Agricultura

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A actividade do dia foi começar a apanhar as murtas para fazer licor... Está carregada!

4a8625ed0fdafadc05c9bae3d7f946d5.jpg
bee19be93056b27407943bbb25661442.jpg
8329b49b49e6c4d8185701b125faf70a.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

Essas murtas estão bem gordinhas, isso já por si é uma mais valia, para fazeres o teu licor, estão com um óptimo aspecto.
Mais interessante é a plantar estar dividida a meio pela vedação.
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Essas murtas estão bem gordinhas, isso já por si é uma mais valia, para fazeres o teu licor, estão com um óptimo aspecto.
Mais interessante é a plantar estar dividida a meio pela vedação.
Pois, eu quando plantei não liguei muito e agora cresceu imenso e meteu-se pela rede. Vou cortar as hastes que foram para o outro lado e propagar por estaca... assim aumento as plantas e a produção! :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois, eu quando plantei não liguei muito e agora cresceu imenso e meteu-se pela rede. Vou cortar as hastes que foram para o outro lado e propagar por estaca... assim aumento as plantas e a produção! :D

Eu plantei 30 murtas no inicio deste ano, para fazer uma sebe, é um arbusto que gosto muito, principalmente na primavera quando estão em floração, deixando no ar o seu perfume.
As minhas tem crescido bem, espero que dentro de 2 anos já estejam a dar flor.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu plantei 30 murtas no inicio deste ano, para fazer uma sebe, é um arbusto que gosto muito, principalmente na primavera quando estão em floração, deixando no ar o seu perfume.
As minhas tem crescido bem, espero que dentro de 2 anos já estejam a dar flor.
Já sabes como são os frutos? Os meus mais maduros e gordinhos até tinham alguma doçura e quase sem adestringência e muito aromáticos. Na Itália usam ramos de murta nos assados por baixo da carne. Quando podar a minha vou experimentar! :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Já sabes como são os frutos? Os meus mais maduros e gordinhos até tinham alguma doçura e quase sem adestringência e muito aromáticos. Na Itália usam ramos de murta nos assados por baixo da carne. Quando podar a minha vou experimentar! :D

Quando as minhas derem fruto, logo decido se farei algum transformado com elas, ou se deixo para as aves, pois faz sentido porque de certa forma tem um intenso aroma, mais na fase da floração.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Olha que as aves bem tentam mas pouco lhes tocam. É um sabor demasiado intenso para elas...

Sim eu conheço algumas faixas com murtas, em que se ve bem que apenas a parte da pele arrancada, nada mais do que isso.
Quando estão carregadas de frutos, que ainda são cerca de 2 a 3 meses, também não deixam de ter os seu encantos.
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sim eu conheço algumas faixas de murtas, em que se ve bem que apenas a parte da pele arrancada, nada mais do que isso.
Quando estão carregadas de frutos, que ainda são cerca de 2 a 3 meses, também não deixam de ter os seu encantos.
Estou convencido que mesmo os frutos pequenos são bons para fazer licor... não imaginas o quanto é bom! :rolleyes:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
A actividade do dia foi começar a apanhar as murtas para fazer licor... Está carregada!

4a8625ed0fdafadc05c9bae3d7f946d5.jpg
bee19be93056b27407943bbb25661442.jpg
8329b49b49e6c4d8185701b125faf70a.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
Estão fantásticas! Nunca tinha visto murtas com tantos frutos :w00t:

E sabes que mais, adivinha lá o que é que encontrei hoje à venda no Jumbo? :D Isso; feijoas! Caras como tudo! 12€ o quilo... comprei cinco, tinha de provar :lol:
Não sabia bem o que esperar, fiquei surpreendido certamente. São ligeiramente ácidas, mas com uma pontinha de doce. Sabe a limão com açúcar :lol: Mas gostei, primeiro estranha-se, mas rapidamente entranha-se.

Já falei com a minha mãe; primeiro disse que já não queria plantar, depois quando lhe falei das flores mudou de ideias :D Tenho de lhe mostrar umas fotos agora no Natal para a aprovação final :)
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Estão fantásticas! Nunca tinha visto murtas com tantos frutos :w00t:

E sabes que mais, adivinha lá o que é que encontrei hoje à venda no Jumbo? :D Isso; feijoas! Caras como tudo! 12€ o quilo... comprei cinco, tinha de provar :lol:
Não sabia bem o que esperar, fiquei surpreendido certamente. São ligeiramente ácidas, mas com uma pontinha de doce. Sabe a limão com açúcar :lol: Mas gostei, primeiro estranha-se, mas rapidamente entranha-se.

Já falei com a minha mãe; primeiro disse que já não queria plantar, depois quando lhe falei das flores mudou de ideias :D Tenho de lhe mostrar umas fotos agora no Natal para a aprovação final :)
Ainda bem que gostaste! São primas das goiabas e fazem muito bem à saúde!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Estão fantásticas! Nunca tinha visto murtas com tantos frutos :w00t:

E sabes que mais, adivinha lá o que é que encontrei hoje à venda no Jumbo? :D Isso; feijoas! Caras como tudo! 12€ o quilo... comprei cinco, tinha de provar :lol:
Não sabia bem o que esperar, fiquei surpreendido certamente. São ligeiramente ácidas, mas com uma pontinha de doce. Sabe a limão com açúcar :lol: Mas gostei, primeiro estranha-se, mas rapidamente entranha-se.

Já falei com a minha mãe; primeiro disse que já não queria plantar, depois quando lhe falei das flores mudou de ideias :D Tenho de lhe mostrar umas fotos agora no Natal para a aprovação final :)

Aproveita mostra-lhe então as flores, e depois já lhe podes oferecer a feijoa como prenda de Natal, juntas o útil ao agrdável...
Tenho de ver então se encontro também aqui pelo hipers as feijoas para provar.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Ainda bem que gostaste! São primas das goiabas e fazem muito bem à saúde!
Já me sinto mais jovem! :lol:
Tens que te dedicar à produção/comercialização de feijoas, ficavas rico num instante! :D

Também tinham lá uns bonitos tamarilhos, mas esses ficam para a próxima ou tinha uma overdose de frutos tropicais hoje :lol:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Aproveita mostra-lhe então as flores, e depois já lhe podes oferecer a feijoa como prenda de Natal, juntas o útil ao agrdável...
Tenho de ver então se encontro também aqui pelo hipers as feijoas para provar.
A minha mãe não lê emails... o processo vai ser mais demorado... :D Mas se ela quiser, e o terreno der pois tem lá um cepo de outra árvore, ainda tento encontrar nos viveiros lá da zona.
 
  • Gosto
Reactions: remember

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
E sapotes brancos (casimiroa edulis) não existem aí no Porto?
Esqueci-me de responder a essa... :D Nunca vi, mas lá está, a minha área de trabalho são as ornamentais e não as fruteiras, por isso até pode haver por aqui em algum quintal e nunca ter dado conta.
 
  • Gosto
Reactions: remember