarmos um para o outro que "tinha piada vermos um veado", temos ficado pelo desejo:(.

Se calhar só mesmo a pé e em silêncio se torna possível observá-los, em Setembro podem contar comigo para esta aventura, seria uma "caçada" bem especial:D.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Tenho atravessado o Parque de Montesinho, de carro, com o Dan, para os nossos passeios na Sanabria e a verdade é que, apesar de comentarmos um para o outro que "tinha piada vermos um veado", temos ficado pelo desejo:(.

Se calhar só mesmo a pé e em silêncio se torna possível observá-los, em Setembro podem contar comigo para esta aventura, seria uma "caçada" bem especial:D.

Como já disse num post acima já tive a sorte de ver veados no parque de montesinho eram 3 fêmeas e um macho que tinha uma armação pequena, foi na estrada entre Varge e Rio de Onor numa zona de pinhal, foi em Fevereiro de 2010 se não me engano num final de tarde principio da noite:)

Corço só vi uma vez aqui na região e foi perto do Lago de Sanabria.

Eu gostava era de ouvir o uivo dos lobos aqui de Montesinho mas isso já é pedir de mais:D
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Boas, reparei agora que este vídeo ainda não consta deste tópico por isso, apesar de ser de 2008, aqui fica.

http://ww1.rtp.pt/noticias/?t=Veado....rtp&headline=20&visual=9&article=174893&tm=8

Muito bom o video. :thumbsup:
É sempre o mesmo jornalista da RTP a fazer as reportagens sobre natureza.

É triste que nenhuma produtora se lembre de iniciar um projecto de documentários de vida selvagem em Portugal. Porque é que estamos condenados a ver 100 documentários por semana sobre os leões da savana africana? Já começa a chatear.

Uma equipa que passasse umas boas semanas/meses no Montesinho ou no Gerês de certeza que conseguia recolher material suficiente para fazer um excelente documentário. Veados, corços, javalis, cabras montês, garranos, lobos, raposas, martas, doninhas, toirões, armihos, texugos, esquilos, ratos, morcegos,... e isto só nos mamíferos.

Não conhecia a comunidade da Nazaré, mas em breve tentarei observá-la de perto. Estes nascimentos são sempre uma boa notícia:thumbsup:.
Tenho por hábito observar os veados do Bom Jesus, Braga, se bem que este fim-de-semana não consegui avistar nenhum:(. Tenho de tirar algumas fotos desta comunidade.

Bom Jesus? Estão num cercado nesse monte? Não conhecia.
 
  • Gosto
Reactions: karlussantus

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Bom Jesus? Estão num cercado nesse monte? Não conhecia.

Exacto, estão num cercado. Não sei ao todo quantos são e se são só veados ou também corços.
Irei tentar tirar algumas fotos.





Não conhecia esta população. Pelos vistos iniciou-se em 2005 e no ano desta notícia já seriam 7/8 animais. Não encontro dados mais recentes.

Seria muito interessante libertar esses animais quando houvesse um número considerável. O cercado do Pinhal de N. Sra. da Nazaré fica no inicio do grande pinhal que se estende junto à costa desde a Nazaré até à Figueira da Foz. Cerca de 50km de comprimento e variando entre 10/20 km de largura. Espaço suficiente para uma população de veados prosperar.

As notícias mais recentes não são animadoras. Vai ocorrer já no dia 12 de Julho de 2011 uma alienação de 15 veados em hasta pública (9 machos e 6 fêmeas). O despacho do Presidente da Câmara é de 22 de Junho de 2011.
Mais informações em http://www.cm-nazare.pt/

Não sei se esta alienação corresponde à totalidade dos veados nem se está garantido o não abate destes.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Que estupidez, devem estar desesperados por dinheiro. Lá vão os bichos para uma coutada serem caçados...

Se alguém quiser ir à Nazaré fazer um buraco na cerca tem o meu apoio moral :lol:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Que estupidez, devem estar desesperados por dinheiro. Lá vão os bichos para uma coutada serem caçados...

Se alguém quiser ir à Nazaré fazer um buraco na cerca tem o meu apoio moral :lol:

Se forem para uma coutada era bom bom pois antes de serem caçados vão se reproduzir e dar origem a mais uma população de veados;)
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

A mim não me choca a caça dos veados. A questão é que preferia que fossem soltos ali no pinhal e que passados uns anos (quando tivesse uma população estável) começassem a autorizar a caça. A exemplo do que aconteceu na serra da Lousã. Uns 10 anos depois das reintroduções começou a caça.

Na Lousã, Montesinho, zona de Castelo Branco, várias áreas do Alentejo, temos veados em liberdade e ZCM que dão autorização para algumas montarias por ano.

Neste caso, provavelmente serão metidos numa herdade qualquer no Alentejo... cercada.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Muito bom o video. :thumbsup:
É sempre o mesmo jornalista da RTP a fazer as reportagens sobre natureza.

É triste que nenhuma produtora se lembre de iniciar um projecto de documentários de vida selvagem em Portugal. Porque é que estamos condenados a ver 100 documentários por semana sobre os leões da savana africana? Já começa a chatear.

Uma equipa que passasse umas boas semanas/meses no Montesinho ou no Gerês de certeza que conseguia recolher material suficiente para fazer um excelente documentário. Veados, corços, javalis, cabras montês, garranos, lobos, raposas, martas, doninhas, toirões, armihos, texugos, esquilos, ratos, morcegos,... e isto só nos mamíferos.

Até parece de propósito :lol:

Ontem vi um documentário espectacular sobre o montado alentejano e a sua fauna e flora. Apareceram espécies que nunca tinha visto, não sabia que temos o maior anfíbio da Europa (uma salamandra) e também o maior réptil (o sardão). Filmaram uma quantidade impressionante de aves (incluindo a cegonha preta) e nos mamíferos além do rato da cabrera, apanharam raposas, veados e até o lince (mas isso filmaram em Espanha de certeza ;)).

Mas lá está, o documentário era da BBC, é preciso virem ingleses filmar a nossa natureza... :mad:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
^^

A mim não me choca a caça dos veados. A questão é que preferia que fossem soltos ali no pinhal e que passados uns anos (quando tivesse uma população estável) começassem a autorizar a caça. A exemplo do que aconteceu na serra da Lousã. Uns 10 anos depois das reintroduções começou a caça.

Na Lousã, Montesinho, zona de Castelo Branco, várias áreas do Alentejo, temos veados em liberdade e ZCM que dão autorização para algumas montarias por ano.

Neste caso, provavelmente serão metidos numa herdade qualquer no Alentejo... cercada.

Sim, quase sempre essas reintroduções de veados são feitas em áreas cercadas mas também é compreensível que quem invista na introdução de veados não queira vê-los a irem se embora. Mas é difícil segurar os veados num local especifico mesmo com cercas altas alguns acabam por escapar e colonizar as áreas circundantes, se não houver caça furtiva, que é um problema que infelizmente ainda existe em Portugal.

Fui sócio de uma reserva de caça perto de Cabrela (Montemor-o-Novo) e a determinada altura começaram a aparecer alguns veados na nossa reserva provenientes de um "cercão" que havia das proximidades, mas depois deixei de ser sócio dessa reserva e não sei se os veados ainda andam por lá. Quando era lá sócio, nós estávamos tentar que os veados se mantivessem, começamos a espalhar alimento nas zonas onde sabíamos que eles andavam.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Sim, quase sempre essas reintroduções de veados são feitas em áreas cercadas mas também é compreensível que quem invista na introdução de veados não queira vê-los a irem se embora. Mas é difícil segurar os veados num local especifico mesmo com cercas altas alguns acabam por escapar e colonizar as áreas circundantes, se não houver caça furtiva, que é um problema que infelizmente ainda existe em Portugal.

Sim, eu percebo quando estamos a falar dum privado, mas neste caso estava-me a referir à própria Câmara da Nazaré. Podia aproveitar o que tem em mão para criar mais um factor de interesse para o município, neste caso a existência de caça grossa naquela área. A zona de caça municipal da Nazaré não é muito apelativa nesse aspecto. Nem javalis tem.
http://www.afn.min-agricultura.pt/p.../zcm2008/ZCM-4417-Nazare.pdf/at_download/file

Já agora, o dinheiro que se paga nas montarias em áreas abertas, vai para onde?

Fui sócio de uma reserva de caça perto de Cabrela (Montemor-o-Novo) e a determinada altura começaram a aparecer alguns veados na nossa reserva provenientes de um "cercão" que havia das proximidades, mas depois deixei de ser sócio dessa reserva e não sei se os veados ainda andam por lá. Quando era lá sócio, nós estávamos tentar que os veados se mantivessem, começamos a espalhar alimento nas zonas onde sabíamos que eles andavam.

Isso é interessante e pelo que sei comum no Alentejo. Cercas demasiado baixas ou danificadas acabam por deixar escapar alguns animais.

Tentaram manter os veados na zona, mas não tinham autorização de caça certo? A ideia era chegar a um número estável e depois pedir essa autorização?

Realmente ainda não tenho a zona de Montemor-o-Novo assinalada no meu mapa, mas já tinha visto algumas indicações de veados em liberdade por esses lados.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Sim, eu percebo quando estamos a falar dum privado, mas neste caso estava-me a referir à própria Câmara da Nazaré. Podia aproveitar o que tem em mão para criar mais um factor de interesse para o município, neste caso a existência de caça grossa naquela área. A zona de caça municipal da Nazaré não é muito apelativa nesse aspecto. Nem javalis tem.
http://www.afn.min-agricultura.pt/p.../zcm2008/ZCM-4417-Nazare.pdf/at_download/file

Já agora, o dinheiro que se paga nas montarias em áreas abertas, vai para onde?



Isso é interessante e pelo que sei comum no Alentejo. Cercas demasiado baixas ou danificadas acabam por deixar escapar alguns animais.

Tentaram manter os veados na zona, mas não tinham autorização de caça certo? A ideia era chegar a um número estável e depois pedir essa autorização?

Realmente ainda não tenho a zona de Montemor-o-Novo assinalada no meu mapa, mas já tinha visto algumas indicações de veados em liberdade por esses lados.

O dinheiro das montarias vai normalmente paras quem as organiza, em relação aos veados na minha ex-reserva associativa, estávamos autorizado a caça-los lá, pois era uma das espécies que constava no plano cinegético da zona de caça, mas no entanto nunca os caçamos, estávamos a tentei fixar a população que ainda era escassa, mas infelizmente o ano passado eu e o meu pai deixamos essa reserva devido a desentendimentos como presidente da mesma.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
A autarquia justifica a venda dos animais, que podem ser vistos no cercado do Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré, com o facto de "a população de veados ser já demasiado grande para o habitat onde estão inseridos". Neste momento vivem no local 33 veados, dos quais sete são crias nascidas nas últimas semanas, e quatro gamos.

Os animais que a Câmara da Nazaré quer vender são nove machos e seis fêmeas. O preço base de licitação do lote é de 3.750 euros, mas o edital da hasta pública deixa um alerta: "por cada fêmea adjudicada em fase de aleitamento da cria, o valor do espécimen será acrescido em 125 euros".
http://www.publico.pt/Local/camara-da-nazare-poe-a-venda-15-veados_1502353

Afinal vão vender 15 de 33 que têm actualmente.