Aquecimento Global

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
ch_tlt_2009_07_anom_v03_2.png

Nota-se o El Niño nesta imagem

Sim, embora me tenha intrigado um pouco a anomalia, talvez exagerada pelo neutro (nas medições satélite) de Junho (que curiosamente para a conversa, em Portugal foi quente). Mas à partida será do Nino.
Na imagem também se nota bem as anomalias que transformarem o nosso Julho num mês abaixo da média, aqui, na Irlanda e UK, bem como na costa leste americana, nestes casos devido à circulação do Jet numa latitude mais baixa e talvez com mais intensidade. Devido a isso ainda hoje está uma anomalia negativa espectacular na água do Atlântico a norte dos Açores.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ok. Tudo bem. Eu também sou apreciador de bom humor.
Mas, para mim, o que eu gostava de ver esclarecido era se o facto de nevar em casa do Al Gore (ouvi dizer que é Nashville nos EUA), no dia 21 de Julho, é tão banal como comer pão com manteiga ou se é um facto notável e digno de registo.

Martinus, e a todos os outros. Confesso que o rumo da conversa me surpreendeu, ou se calhar não, se calhar é esclarecedora ! Pelos vistos ninguém percebeu nada.

Global cooling hits Al Gore's home
Nashville, the home of leading global warming prophet Al Gore, has enjoyed the coolest July 21 on record, observes Christopher Booker.

algore1450239c.jpg

Al Gore, obscured by snow Photo: AP

http://www.telegraph.co.uk/comment/...907383/Global-cooling-hits-Al-Gores-home.html


Porquê ? Porque a crónica fala de Al Gore e do arrefecimento global, fala de frio na terra do Al Gore a 21 de Julho e vem com uma fotografia do Al Gore a nevar. E ainda fala da Argentina.

Qual é o problema ?

O problema é que obviamente não nevou em Nashville a 21 de Julho, a fotografia do Al Gore não é dessa data e nem sequer é em Nashville.
Surpreendidos ? Eu não !

Nesses dias foi efectivamente batido um record de mínima, 58ºF (14,4ºC) para o mês de Julho, numa única estação da região, o anterior record já era do século XIX 60ºF (15.5ºC). Mas não nevou, nem nada que se pareça, a foto nada tem a ver com o assunto, foi apenas um pequeno truque para iludir os leitores.

Quem souber ler bem inglês, que leia e re-leia a crónica de Christopher Booker, vão perceber a escrita inteligente e a cuidada precisão na manipulação. Reparem, que ele nem sequer fala dos valores da temperatura que foram registos históricos, os 14ºc de mínima, afinal o que dá origem ao título. Ele omite intencionalmente isso e acrescenta uma foto do Al Gore com neve. É bom para as audiências.

Isto acontece constantemente neste tipo de personagens, cujas vidas é mesmo isto, crónicas, livros, sites e blogues cépticos. E não é apenas os deste lado da barricada, também há muitos do outro lado, eu por exemplo já não suporto ouvir falar em alterações climáticas de cada vez que chove ou não chove, que faz calor ou não faz calor. Já não há pachorra.


Para terminar Martinus, fizeste esta pergunta:
«nevar em casa do Al Gore no dia 21 de Julho...ou se é um facto notável e digno de registo.» .

Não te sentes no mínimo enganado ? Não tiras nenhuma conclusão sobre isso ?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O Vince é um espectáculo ... quase tão grande como ver o meu Benfica jogar este ano :D:lmao::lmao:
Voltando ao tópico:
E não é apenas os deste lado da barricada, também há muitos do outro lado, eu por exemplo já não suporto ouvir falar em alterações climáticas de cada vez que chove ou não chove, que faz calor ou não faz calor. Já não há pachorra.
:rain::ill::trovao::winner:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Martinus, e a todos os outros. Confesso que o rumo da conversa me surpreendeu, ou se calhar não, se calhar é esclarecedora ! Pelos vistos ninguém percebeu nada.




Porquê ? Porque a crónica fala de Al Gore e do arrefecimento global, fala de frio na terra do Al Gore a 21 de Julho e vem com uma fotografia do Al Gore a nevar. E ainda fala da Argentina.

Qual é o problema ?

O problema é que obviamente não nevou em Nashville a 21 de Julho, a fotografia do Al Gore não é dessa data e nem sequer é em Nashville.
Surpreendidos ? Eu não !

Nesses dias foi efectivamente batido um record de mínima, 58ºF (14,4ºC) para o mês de Julho, numa única estação da região, o anterior record já era do século XIX 60ºF (15.5ºC). Mas não nevou, nem nada que se pareça, a foto nada tem a ver com o assunto, foi apenas um pequeno truque para iludir os leitores.

Quem souber ler bem inglês, que leia e re-leia a crónica de Christopher Booker, vão perceber a escrita inteligente e a cuidada precisão na manipulação. Reparem, que ele nem sequer fala dos valores da temperatura que foram registos históricos, os 14ºc de mínima, afinal o que dá origem ao título. Ele omite intencionalmente isso e acrescenta uma foto do Al Gore com neve. É bom para as audiências.

Isto acontece constantemente neste tipo de personagens, cujas vidas é mesmo isto, crónicas, livros, sites e blogues cépticos. E não é apenas os deste lado da barricada, também há muitos do outro lado, eu por exemplo já não suporto ouvir falar em alterações climáticas de cada vez que chove ou não chove, que faz calor ou não faz calor. Já não há pachorra.


Para terminar Martinus, fizeste esta pergunta:
«nevar em casa do Al Gore no dia 21 de Julho...ou se é um facto notável e digno de registo.» .

Não te sentes no mínimo enganado ? Não tiras nenhuma conclusão sobre isso ?

Agora já percebi! Eu li o artigo mas como o meu computador é bastante lento a imagem não chegou a carregar e eu não estava a perceber onde é que tinham ido buscar a neve...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
E pah, fui ver o teu link e senti-me, tal como tu, verdadeiramente enganado.
E eu que pensei que tinha nevado lá na vila dele a 21 de Julho.

É caso para dizer bullshit, treta.
Eu naturalmente acho que qualquer teoria deve ser testada e comparada com outras. Mas creio que há muitos extremistas anti-aquecimento, ou anti-ciencia, ou anti-ecologia, ou simplesmente super-cépticos que até estas técnicas manipuladoras vão buscar. Não é justo, é uma farsa.
A meu ver, o debate já está completamente politizado, o que é muito infortuno.
Infelizmente fala-se disto como se fosse o aborto: ou preto ou branco.
E a ciência não é assim!!!!

A variabilidade é um dado mais que assente.
Mas se existir tendencia para aquecimento global acelerado, isso pode ser problemático para a nossa civilização, e requer que o problema seja resolvido e hajam soluções práticas.

Em Portugal tem havido uma anomalia negativa ao longo do 2008 e 2009.
Na Áustria tem havido uma anomalia positiva ao longo do 2008 e 2009.
Não deixa de ser variabilidade.

Só ao olharmos a longo-termo, é que pudemos ver se existe ou não tendencia para aquecimento global que não é provocado por causas naturais.
Eu até postulo que a próxima década irá trazer arrefecimento. Não deixa de ser a variabilidade normal.
Pode ser que depois, o aquecimento surja mais notório e dramático.
Mas mantenho as minhas reservas.

Martinus, e a todos os outros. Confesso que o rumo da conversa me surpreendeu, ou se calhar não, se calhar é esclarecedora ! Pelos vistos ninguém percebeu nada.




Porquê ? Porque a crónica fala de Al Gore e do arrefecimento global, fala de frio na terra do Al Gore a 21 de Julho e vem com uma fotografia do Al Gore a nevar. E ainda fala da Argentina.

Qual é o problema ?

O problema é que obviamente não nevou em Nashville a 21 de Julho, a fotografia do Al Gore não é dessa data e nem sequer é em Nashville.
Surpreendidos ? Eu não !

Nesses dias foi efectivamente batido um record de mínima, 58ºF (14,4ºC) para o mês de Julho, numa única estação da região, o anterior record já era do século XIX 60ºF (15.5ºC). Mas não nevou, nem nada que se pareça, a foto nada tem a ver com o assunto, foi apenas um pequeno truque para iludir os leitores.

Quem souber ler bem inglês, que leia e re-leia a crónica de Christopher Booker, vão perceber a escrita inteligente e a cuidada precisão na manipulação. Reparem, que ele nem sequer fala dos valores da temperatura que foram registos históricos, os 14ºc de mínima, afinal o que dá origem ao título. Ele omite intencionalmente isso e acrescenta uma foto do Al Gore com neve. É bom para as audiências.

Isto acontece constantemente neste tipo de personagens, cujas vidas é mesmo isto, crónicas, livros, sites e blogues cépticos. E não é apenas os deste lado da barricada, também há muitos do outro lado, eu por exemplo já não suporto ouvir falar em alterações climáticas de cada vez que chove ou não chove, que faz calor ou não faz calor. Já não há pachorra.


Para terminar Martinus, fizeste esta pergunta:
«nevar em casa do Al Gore no dia 21 de Julho...ou se é um facto notável e digno de registo.» .

Não te sentes no mínimo enganado ? Não tiras nenhuma conclusão sobre isso ?
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Para terminar Martinus, fizeste esta pergunta:
«nevar em casa do Al Gore no dia 21 de Julho...ou se é um facto notável e digno de registo.» .

Não te sentes no mínimo enganado ? Não tiras nenhuma conclusão sobre isso ?

Pois... Eu li já há alguns dias um post no blog "Mitos Climáticos" sobre essa notícia: http://mitos-climaticos.blogspot.com/2009/08/mais-depressa-se-apanha-um-mentiroso-do.html

Pelo que entendi da leitura do referido post, tinha mesmo caído neve; não era uma brincadeira de jornalistas. Não cheguei a ler o texto em inglês com atenção suficiente, apenas algumas passagens. Creio que o autor do post está convicto que nevou mesmo, ou eu li mal o texto dele? Também não vi nenhum desmentido ou correcção de interpretação no referido blog.

Por outro lado o jornal tinha-o como sério e a foto diz "photo AP" --> Associated Press. Agora a Associated Press vende fotos jornalísticas que são montagens para criar situações falsas e "factos" fabricados? Isto não parece uma notícia da secção de humor.

Pode ser um problema de leitura de fontes consideradas credíveis. Parece ser. E parece ser essa a conclusão a tirar.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Hoje no Público vinha um artigo com um parágrafo muito interessante para reflexão, talvez mais dirigido aos que tem sempre as alterações climáticas na ponta da língua, pois o assunto das estações (falta de Verão) teve hoje direito a primetime num telejornal nacional.

«Dizem os nossos lavradores que as estações estão mudadas, porque a época das grandes chuvas - a dos frios rigorosos - e a dos grandes calores já não condizem com as de outros tempos»
Visconde de Monte-São (Manuel dos Santos Pereira Jardim, 1818-1887)

Isto não soa demasiado familiar ao que ouvimos todos os dias ?
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Hoje no Público vinha um artigo com um parágrafo muito interessante para reflexão, talvez mais dirigido aos que tem sempre as alterações climáticas na ponta da língua, pois o assunto das estações (falta de Verão) teve hoje direito a primetime num telejornal nacional.

«Dizem os nossos lavradores que as estações estão mudadas, porque a época das grandes chuvas - a dos frios rigorosos - e a dos grandes calores já não condizem com as de outros tempos»
Visconde de Monte-São (Manuel dos Santos Pereira Jardim, 1818-1887)

Isto não soa demasiado familiar ao que ouvimos todos os dias ?




Estamos no tempo da silly season:lmao:.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
qual a fonte?

Os links estão na primeira mensagem do tópico da Monitorização do Clima Global, mas deixo aqui também.
No UAH até foi a 2º maior anomalia, 3º no RSS, ontem disse que era 3º nos dois.

RSS
http://www.remss.com/data/msu/month...hannel_TLT_Anomalies_Land_and_Ocean_v03_2.txt

1º 1998 Julho +0,606
2º 2005 Julho +0,430
3º 2009 Julho +0,392


UAH
http://vortex.nsstc.uah.edu/data/msu/t2lt/uahncdc.lt

1º 1998 Julho +0,520
2º 2009 Julho +0,420
3º 2005 Julho +0,330



Os gráficos

rsst.gif


uah.gif
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
ok, estou esclarecido! Eu conhecia as fontes. Só queria confirmar que as "minhas" fontes eram iguais às tuas!

É que da forma como tinhas escrito anteriormente, dava ideia que o 3º maior valor de sempre de temperatura se referia a qualquer mês desde que há registo!
O facto de ter sido só em comparação com os restantes Julhos não diz grande coisa (sendo sempre mais um dado a considerar claro).
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sim, foi isso que confirmei: a história de Nashville (terra do Al Gore) foi uma farsa inventada.
A única coisa que aconteceu foi terem tido a mínima histórica do mês (14 ºC) quando o anterior recorde era 15 ºC.

O boato de neve, obviamente impossível, foi inventado.
E a temperatura omitida.

Desde quando, em pleno século XXI de extremos climáticos, não se bate uma mínima ou máxima histórica. Aqui em Viena tb tive quase a bater a mínima e máxima histórica em Julho.

que estranho....quando fui ao weatheronline ver os extremos de nashville,tennessee neste passado julho nao me deu uma min inferior a 14º:confused::confused:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Sim, foi isso que confirmei: a história de Nashville (terra do Al Gore) foi uma farsa inventada.
A única coisa que aconteceu foi terem tido a mínima histórica do mês (14 ºC) quando o anterior recorde era 15 ºC.

O boato de neve, obviamente impossível, foi inventado.
E a temperatura omitida.

Desde quando, em pleno século XXI de extremos climáticos, não se bate uma mínima ou máxima histórica. Aqui em Viena tb tive quase a bater a mínima e máxima histórica em Julho.

Não deixa de ser um facto digno de registo.