Agricultura

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O frio na Europa é muito importante para a agricultura, já experimentaram germinar sementes de maçã ou rosas ou assim, e importante pois muitas plantas necessitam dele para um bom desenvolvimento como as nossas vinhas e soutos

No outro dia contaram-me que a pêra-rocha da zona de Alcobaça é bastante boa devido a vários factores, e um deles estavada relacionado com as noites frias da região, não tinha ideia da importância do frio na produção de pêra-rocha, possivelmente aplica-se o mesmo a maça.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
São espécies que necessitam de um determinado número de horas de frio para poderem ter uma boa produção.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
para germinar muitas sementes da Europa necessitam de estratificação de frio, pois possuem uma substancia que que só se degrada com um certo numero de horas de temperaturas baixas. E não só para a vinha é importante o frio para entrarem em dormência e depois terem forças para rebentar na primavera
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Como os Limoais fazem parte da paisagem do Oeste, aqui ficam duas fotos, estes citrinos seguem para cooperativa da zona(Frutoeste) e de seguida rumam para as grandes superfícies comerciais nacionais.

10qfibc.jpg


2u7nn7k.jpg


O propriétario, inteligentemente, fez um charco,que é alimentado através de uma nascente e agua da chuva que vem de outra pequena represa a 500 metros do terreno.


2drcnq8.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Deixo umas fotos da encosta da Gardunha que cada vez mais se veste de branco nesta altura do ano, a cada ano a mais cerejeiras e a visão deste lado da Cova da beira é magnifica.

:palmas: magífica sem dúvida! Que lindas fotos! E gosto muito de ver a Estrela em fundo, ainda tem umas áreas com neve.
Nunca vi este espectáculo ao vivo, obrigado pela partilha!:thumbsup:
 
M

Membro excluído 274

Vale a pena StormRic uma visita... conheço bem! :)
A serra, as lendas a ela associadas, a aldeia histórica de Castelo Novo, a vila de Alpedrinha, Alcongosta, Casal da Serra, São Fiel... ai que saudades!
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
É impressão minha ou as nespreiras estão um pouco atrasadas comparativamente ao ano passado?
Aqui na zona fico com essa ideia.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui jonas_87, algumas nespereiras, já tem os seus frutos maduros, uma vizinha minha tem uma, e já deu aqui para a minha familia uns 2 ou 3 quilos delas, ainda no final do mes de abril. Por outro lado as minhas nespereiras, ainda estão atrasadas, talvez só lá para o final deste mes, é que devem, estar maduras.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O mau tempo registado na segunda-feira destruiu entre 60 a 70% da cereja do concelho de Resende, no norte do distrito de Viseu, disse hoje à agência Lusa um produtor.

"Esteve um vento bastante forte e destruiu-nos uma grande parte da produção de cereja deste ano, se calhar entre 60 a 70%. Isto só visto", afirmou o presidente da associação de promoção CER Resende -- Cerejas de Resende, Rogério Silva.
http://www.sol.pt/noticia/389704
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

lm1960

Cumulus
Registo
25 Mar 2009
Mensagens
132
Local
Bombarral
Boas,

Em relação á localização dos pomares na região Oeste,tenho conhecimento que foi plantado um pomar com cerca de 20/30 hectares
junto á barragem do Alqueva,
Este terreno é propriedade de um produtor do Oeste e, se o resultado for satisfatório, poderá passar a uma centena de hectares.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Já começei a comer esta semana da minha produção própria, só para consumo de casa, framboesas amarelas, e as vermelhas mais um dia ou dois também já dá para começar a colher. Ainda nao dão em grande quantidade, pois estão plantadas á menos de 1 ano. No final do mes de Abril, já plantei mais uma linha de framboesas. E morangos também nao faltam por aqui, tenho mais de 100 pés deles. Os mirtilos continuam a crescem a bom ritmo.
Depois entretanto vem as frutas maiores como peras e maças, as peras nao há em grande quantidade, mas pode ser que sejam boas de qualidade.
Agora as maças, como eu costumo dizer e bem, tem mais frutos que folhas.
Os meus limoeiros também tem dado quilos de limoes, que nós oferecemos aos vizinhos para nao se estragarem, assim como as laranjas.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas @Pedro1993 , uma questão, as ameixieiras dos meus familiares de Mafra estão carregadas que é uma coisa louca, por aí acontece o mesmo?
Eles disseram logo que é um ano de muita ameixa, venha ela, excelente fruto. :cool:
Talvez esteja relacionado com o maior numero de horas de sol, não?
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas @Pedro1993 , uma questão, as ameixieiras dos meus familiares de Mafra estão carregadas que é uma coisa louca, por aí acontece o mesmo?
Eles disseram logo que é um ano de muita ameixa, venha ela, excelente fruto. :cool:
Talvez esteja relacionado com o maior numero de horas de sol, não?

Boas jonas_87, por aqui as ameixieiras também estão bem carregadas, apesar de ser um fruto que eu nao aprecio. As ameixieiras já estão a começar a deitar fora os frutos que nao vingam, para os outros que ficam, poderem crescer e desenvolverem-se.
Sim vai ser um ano de boas ameixas, agora nao sei se estará relacionada com um maior numero de horas de sol.
O dia aqui já começou com a apanha de uma caixinha de framboesas vermelhas e amarelas, bem boas.
Os mirtilos já estão a começar a ficarem rosados, ou seja estão a começar a amadurecer.
A agricultura e eu nascemos de mãos dadas, se eu tivesse algum capital próprio, até me metia num projecto do Proder, mas quem sabe um dia...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e jonas_87