Yellowstone Ibérico

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Atenção que um castor adulto não é nada pequeno e pode sempre dar umas mordidelas valentes.
Um lobo terá que ser cauteloso sem a ajuda da alcateia, já a raposa e as aves de rapina devem apenas atacar as crias ( poderá haver um caso ou outro de predação sobre um adulto, mas será sempre a excepção).

Sim claro, mas acredito que uma raposa ou águia real possam apanhar um ou outro mais pequeno ou fraco.

Não esquecer o urso (quando e se os castores chegarem a essa zona).

Mas no geral não é um animal com muitos predadores, principalmente quando está na água. E tendo uma reprodução bastante fértil, percebe-se que possa atingir um número considerável em poucos anos.

Isso é bom para quem está a torcer para que a erradicação falhe :D
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim claro, mas acredito que uma raposa ou águia real possam apanhar um ou outro mais pequeno ou fraco.

Não esquecer o urso (quando e se os castores chegarem a essa zona).

Mas no geral não é um animal com muitos predadores, principalmente quando está na água. E tendo uma reprodução bastante fértil, percebe-se que possa atingir um número considerável em poucos anos.

Isso é bom para quem está a torcer para que a erradicação falhe :D

Claro e parece-me que a erradicação já conheceu melhores dias, pois não só tem sido ineficaz como agora chamou a atenção indesejada de ecologistas que finalmente querem pôr um pouco de justiça no meio disto tudo.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Uma operação importantíssima que poderia ser feita pelo ICNB ou outra instituição era a introdução de corços e/ou veados no maciço da Gralheira.

Esta área inclui as serras da Freita, da Arada, do Arestal e de S. Macário e é um dos últimos refúgios da escassissima população de lobos a sul do Douro.

Encontrei um estudo sobre essa possibilidade e as conclusões eram bastante positivas. Quase toda a área estudada estava perfeitamente apta a receber populações dessas duas espécies.

Acho que toda a gente concorda que a reintrodução de veados e corços nos anos 90 na Serra da Lousã foi um sucesso. Mas mais importante que fazer estas operações em sitios como a Lousã, seria fazê-lo em locais como a Gralheira, onde ainda há predadores (vamos ver até quando :()
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Yo no entiendo nada.

Si el castor es nativo de la península deberían dejarlos en paz, si no es nativo deberían exterminarlos, pues sería una especie de fuera y posiblemente perjudicial para nuestro medio ambiente.

Parece que el castor vivió aquí hasta hace 2 o 3 siglos, entonces sería una reintroducción de una especie nativa en un territorio del que desapareció por causa humana. Entonces no habría problema ninguno.

A no ser que los castores ibéricos de hace 200 ó 300 años fueran especie o subespecie diferente, algo que no es nada extraño, pues ya tenemos demostrado que nuestra península es en ese caso excepcional, con especies como el lince ibérico, o subespecies como el lobo ibérico (canis lupus signatus), o incluso animales que aún no sabemos si son especies o subespecies como nuestros rebecos, Rupicabra rupicabra ó Rupicabra pyrenaica?

Tal vez antes de tomar una decisión firme debamos hacer mas estudios.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Não sei nada sobre a existência de uma sub espécie ibérica. Acho que o problema não é esse.

O problema na história dos castores em Espanha é que foram lá introduzidos sem autorização. Eu não posso meter-me no carro, ir até França, apanhar ou comprar 3 ou 4 castores e liberta-los num rio em Portugal. Existem organismos oficiais do estado que têm de autorizar situações destas.

O que aconteceu em Espanha tem um nome: "terrorismo ecológico" :lol:

Os castores é que não têm culpa nenhuma disso :(


Um bom exemplo de terrorismo ecológico feito por um grupo de espanhóis, foi o assalto a uma quinta de criação de visons americanos na Galiza (criação para a industria de peles). Com a desculpa dos direitos dos animais, essa gente libertou visons que estavam na quinta e estes têm vindo a colonizar o território espanhol e português.

Os visons americanos são uma espécie invasora, a situação é diferente da dos castores. Seja como for, é muito perigoso quando uma pessoa ou um grupo se lembra de andar a libertar animais na natureza sem nenhum controlo.
 

matador

Cirrus
Registo
14 Nov 2010
Mensagens
7
Local
Arcos De Valdevez
Nem o muflao nem o gamo sao autoctonos, pois o primeiro é de Corcega e o segundo da Asia, mais eles levan aca desde os tempos dos romanos, pois foran eles os que introduzeran eses animais.

Ainda mais, eu nao acho boa ideia que en un mesmo parque fiquen gamos, corzos e veados, e mufloes, camurzas e cabras pireanicas.

Acho que esto nao acontece en nenhum local.


En España as cabras pirenaicas fican onde nao ha camurzas. As carmurzas fican na Cordilhera Cantabrica (chamanse rebecos) e nos Pirineus (chamanse con a palavra basca: sarrio), mais en esas areas hoje nao ha cabras pirenaicas.

No Sistema Central ha esas cabras, mais nao ha camurzas.

E en nenhuma de esas areas ha mufloes, pois estes fican no Suleste de España, onde ha cabras, sim, mais en menor número.


As areas onde fican corzos nao fican gamos, no Noroeste de España nao ha gamos, mais sim corzos.


Acho que nao ha nenhum local do planeta onde fiquen as seis especies: cabras pirenaicas, camurzas, mufloes, gamos, corzos e veados.

E si vose gostaria de un local onde ficaran tudos e ainda con bisontes e auroques (reconstruçao) entao vose deve ter moitos depredadores, con lobos e ursos e linces, se esto nao acontece ainda pode ser pernicioso tanto animal herviboro para a natureza.

Na serra dos Alpes (França, Italia, Suissa) a, o Gamo, o muflao, o corço, o veado, a camurça, a cabra montesa e o lobo. Ainda por encima a as vacas e as ovelhas/cabras dos pastores. :rolleyes: :D
Cada especia come "seus" vegetais preferido assim nao a concurrencia para a comida. Cuanto mais a especias herbivoras mais a predatores. Por exemplo se so a lobos e aguias reais, o numero desses lobos e aguias vai aumentar com a introduçao de novas presas.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Podem haver todas essas espécies nos Alpes. Mas os Alpes não são uma serra, são uma cordilheira que ocupa uma área do tamanho de Portugal. A concorrência não será um problema numa área tão vasta.

Acredito que cabras montês, muflões e camurças sejam concorrentes directos. As 3 espécies vivem em áreas de montanha e rocha em que a vegetação é muito escassa. Provavelmente comem os três a pouca (e mesma) vegetação que existe nessas áreas.

Mesmo assim não acho que haja qualquer problema em ter as três espécies a viver na mesma serra/parque. É bem mais preocupante ter 5 mil cabras montês numa determinada serra do que mil cabras, mil muflões e mil camurças. O que interessa é que hajam predadores nas áreas onde esses animais existam. Um parque com lobos e águias reais nunca terá um problema de excesso de herbívoros. :thumbsup:
 

matador

Cirrus
Registo
14 Nov 2010
Mensagens
7
Local
Arcos De Valdevez
a camurça occupa a zona mais alta das montahas, a cabra-montes occupa a zona media. O muflao occupa todo o territorio mas onde ha lobos os muflaos nao se propagem, en efecto o muflao nao indigena e uma presa muita facila para o lobo. En França onde a de novo os lobos o muflao ve a sua populaçao diminuir muito (80% da populçao desaparece) .
O gamo, o veado e o corço preferam eles a floresta. O gamo e uma especia nao indigena mais bem implantada na europa desde o imperio romano.
Cada especia tem o seu habitato proprio e o seu regima alimentar.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Podem haver todas essas espécies nos Alpes. Mas os Alpes não são uma serra, são uma cordilheira que ocupa uma área do tamanho de Portugal. A concorrência não será um problema numa área tão vasta.

Acredito que cabras montês, muflões e camurças sejam concorrentes directos. As 3 espécies vivem em áreas de montanha e rocha em que a vegetação é muito escassa. Provavelmente comem os três a pouca (e mesma) vegetação que existe nessas áreas.

Mesmo assim não acho que haja qualquer problema em ter as três espécies a viver na mesma serra/parque. É bem mais preocupante ter 5 mil cabras montês numa determinada serra do que mil cabras, mil muflões e mil camurças. O que interessa é que hajam predadores nas áreas onde esses animais existam. Um parque com lobos e águias reais nunca terá um problema de excesso de herbívoros. :thumbsup:

Tens dados sobre a área que os Alpes ocupam?
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Não, eu estava apenas a responder ao post do matador. Não sei se existem todas ou não, mas os Alpes são tão grandes que até podem haver todas estas espécies mas nem sequer estarem em contacto. Não faço ideia. Se alguém tiver mais informações... força :thumbsup:


Na serra dos Alpes (França, Italia, Suissa) a, o Gamo, o muflao, o corço, o veado, a camurça, a cabra montesa e o lobo. Ainda por encima a as vacas e as ovelhas/cabras dos pastores. :rolleyes: :D


Uma coisa é certa, lobos há pouquíssimos. Cada vez que lobos vindos do centro de Itália ou dos Balcãs (através da Eslovénia) entram nos Alpes, são perseguidos até voltarem a desaparecer. Pelo menos era o que acontecia até há pouco tempo na Suiça, não sei se a situação ainda se mantém. Seja como for, os Alpes (ainda) não são uma zona com forte presença de lobos.
 

matador

Cirrus
Registo
14 Nov 2010
Mensagens
7
Local
Arcos De Valdevez
Uma coisa é certa, lobos há pouquíssimos. Cada vez que lobos vindos do centro de Itália ou dos Balcãs (através da Eslovénia) entram nos Alpes, são perseguidos até voltarem a desaparecer. Pelo menos era o que acontecia até há pouco tempo na Suiça, não sei se a situação ainda se mantém. Seja como for, os Alpes (ainda) não são uma zona com forte presença de lobos.

a uns 300 lobos em franca.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
a uns 300 lobos em franca.

Não sabia.

A ideia que tenho dos lobos nos diferentes países europeus vem deste site: http://www.wolf.org/wolves/learn/wow/regions/Europe/

Este site indica (dados de 2007) que Suiça e Austria não têm populações estáveis de lobos. Eventualmente podem entrar alguns animais vindos de França, Itália, mas não há uma verdadeira população.

Para França indicam de 40 a 100 animais (em 2007).

Em Itália cerca de 500 a 600.


Sei que recentemente lobos vindos de Itália apareceram nos Pirenéus espanhóis. Ou seja há lobos italianos que se expandiram para França. Por isso acredito que o número de lobos em França esteja a aumentar, e com tantas presas nos Alpes franceses, as perspectivas são óptimas :)