Apostas Temperatura máxima FDS 25/26 Junho

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince , com todo o respeito, eu não quero entrar em discussão consigo, mas eu não tenho nenhuma ideia pré-concebida de que o alentejo é o mais quente, mas o certo é que a maioria das vezes o é assim como vale do tejo e a região de braga, mas Pinhão??? sinceramente acho que não.

Pinhão é uma estação bem conhecida de muitos aqui, estive quase para inclui-la no lote das apostas pois é capaz destas surpresas sim. Confesso que não esperava tanto, mas nada tem de invulgar para quem aqui ande por aqui há mais anos. Muita gente a conhece precisamente por causa do que aconteceu hoje, tem este "feitio" especial que as torna afinal tão atractivas.

Uma das coisas mais fascinantes para todos nós aqui no fórum tem sido aprender estes "feitios" de determinados locais ao longo dos anos, o efeito do leste no Porto, do norte em Faro no Verão, do nordeste em Monção, das inversões na praia da Rainha, das amplitudes de Tomar, etc,etc. Algumas das estações incluídas nesta aposta foram incluídas propositadamente por causa das suas especificidades, afinal, para aprendermos todos mais um pouco.
 


MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
quanto ao facto de errar na previsão para Amareleja , sim errei, mas as previsões tmb exageraram no calor para beja previam 39ºC e nem chegou aos 38ºC e recordo que na semana passada a diferença entre beja e amareleja chegou a ser de 5ºC
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
mas as previsões tmb exageraram no calor para beja previam 39ºC e nem chegou aos 38ºC e recordo que na semana passada a diferença entre beja e amareleja chegou a ser de 5ºC

Uma das coisas que vamos perceber no final deste exercício é de que previsões específicas para determinados locais são difíceis, uns mais e outros menos. Por exemplo olhar para modelos globais é pura perca de tempo, e nos mesoescala o melhorizinho ainda deve ser o Aladin do IM, e mesmo assim muito limitado....
Mas por acaso parece-me que a Amareleja até está entre os locais onde menos se falhou hoje, a par de Castelo Branco e Faro acho eu. Os grandes falhanços foram a norte, Porto, Monção, Anadia, etc. Mas lá está, por exemplo desses locais bastaria que por exemplo Faro tivesse hoje um regime de vento que rodasse de norte para sul por exemplo e já seria um caos nas previsões.
Mas publicarei os resultados logo que estejam disponíveis os dados todos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vince , com todo o respeito, eu não quero entrar em discussão consigo, mas eu não tenho nenhuma ideia pré-concebida de que o alentejo é o mais quente, mas o certo é que a maioria das vezes o é assim como vale do tejo e a região de braga, mas Pinhão??? sinceramente acho que não.
sim talvez tenha errado, porque as previsões tmb exageraram no calor, as previsões indicavam 39ºC para Beja e nem chegou aos 38ºC, e na semana passada a diferença entre Beja e Amareleja chegou a ser de 5ºC.

O Pinhão tem as medias mais altas do Pais no verão logo a seguir á Amareleja.
A zona do Pinhão é extremamente quente, tal com a foz do sabor, Foz coa, etc.
Ao mesmo nivel das regiões mais quentes do sul, como Serpa, Amareleja, Pedrogão, Alcoutim, Elvas, Barragem do caia, e a região da zebreira-vale do tejo.

Mas por estar mais a norte, a bacia do Douro tem invernos mais frescos e um periodo quente mais curto..
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
mais uma vez muito obrigado pelas explicações:thumbsup:

Se fores a ver é bastante facil de compreender..essa zona baixa do pinhão-foz do sabor tá junto ao rio douro a altitudes de 150-250m rodeadas por montanhas de quase 1000m e a mais de 80km do mar..é normal que aqueça muito.

No Sul há muitos locais que são tão ou mais quentes..até porque a estação quente é maior dada a diferença de latitude, mas não é de duvidar que essa zona da bacia do Douro seja muito quente.

Em termos de area, é no sul onde tens a maior fracção de territorio cujas temperaturas de verão são muito altas, mas no norte há spots muito interesantes tambem

Por falar em aprender...como já deves ter percebido as medições devem ser feitas em abrigos proprios que fazem com que o sensor meça apenas a temperatura do ar sem nenhuma influencia exterior.
Agora tens feito relatos ai de Serpa com muito mais fiabilidade..e é uma mais valia se continuares a investir, seria bom se conseguisses instalar uma estação..tipo uma OREGON para medir os valores dessa zona e lançar online.
Tambem se puderes faz o maior numero possivel de registos ai dessa zona, nomeadamente o vale do Guadiana e a faixa entree o alqueva-pedrogão-mertola...continua:thumbsup:
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
muito obrigado stomy, é muito importante termos pessoas que nos dão apoio e força para continuar.
tentarei sempre fazer o meu melhor, talvez um dia ainda consiga arranjar uma oregon e ter dados online, até lá irei continuar a esforçar-me para disponibilizar a maior quantidade de dados e a com melhor qualidade quer aqui que no blog.
muito obrigado;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os extremos de sábado:

Monção: 40,0 ºC
Bragança: 34,8 ºC
Anadia: 38,8 ºC
Porto: 37,6 ºC
Castelo Branco: 37,7 ºC
Tomar: 39,7 ºC
Lisboa: 35,1 ºC
Évora: 37,4 ºC
Amareleja: 40,1 ºC
Faro: 31,4 ºC
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu acho normalíssimos os valores do Pinhão, seria difícil, só mesmo de propósito, colocar uma EMA no Pinhão e ela ser influenciada pela ocupação urbana. Mas também acho que deveria haver uma clarificação de quais são as RUEMAs que contam e as que não contam. Se é claro que as de Lisboa têm valores inflacionados e a do Pinhão não, outras há cujos valores são duvidosos:

- Massarelos, mesmo no centro do Porto, teve ontem máxima inferior à da Serra do Pilar. Contam as duas?

- Viana do Castelo (cidade) teve máxima inferior à do Chafé. Conta a RUEMA da cidade?

- As do Cacém e da Amadora contam?

________________

Hoje a Amareleja arranca com 29ºC às 9 da manhã.
Para se ter ideia da temperatura em altitude, Lamas de Mouro tem 26ºC à mesma hora.

________________

Vince, não arranjas a classificação intercalar relativa ao dia de ontem?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas também acho que deveria haver uma clarificação de quais são as RUEMAs que contam e as que não contam. Se é claro que as de Lisboa têm valores inflacionados e a do Pinhão não, outras há cujos valores são duvidosos:

Sim, o problema não se põe aqui neste tópico, mas nas habituais sondagens do fórum. Ontem estive precisamente a falar com o André sobre isso pois também fiquei baralhado com a história da Serra do Pilar e Pinhão serem agora RUEMA's.
Nas listas de estações do IM a Serra do Pilar apareciam como EMA e Pinhao como climatológica.
Na lista do site continua a aparecer assim:

Pinhão - Santa Bárbara Climatológica Viseu 41º 10' 7º 32' 130 01-02-1925
Serra do Pilar - V.N.Gaia EMA Porto 41º 08' 8º 36' 93 01-07-2009
http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/redes/redes.meteo/index.html

Provavelmente quando disponibilizaram novas estações fizeram algum tipo de reforma. Logo se verá o que fazemos relativamente a isso pois fica a dúvida do que fazemos pois há imensos casos de duas estações a coexistirem, como Santarém, Portalegre, etc,etc.



Vince, não arranjas a classificação intercalar relativa ao dia de ontem?

Sim, vou só verificar de novo a ver se não há erros e já disponibilizo.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
dust-animation.gif

Dia já com muita poeira no ar... Já ontem isso era visível...

aeronetelarenosillo2011.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Resultados do 1º round, de sábado
(Espero não me ter enganado em nada, sugiro que cada um compare as respectivas contas)

sabadou.gif


Notas:
* Só publico dos 20 primeiros, que é para a outra metade não desmoralizar, ainda falta o dia de hoje :)
* Na 1ª coluna aparecem os valores em "bruto", na última a que interessa, os valores já descontados com o "bónus". Por exemplo o Portin estaria em 1º lugar, mas foi dos últimos a submeter, não teve direito a qualquer bonificação, ou eu estaria em 3º, porque optei por esperar pelo Aladin de sábado sacrificando metade do bónus. Mas o objectivo era mesmo esse, penalizar quem acedesse a informação mais recente.
* Minho e ecobcg submeteram apenas 20/30 minutos depois dos fechos, não aproveitando os bónus do período desse fecho, e nem obtendo vantagens competitivas do período em que submeteram. Estive na duvida em abrir uma excepção incluindo-os no período anterior, mas decidi que é melhor não mudar as coisas a meio do jogo e ficar assim, para a próxima cria-se uma tolerância de meia hora ou assim.