Aquecimento Global

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
O aquecimento está nos gráficos de tendências em 100 anos, bolas! Metam isso na cabeça! :angry:

Claro que há oscilações, por alguma razão os americanos em 60 ou 70 falavam no arrefecimento..
Mas agora, por mais que se discuta motivos e o que vai acontecer no futuro, só não consigo por nada perceber como não metem na cabeça que a tendência do último século é AQUECIMENTO!! Seja qual for o futuro dos próximos 100 anos, e até pode vir frio (que dúvido), mas bolas, está PRETO NO BRANCO QUE A TERRA AQUECEU NOS ÚLTIMOS 100 ANOS!
A sério, sejam o mínimo razoáveis! Se querem discutir arrefecimentos ou tendências futuras, força, agora por favor continuar a bater numa tecla gasta com argumentos vazios, ou tipo "agulha num palheiro" para descredibilizar algo mais que EVIDENTE, para quê perder tempo!?!?!?
:dry:

mas onde é k eu disse k a terra no ultimo século nao aqueceu? eu disse isso? sim, aqueceu! tal como já aqueceu e arrefeceu noutros periodos da historia. Não posso é comparar esses periodos com rigor pk nao existem registos de temperatura fiáveis

Eu não consigo concordar é com as previsoes de nao sei quantos graus de aumento da temperatura global! se muitas vezes nem acertam a previsao do tempo para o dia seguinte... por favor...
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
mas onde é k eu disse k a terra no ultimo século nao aqueceu? eu disse isso? sim, aqueceu! tal como já aqueceu e arrefeceu noutros periodos da historia. Não posso é comparar esses periodos com rigor pk nao existem registos de temperatura fiáveis

Eu não consigo concordar é com as previsoes de nao sei quantos graus de aumento da temperatura global! se muitas vezes nem acertam a previsao do tempo para o dia seguinte... por favor...

Ok, pronto, então desculpa se entendi mal.. ;)
Se calhar essa tua opinião não ficou muito bem explícita no primeiro post, e depois, vendo os posts que têm sido colocados aqui, pensei que viesse na sequência negacionista rídicula...


Seja como for, tens que ver que não podemos comparar previsões deterministas do estado do tempo para dias seguintes, com previsões de modelos climáticos para décadas!
Os princípios são completamente diferentes, logo a comparação não é justa! :)
De qualquer forma, eu não nego que eu próprio sou algo céptico na forma como as estimativas são feitas, que possam ter um certo viés por todos estes estudos IPCC terem sido feitos talvez no pico da tendência de súbida.. Se calhar se tivessem como input já anos menos quentes ou de súbida um pouco quebrada como os últimos, os cenários de aquecimento fossem menos extremos, é possível..
Mas posso estar apenas a fazer suposições erradas, certamente quem fez esses modelos sabe bem melhor o que está a fazer, e os riscos e erros inerentes à previsão em si, além de que todas essas prejecções tem uma série diferente de cenários de partida, como que num ensemble, ou seja, uma forma de estimativa de erro...
Mas claro, até certo ponto, não deixa de poder ser um certo "tiro no escuro"..
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu acho é que alguem aqui a mais neste forum e quando cá vem só arranja polémicas!!

Se o admistrador achar por bem eliminar este post estou de acordo, mas o elemento ecotretas devia ser banido deste forum!!
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
na boa. então estamos em sintonia neste aspecto :)

Ok, pronto, então desculpa se entendi mal.. ;)
Se calhar essa tua opinião não ficou muito bem explícita no primeiro post, e depois, vendo os posts que têm sido colocados aqui, pensei que viesse na sequência negacionista rídicula...


Seja como for, tens que ver que não podemos comparar previsões deterministas do estado do tempo para dias seguintes, com previsões de modelos climáticos para décadas!
Os princípios são completamente diferentes, logo a comparação não é justa! :)
De qualquer forma, eu não nego que eu próprio sou algo céptico na forma como as estimativas são feitas, que possam ter um certo viés por todos estes estudos IPCC terem sido feitos talvez no pico da tendência de súbida.. Se calhar se tivessem como input já anos menos quentes ou de súbida um pouco quebrada como os últimos, os cenários de aquecimento fossem menos extremos, é possível..
Mas posso estar apenas a fazer suposições erradas, certamente quem fez esses modelos sabe bem melhor o que está a fazer, e os riscos e erros inerentes à previsão em si, além de que todas essas prejecções tem uma série diferente de cenários de partida, como que num ensemble, ou seja, uma forma de estimativa de erro...
Mas claro, até certo ponto, não deixa de poder ser um certo "tiro no escuro"..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não tenho que ser teu amigo. Mas se tu fores meu amigo, podes pedir desculpa pela esquizofrenia e comprimidos...
Ecotretas

Não peço desculpa, ora essa, sobre pseudociência tinha eu 10 anos e já discutia a ida à Lua com velhotes lá na aldeia, que é uma coisa que me orgulho imenso. O aquecimento global tem imensas pontas soltas, há toneladas de dúvidas e milhões de incertezas, certamente que haverá biliões de manipulações, mas eu jamais tolerarei a pseudociência que grassa em blogues como o seu.

Se há alguém que tem que pedir desculpas é você, por ajudar a contribuir para esta sociedade de telenovelas e pseudociência em que vivemos.

Portanto, enquanto eu estiver aqui e tiver paciência para o aturar, lamento, estou aqui e sempre serei assim, consigo ou quaisquer outros ! E isso não quer dizer que até nem concorde consigo umas quantas vezes, a fraude das energias renováveis em curso em Portugal que recentemente denunciou é uma realidade, você é mistura isto tudo, mistura ciência e media, propaganda política e realidade, e acaba por ser tão mau como o Al Gore foi do lado contrário, e eu não tenho mesmo pachorra nem para uns nem para outros !

Detesto agendas ! Peça você desculpa à sociedade pelo lixo que anda a difundir.

Há felizmente outro tipo de pessoas que vão aparecendo por aqui, como já percebi no kispo por ex., que foge à seca ignorante que grassava neste tópico O que não falta é matéria de debate neste assunto, desde que discutidos de forma séria e cientifica. Aliás, os tempos que vivemos são fascinantes, todos nós estamos a presenciar algo de raro, em que podemos estar a validar uma serie de teorias cientificas em simultâneo com um ciclo solar anómalo em relação às últimas décadas. Isso é fantástico, mas por favor, não confundam isso com a tralha que se lê por aí. Há gente a falar disto que não percebe um cu de nada ! Venham as discussões inteligentes.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Porque é que sempre que se fala em Aquecimento Global surje este tipo de conversa???

É verdade que existem alguns membros que vêm comentar apenas com a intenção de "incendiar" o tópico mas será que não têm direito á sua opinião???
Mesmo que o que escrevam seja um monte de asneiras pegadas, é apenas a opinião deles ... exercem o seu poder de liberdade de expressão.
O Blog deles é uma grande monte de asneiras sem direito de expressão ... deixa ser!!!!! Mas ao usar-se este tipo de linguagem está-se descendo a esse nível e não é bom para a reputação deste excelente Forum!!

Se o adminitrador é o responsável pelo Forum, podendo e devendo exercer também a sua opinião, mas sobretudo exercendo a actividade de moderador do Forum e criticando (tb os moderadores) durante alguns excessos que por vezes acontecem de alguns membros ... não lhe fica nada bem usar o tipo de linguagem que utilizou em relação ao EcoTretas, por mais que não se goste da pessoa que esteja do outro lado!!

Diga-se ainda que ainda não o tinha visto tão irritado com alguém !!
PS: Não sou amigo do EcoTretas nem o conheço de lado nenhum, e muito menos estou a defendê-lo !!

Voltando ao Tópico: Não percebo nada do assunto !!
Mas o que tenho a dizer é que o gráfico do André está correcto, e é um facto de que o Hemisfério Norte está a aquecer nas ultimas décadas, mas será que estamos a falar de alterações climáticas ou ciclos climáticos? Ás vezes penso que baralham isso tudo !!
E no século XIX e XVIIII não houve tb ciclos climáticos..
E as relações Sol, Homem, CO2, etc ..... !!!
Pois é complicado este tópico deixo isso para os mais entendidos mas tenham uma mente aberta e aceitem as opiniões e respeitem-se !!:hehe:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Diga-se ainda que ainda não o tinha visto tão irritado com alguém !!
PS: Não sou amigo do EcoTretas nem o conheço de lado nenhum, e muito menos estou a defendê-lo !!

Tens razão Aurélio, e peço desculpas a todos. Mas estás a ser muito simpático ao apelidares a participação do ecotretas como sendo "opinião". Salvo raras excepções, metade das intervenções deste membro são puro trollismo, a outra metade pouco mais é do que spam publicitário ao blogue dele.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
deixem se de tretas e de ofensas

terminou hoje o ciclo de 52 dias sem manchas solares


apareceu uma mini mancha 1025


fica aqui o gráfico e reparem na quantidade de records batidos neste minimo que atravessamos actualmente
o maior desde 1913



SenzaMacchie.gif
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Poucas vezes aqui foi debatido o tema referente a este tópico com bases cientificas e de forma coerente.

Na minha opinião este tópico não acrescenta nenhuma mais valia ao MeteoPT e por isso devia ser encerrado.
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Poucas vezes aqui foi debatido o tema referente a este tópico com bases cientificas e de forma coerente.

Na minha opinião este tópico não acrescenta nenhuma mais valia ao MeteoPT e por isso devia ser encerrado.

Isto é um bocado como a discussão sobre se a humanidade foi criada por um Deus (ou um demiurgo), ou se evoluiu a partir da ameba e da minhoca.

Qual é o interesse em proibir o debate?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Encerrar não, mas em caso extremo, podia-se fazer como no tópico de Análise de Modelos.. :rolleyes:

Separar num tópico sério, apenas permitido com gráficos, artigos, factos fundamentados ou técnicos e minimamente científicos (sejam eles "aquecedores" ou "congeladores")...

...E outro para quem dizer realmente dizer disparates, ou expressar as suas teorias sem Ciência, ou os seus palpites.. À sua vontade, seja desabafo ou mero palpite de instinto.. Mas sem estragar um tema que pode de facto ser debatido com o mínimo de nível e rigor...

:inocente:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Por favor, discutam o tema e não entrem em assuntos que não tenham nada a haver com o assunto em debate no tópico; todas as mensagens que não respeitarem a norma serão editadas e/ou eliminadas.

Mais uma vez lembro que as mensagens aqui colocadas devem ter em linha de conta dados concretos e não serem apenas opiniões pessoais sem fundamentação científica.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
importante reparar que neste ranking de dias seguidos sem manchas solares temos 6 lugares ocupados pela segunda metade do sec. 20 e só neste minimo de 3 anos 2007-2009 ja levamos 11 lugares



penso tambem que à 100 anos provavelmente uma minimancha como a de hoje que interrompeu o record nao teria sido contabilizado devido aos meios da epoca


se isto tem alguma coisa a haver com o clima penso que vai começar a reflectir-se