Aquecimento Global

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Minho 23 Set 2007 às 19:38.

1. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Sobre o estudo alemão que saiu na Nature (da pequena pausa no aquecimento global) os climatologistas do Real Climate desafiaram os autores do estudo a aceitarem uma aposta de 2500€ sobre as temperaturas de 2000-2010 vs. as temperaturas de 1994-2004. A aposta termina no final de 2010 e é válida desde que não ocorra nenhuma erupção vulcânica significativa ou a queda de um meteorito que afectem o clima global (normalmente apenas as erupções significativas próximo dos trópicos é que afectam o clima global).

Apesar de ser estranho misturar ciência e apostas, tal não é inédito, embora na maioria das vezes sejam coisas simbólicas como umas grades de cerveja, etc. Em 1997 os astrofísicos Kip Thorne, Stephen Hawking and John Preskill apostaram uma enciclopédia de qualquer tema a propósito do paradoxo da informação em buracos negros. Em 2004 Stephen Hawking mudou de opinião e considerou a aposta perdida entregando uma enciclopédia sobre Basebol a John Preskill.

Até ao momento o desafio na forma de aposta não foi aceite.

2. José M. Sousa

José M. Sousa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Mai 2008
    Local:
    Lisboa
    Mário Barros

Você lê alguma coisa a sério sobre Alterações Climáticas. Sabe como se desenvolve o conhecimento científico? Sabe alguma coisa sobre o processo de tomada de decisões em organismos intergovernamentais? Isto nada tem a ver com um confronto entre Al Gore, a quem eu pessoalmente não atribuo grande importância para este assunto ( prefiro cientistas como James Hansen, Stephen Schneider, Tim Flannery e outros) e os simpatizantes do Newt Gingrich. Que você não perceba a distinção, revela alguma incapacidade da sua parte. Estude um bocadinho, em vez de colocar cartazes disparatados.

3. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Antes de mais bem-vindo ao forum caro José M. Sousa...:thumbsup::thumbsup:

Eu apenas estou do lado dos cientistas do frio que são muito poucos e não são "paus" mandados pelos governos ;)

4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    José M. Sousa, bem vindo ao forum.

Mário, não existe isso dos "cientistas do frio". Nem do frio nem do calor. Existem cientistas simplesmente, que seguem um método cientifico. Podem acertar ou podem errar, mas seguem um método onde o seu trabalho é escrutinado e validado. Por razões óbvias aqueles que consideras os "cientistas do frio" estão fora deste circuito. Porque será ? Não gostam de ser confrontados com erros e deturpações básicas ? Se não gostam, porque achas que deves confiar no que dizem ?

5. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Eu já não sei é nada é deixar andar isto parece o "Clube dos poetas mortos" :(:( vou-me é embora por uns tempos para descansar os miolos.

6. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Arejar durante uns tempos é uma boa ideia Mário. Se um novo utilizador do forum pergunta por livros de Meteorologia e previsão do tempo e tu recomendas a «A Ficção Científica de Al Gore» chegaste a um ponto em que tens que parar e reflectir.
    Houve tempos em que eras um membro muito activo no forum e que participavas em variados temas.

Actualmente continuas a ser um membro muito activo mas obcecado com certas coisas como o calor, o frio ou o CO2.

Houve até uma altura em que te chateaste com o MeteoPT, já não foi do meu tempo, e foste para outra freguesia onde contribuías com variados temas, muitas vezes até copiados daqui. Quer da tua zanga anterior quer nas tuas zangas actuais, nota-se alguma obsessão.

Faz um intervalo, parares durantes uns tempos não é de facto má ideia, há muita vida para além dum forum.

Há muita gente que vai trabalhando e participando por aqui dentro das suas possibilidades no sentido de tornar este espaço um local de discussão e seguimento minimamente sério e profissional onde todos podemos aprender e evoluir.

A maioria dos utilizadores desde local agradecem que ele evolua em conhecimento e sabedoria. Outros utilizadores há, que por razões que não compreendo muito bem, não gostam desse caminho, da seriedade e rigor.

A sabedoria não assusta os humildes que querem aprender. Apenas assusta os ignorantes que temem o conhecimento. Faz um favor a ti próprio, não te enfies voluntariamente no caixote dos ignorantes. Por aquilo que te conheço esse caminho seria uma perca enorme pois acho que és uma pessoa de um enorme potencial cheio de energia e boa disposição. Seria uma perca enorme para todos nós, mas sobretudo para ti próprio, não deixes que toda essa tua energia vá pelo cano abaixo da pseudociência.

7. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora

Eu ainda acrescento,para quem gosta de ciencia terá que se ser racionalista, pragmatico e metodico, e se levar pela EMOÇÂO, irá deturpar analise de determinado assunto seja CIENTIFICO ou FILOSOFICO ou NA VIDA REAL
    Num pais onde a meteorologia,climatogia é tão mal tratada não sejas mais um a contribuir para a ignorancia destas ciencias,quando defenderes os teus "pontos de vista" defende-os com fundamento, tal como outro membro no forum que tem o mesma opinião que tu tens, e que agora não participa.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. José M. Sousa

José M. Sousa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Mai 2008
    Local:
    Lisboa

Obrigado pelo cumprimento.

Eu não quero que você se vá embora. Quero apenas trocar impressões consigo, com argumentos. Talvez aprendamos alguma coisa. Também não tenho gozo nenhum em saber que há uma grave crise ambiental que vai muito para além das Alterações Climáticas. O objectivo de esclarecer as pessoas não é apenas intelectual, é para as mobilizar para que algo possa ser corrigido. Julgo que temos que acreditar nisto. Não é estar numa de: vem aí o fim do Mundo e não há nada a fazer!
    Já agora até lhe digo que, às vezes fico sinceramente assustado com toda esta história e com a incapacidade dos nossos governos (nacionais e mundiais, de direita ou de esquerda).
    Se tiver interesse, podemos abrir as "hostilidades" seguindo apenas a lógica. Recomendo este meu "post" no meu blogue: http://futureatrisk.blogspot.com/2008/01/prof-delgado-domingos-desvaloriza.html
    Desde já confesso que sou economista, veja lá! Não percebo grande coisa de meteorologia, só o básico do liceu.
    Um abraço e não se vá embora

9. Pedro Afonso

Pedro Afonso
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    22 Abr 2008
    Local:
    Amadora
  10. José M. Sousa

José M. Sousa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Mai 2008
    Local:
    Lisboa
    Não é bem assim. Neste artigo, parece-me que as coisas são postas no seu devido contexto:

http://www.realclimate.org/index.ph...ropical-cyclones-yet-again/langswitch_lang/in

A Conclusão : «Given these considerations, we would argue that coastal homeowners, insurers, the re-insurance industry, and every other potential stakeholder in this debate would be wise not to take false comfort from the notion (which the headlines resulting from this paper will inevitably feed) that climate change poses no future Atlantic hurricane threat. In fairness to Knutson et al, they do explicitly point out that their projected decrease in frequency is mostly coming from the weak end of the TC intensity spectrum. In principle, therefore, we imagine that they might perhaps even agree with this message themselves. Indeed, we invite them to comment here!»

11. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    O que diz o IPCC no AR4 WGI FAQ 10.1 (Não confundir com o que disse o Al Gore no documentário!)

De forma simples e esquecendo dados e modelos, só pensando no assunto poderiamos esperar mais furacões e mais intensos porque se a água está mais quente existe mais energia disponível para os ciclones tropicais.
    No entanto alguns estudos sugerem alterações atmosféricas devido ao aquecimento o que faria aumentar o windshear (cisalhamento de vento). Já há um ou dois anos tinha saído um estudo sobre o assunto. Havendo mais windshear desenvolvem-se menos ciclones, embora isso varie de região para região.

Mas, o que pode suceder nesse cenário (se estiver correcto) é que quando finalmente os ciclones se desenvolvem (porque há sempre alturas em que o windshear fica favorável) tem mais energia disponível e intensificam-se mais.
    Pois como sabemos os ciclones tropicais dissipam imensa energia ao longo do seu trajecto. O ano passado falei disso várias vezes no seguimento dos furacões no Atlântico, até mostrei imagens do rasto de água mais fria que um furacão deixa para trás. Se há menos sistemas tropicais menos energia é dissipada. Quem sabe se por acaso o ano passado não sucedeu isso mesmo, pois não tivemos uma época no geral muito activa mas tivemos 3 furacões muito intensos, um deles passou por um processo de intensificação extremamente rápido que na altura deixou muitas pessoas surpreendidas.

De qualquer forma isto é uma área que ainda suscita muitas dúvidas, ainda há muito para evoluir nos modelos climáticos para simular bem os ciclones tropicais. Nota-se perfeitamente alguma cautela do próprio IPCC sobre este assunto.

O Jeff Master publicou hoje um post sobre isto, é uma excelente leitura sobre o windshear para quem se interesse por ciclones tropicais.

The future of wind shear: will it decrease the number of hurricanes?
    http://www.wunderground.com/blog/JeffMasters/comment.html?entrynum=943&tstamp=200805

12. mystikalvibe

mystikalvibe
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    30 Mai 2008
    Local:
    lisboa
    Vejo que cada vez mais existe uma consciência global sobre este problema, as pessoas apercebem-se do que esta a acontecer,
    mas não sabem o que fazer em relação a isso, ou se sabem são poucas as que actuam. Para quem não sabe aqui ficam algumas sugestões:

Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
    Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de
    catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
    Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
    Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a
    geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
    Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
    Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
    Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
    Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
    Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
    Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
    Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).

13. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Eu vejo é cada vez mais um negócio :lol::lol:

14. José M. Sousa

José M. Sousa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Mai 2008
    Local:
    Lisboa
    Aqui estou em desacordo! Compreendo que, como brasileiro, pense que é bom para a economia do seu país. Mesmo aí, tenho dúvidas.

Mas para o clima, não serão certamente. Os biocombustíveis, genericamente falando (pode haver uma ou outra excepção) e de acordo com a prática actual, poderão revelar-se ainda piores para o clima do que os combustíveis fósseis.

Partilhar esta Página