Agricultura



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Dois garranos abatidos a tiro de carabina em Vieira do Minho

GNR investiga o caso. Associação de criadores suspeita de “acto de pura maldade”

Dois garranos, um macho e uma fêmea, foram encontrados esta quinta-feira mortos a tiro de carabina na Serra da Cabreira, em Vieira do Minho, distrito de Braga, disse à Lusa o presidente da associação de criadores daquela raça.
Segundo João Paulo Ribeiro, presidente da Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana, os animais terão sido abatidos durante a última noite.
“A fêmea estava prenha e, com as dores, acabou por abortar”, acrescentou. Apresentava duas balas, uma na cabeça e outra na zona lombar. O macho tinha uma bala na zona lombar.
“Estou convicto de que se tratou de um acto de pura maldade, de alguém que teria participado, durante a noite, numa espera ao javali. Como não encontraram javalis, ter-se-ão ‘divertido’ a matar garranos”, referiu João Paulo Ribeiro.
Sublinhou que as “esperas ao javali” são ilegais, mas realizam-se com alguma regularidade. “A carne de javali vende-se com facilidade”, explicou.

Os garranos abatidos tinham a “marca a fogo” e microchip, pertencendo a criadores da Caniçada (o macho) e Cantelães (a fêmea). Aquela é uma espécie protegida, face ao risco de extinção.
Contactada pela Lusa, fonte da GNR disse que o caso está em investigação.

https://www.publico.pt/2019/10/24/s...ABDMWTf21XKo59H8GwjxWImB2HSN118Fx53-y4GsFouJk

Mais tres mortes a lamentar pois a femea estava grávida, e mais uma vez vão ficar impunes quem comete que estes actos, são pessoas cobardes, e que não devem ter mais nada que fazer, eu até fico passado ao ver estas notícias, pois estes garranos cumprem e muito bem a sua funcção no ecossistema,
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Nem só de uva se faz vinho. Agricultor da Guarda cria néctares a partir de amoras e framboesas
MadreMedia / Lusa
9 nov 2019 10:56


MIGUEL PEREIRA DA SILVA/LUSA

Segundo Pedro Pinheiro, a "aventura" começou em 2017, após verificar que algumas das amoras que produz em estufas, que tinha deixado esquecidas num balde, acabaram por fermentar.

Nessa altura, o agricultor e professor de Educação Musical, que produz amoras, framboesas e mirtilos de forma biológica, decidiu pedir ajuda a um enólogo para acompanhar o processo e produziu os primeiros 120 litros de "vinho" de amora, a que deu o nome de "Amoreira" (com 14,5% de volume de álcool).

No ano seguinte, fez a experiência com framboesas e produziu 50 litros de "vinho" denominado "Dois" (com 12,5% de volume de álcool), uma designação justificada por existirem na região duas aldeias com o nome de Avelãs (de Ambom e da Ribeira) e por levar dois constituintes: fermentado de framboesa e mosto de uva.

O agricultor ficou satisfeito com as experiências e este ano produziu 100 litros de fermentado de amora e igual quantidade de fermentado de framboesa.
https://24.sapo.pt/vida/artigos/nem...cria-nectares-a-partir-de-amoras-e-framboesas
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A produção de diospiro deste ano está a terminar, mas o licor do próximo ano está a começar...

a7998546e83a455fc3070aaf0e94e014.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

Nunca tinha visto, como é que fazes trituras os dióspiros, e depois juntas-lhe aguardente de fica aí no garrafão a fermentar.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Nunca tinha visto, como é que fazes trituras os dióspiros, e depois juntas-lhe aguardente de fica aí no garrafão a fermentar.
Olá Pedro tudo bem? Sim estes são dos moles... ficam em aguardente e mais tarde faz-se uma calda de açúcar que se junta... deixa-se passar o tempo, vai-se provando e ajustando. O licor de dióspiro do ano passado já desapareceu... este e o de murta são os preferidos cá de casa. Também fizemos de araçás, feijoa, framboesa e medronho... :D
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Olá Pedro tudo bem? Sim estes são dos moles... ficam em aguardente e mais tarde faz-se uma calda de açúcar que se junta... deixa-se passar o tempo, vaise provando e ajustando. O licor de dióspiro do ano passado já desapareceu... este e o de murta são os preferidos cá de casa. Também fizemos de araçás, feijoa, framboesa e medronho... :D

Olá, tudo bem sim, é sempre uma boa maneira de transformar parte da produção que já está madura de mais, ou em maior quantidade do que se consegue ir comendo, na semana passada andei a recolher também umas bagas de ,murta, mas é para fazer sementeira, e olha que elas estão bem bonitas e "gordinhas", as bagas de pilriteiro também não ficam atrás.
Os medronho ainda tenho de ir colher alguns.
 
  • Gosto
Reactions: belem e luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Primeiro dia da apanha da azeitona... Com chuva é mais difícil mas rendeu bem. Amanhã continuamos. :hehe:

b2b5e46357da3ed63b4f26066caa0e73.jpg
81ef8ea0a598bfb7b22d137ef6928fff.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

Já tens aí um bom início de colheita de azeitona, é verdade com a chuva todo o trabalho fica muito mais demorado e perigoso ao mesmo tempo, se bem que para quem tem as varejadouras é indiferente pois não precisam de subir á oliveira, por uma escada.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Já tens aí um bom início de colheita de azeitona, é verdade com a chuva todo o trabalho fica muito mais demorado e perigoso ao mesmo tempo, se bem que para quem tem as varejadouras é indiferente pois não precisam de subir á oliveira, por uma escada.
Eu não uso varejadoura. As oliveiras precisavam ser cortadas, por isso depois fomos tirando as azeitonas em cima dos panos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu não uso varejadoura. As oliveiras precisavam ser cortadas, por isso depois fomos tirando as azeitonas em cima dos panos.

Então estás como eu, por cá toda a colheita é de forma manual, já pensei em comprar uma varejaroura, mas é um equipamento que só tem uso uma vez por ano, e depois fica o resto do tempo encostada lá num canto, e também tinha de ter muitas mais oliveiras para rentabilizar a compra.
Mas cada vez mais o olival tradicional, está a ficar mecanizado, cada vez se ve menos pessoas a colher de forma manual, pois é um trabalho moroso, e as pessoas como tem os seus trabalhos tem de fazer a apanha nas suas férias ou aos fim-de-semana.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Então estás como eu, por cá toda a colheita é de forma manual, já pensei em comprar uma varejaroura, mas é um equipamento que só tem uso uma vez por ano, e depois fica o resto do tempo encostada lá num canto, e também tinha de ter muitas mais oliveiras para rentabilizar a compra.
Mas cada vez mais o olival tradicional, está a ficar mecanizado, cada vez se ve menos pessoas a colher de forma manual, pois é um trabalho moroso, e as pessoas como tem os seus trabalhos tem de fazer a apanha nas suas férias ou aos fim-de-semana.
Aqui não. Não vejo as pessoas por aqui a usarem varejadouras... é tudo manual. :)
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Primeiro dia da apanha da azeitona... Com chuva é mais difícil mas rendeu bem. Amanhã continuamos. :hehe:

b2b5e46357da3ed63b4f26066caa0e73.jpg
81ef8ea0a598bfb7b22d137ef6928fff.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
Terminámos hoje ás 13h... apanhámos 221Kg de azeitona que renderam 15 litros de azeite. :D
A maioria das minhas oliveiras ainda são novas excepto algumas antigas já existentes no terreno.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Portugal vai produzir mais maçãs, amêndoas e azeite este ano



1,4 milhões de toneladas. INE diz que este ano a produção de tomate deverá ser das melhores de sempre
MadreMedia / Lusa
20 nov 2019 13:37

A produção de tomate deverá estar ao nível "das melhores de sempre" e a de vinho manter-se na comparação com a vindima anterior, embora tenha diminuído no Ribatejo e Oeste, Alentejo e Algarve, estimou hoje o INE.
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...o-de-tomate-devera-ser-das-melhores-de-sempre