Aquecimento Global

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Qual é afinal o problema que referem ? Estes post's assim, meio vácuo, não são lá muito compreensíveis para perceber o que vos vai na cabeça ....

Eu acho que é triste que mesmo estando actualmente nós numa fase quente, os defensores do AG (que engraçado, esta sigla tanto dá para Al Gore como para aquecimento global:D:p...) em vez de falarem disso, digam "O aquecimento global está previsto que aumente e o dióxido de carbono é o culpado...o aquecimento global está previsto que aumente e o dióxido de carbono é o culpado...o aquecimento global está previsto que aumente e o dióxido de carbono é o culpado...", sem dizerem nada de novo. Até podem ter razão, mas não dizem nada de jeito e estão sempre a teimar no mesmo:disgust:...
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá Vince, eu acho que a pequena idade do gelo foi causada pelo mínimo solar, correntes oceânicas ou outras causas, mas não por vulcões.
Do que eu sei, a maioria das grandes erupções tem efeitos que duram apenas alguns anos, como o caso das anomalias de 536, de 1317, do Laki, ou do Tambora. Embora não rejeite a hipótese que uma destas possa mudar o curso do clima durante as décadas seguintes, de uma maneira mais subtil, por assim dizer.


É normal as pessoas atribuírem de imediato o arrefecimento da Pequena Idade do Gelo ao mínimo de Dalton, mas como em muitas outras coisas, é preciso ter muito cuidado com as coincidências, não é raro até aqui no fórum muitas pessoas engrenarem especulações com um punhado de evidências anedóticas só porque houve uma qualquer coincidência.

Não sou eu obviamente que tenho conhecimentos para dizer se sim ou não. Simplesmente tento ler bastante e replico depois a opinião dos estudos publicados que tem sido feitos, e convido-te a fazer o mesmo.

Os estudos mostram que por exemplo o mínimo de Dalton provocou obviamente algum arrefecimento mas não o mais significativo, o que aparece nos relatos históricos de muito frio e clima por vezes caótico na altura a maior parte aparentemente está associada a duas grandes erupções vulcânicas, a de 1809 em local ainda hoje desconhecido (VEI desconhecido) mas que deixou significativas cinzas nos gelos de ambos os pólos e a muito mais conhecida erupção do Tampora de 1815 (VEI 7) que provocou o famoso ano sem Verão. Pensa-se que ambas foram as erupções mais violentas na Terra dos últimos 5 séculos.


No Maunder já havia estações na Europa, por exemplo este é um gráfico de anomalia média da temperatura em 17 estações europeias entre 1770 e 1850, e a delimitação do Mínimo de Dalton. Não é assim muito evidente de um efeito "Dalton" no gráfico à excepção do início, mas sim algumas oscilações, algumas mais fortes que aparentam estar associadas a erupções.

tambora.gif



Já depois do Maunder, em 1883 foi a erupção do Krakatoa (VEI 6) que também baixou a temperatura global.


Deixo-te um paper para leres se isso te interessar:

The influence of volcanic, solar and CO2 forcing on the temperatures in
the Dalton Minimum (1790–1830): a model study

The analysis of the relative influence of different external
forcings in the DM can be summarised as follows: The
volcanic forcing has an important influence on the global
and hemispheric temperatures in the second half of
the DM, especially between 1810 and 1820. This is reflected
in a reduction of the near-surface global temperatures
during the period 1810–1820 of the order of
0.4 K (HIST) and 0.2 K (HIST 50) with respect to the
simulations without volcanic forcing. The absence of
reduced Northern hemispheric winter temperatures is
evident in each of the members of the ensemble of the
NV experiment, even when averaging over the whole
DM (cf. first and second column of Table 2).
The other two forcing factors, namely solar variability
and the increase of CO2 concentrations, exerted a
weak influence on the mean temperature levels in the
simulated DM, either at hemispheric or regional scales
(cf. third and fourth column of Table 2) for the winter
season. Therefore, it can be concluded that in these
simulations, solar and the CO2 variability have not
contributed in an important way to the formation of a
thermal DM, and that volcanic forcing was largely
responsible for reduced temperatures in the DM.

http://coast.gkss.de/staff/zorita/ABSTRACTS/wagner_zorita.pdf
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Nível do mar subiu 60 cm no leste dos EUA neste verão

get

Foto: National Geographic

O nível do mar subiu até 60 centímetros mais que o normal ao longo deste verão, na costa leste dos Estados Unidos, o que surpreendeu os cientistas cujo trabalho é prever essas variações periódicas. A causa imediata da alta inesperada no nível das águas parece ter sido detectada, agora, informaram representantes do governo dos Estados Unidos em um novo relatório. (Uma dica: não foi obra do aquecimento global.) Mas o motivo subjacente para que isso aconteça continua a ser um mistério.
Em geral, a previsão das marés e dos níveis do mar em termos sazonais é um processo bastante direto, governado pelos movimentos conhecidos e pelas influências gravitacionais já calculadas de corpos astronômicos como a Lua, diz Rich Edwing, diretor assistente do Centro Operacional de Produtos e Serviços Oceanográficos, parte da Administração Nacional da Atmosfera e Oceano (NOAA) dos Estados Unidos.
Mas os telefones da NOAA começaram a tocar sem parar ao longo do verão, quando moradores da costa leste norte-americana reportaram um nível do mar bem superior ao previsto, semelhante ao encontrado em situações associadas a eventos climáticos de curta duração, tais como tempestades tropicais. No entanto, os mares altos que eles registravam persistiram por períodos de semanas, ao longo de junho e julho. A alta surpreendente no nível dos mares causou apenas inundações menores em certas águas costeiras, mas despertou séria curiosidade entre os cientistas.
Corrente do Golfo em misteriosa desaceleração - Agora, um novo relatório identificou dois grandes fatores que podem explicar o nível elevado das águas oceânicas: um enfraquecimento na Corrente do Golfo e ventos firmes na região do Atlântico Nordeste.
A Corrente do Golfo é uma espécie de rodovia expressa de águas oceânicas que corre em direção ao norte, ao largo da costa leste dos Estados Unidos. Quando ela está funcionando a todo vapor, a poderosa corrente arrasta água 'em sua órbita', e na direção oposta à da costa leste. Mas neste verão, por motivos até agora desconhecidos, 'a Corrente do Golfo se desacelerou', segundo Edwing, e isso fez com que mais água fosse lançada à costa, e portanto resultou em elevação nos níveis do mar.
Outro fator que reforçou essa alta foi a chegada dos ventos do Atlântico Nordeste com algumas semanas de antecedência, o que empurrou ainda mais água em direção à costa.
Praias 'devoradas' - A alta nas águas causou certa inconveniência a pescadores costeiros e a praticantes de esportes náuticos, e alterou a paisagem costeira em certas áreas. "Uma ou duas praias arenosas das quais normalmente pescamos terminaram devotadas pela água, e o volume de água era bem maior do que costuma ser normalmente", disse Paulie Apostolides, dono da Paulie's Tackle, uma loja de equipamentos de pesca em Montauk, em Long Island, Estado de Nova York. Mesmo antes do novo relatório, divulgado pela NOAA em 2 de setembro, Apostolides diz que muitos dos pescadores locais já estavam atribuindo a alta do nível de água do mar aos 'ferozes' ventos provenientes do nordeste.
No entanto, ainda resta o mistério implícito quanto à causa. "Por que a Corrente do Golfo se desacelerou? Por que o padrão de ventos que costumamos ver no outono surgiu semanas mais cedo?", questiona Edwing, da NOAA. "Não conhecemos as respostas a essas perguntas".

Tradução: Paulo Migliacci ME

Fonte: Terra
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Alterações climáticas adiam o frio

Com início marcado para as 22h19, o Outono regressa hoje com a promessa de dias mais frios, que podem ser adiados devido às alterações climáticas

O último relatório da Agência Europeia do Ambiente, relativo a 2007, refere que a temperatura média global aumentou 0,1 graus centígrados por década nos últimos cem anos.

Apesar da variabilidade climática ser natural, os especialistas estão preocupados com o fenómeno das alterações climáticas e suas implicações na fauna e na flora.

Lusa / SOL

Esperemos que as alterações climáticas no Inverno não adiem o calor :lmao:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Alterações climáticas adiam o frio
Com início marcado para as 22h19, o Outono regressa hoje com a promessa de dias mais frios, que podem ser adiados devido às alterações climáticas
O último relatório da Agência Europeia do Ambiente, relativo a 2007, refere que a temperatura média global aumentou 0,1 graus centígrados por década nos últimos cem anos.
Apesar da variabilidade climática ser natural, os especialistas estão preocupados com o fenómeno das alterações climáticas e suas implicações na fauna e na flora.
Lusa / SOL


Esperemos que as alterações climáticas no Inverno não adiem o calor :lmao:


Desta vez tens a razão do teu lado, essa notícia é verdadeiro nonsense, nem dá para perceber o texto ou raciocínio por detrás dele. Bem gostaria de perceber a mente de quem escreve uma coisa destas sem ponta por onde se pegue. Já vi bots a escrever com mais substância lógica. Enfim.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Alterações climáticas adiam o frio

Com início marcado para as 22h19, o Outono regressa hoje com a promessa de dias mais frios, que podem ser adiados devido às alterações climáticas

O último relatório da Agência Europeia do Ambiente, relativo a 2007, refere que a temperatura média global aumentou 0,1 graus centígrados por década nos últimos cem anos.

Apesar da variabilidade climática ser natural, os especialistas estão preocupados com o fenómeno das alterações climáticas e suas implicações na fauna e na flora.

Lusa / SOL

Esperemos que as alterações climáticas no Inverno não adiem o calor :lmao:
É disto que eu falo quando digo que muitos textos devem ser escritos por pessoas que nõ percebem nada disto:disgust:...
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Alterações climáticas adiam o frio

Com início marcado para as 22h19, o Outono regressa hoje com a promessa de dias mais frios, que podem ser adiados devido às alterações climáticas

O último relatório da Agência Europeia do Ambiente, relativo a 2007, refere que a temperatura média global aumentou 0,1 graus centígrados por década nos últimos cem anos.

Apesar da variabilidade climática ser natural, os especialistas estão preocupados com o fenómeno das alterações climáticas e suas implicações na fauna e na flora.

Lusa / SOL

Que forte ambiguidade e que fraca coerência, …! :confused:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Europa desiludida com Obama

«Até ao momento pensávamos que iríamos ter dificuldades com a Índia e a China, mas agora parece que o problema é claramente com os Estados Unidos» – protestou um representante da Comissão Europeia no final da reunião sobre as alterações climáticas que antecedeu a 64.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque

Também a ministra dinamarquesa do Ambiente, Connie Hedegaard, lamentou «as dificuldades e lentidão» do aliado norte-americano no combate ao aquecimento global.

É na capital dinamarquesa que se realizará em Dezembro uma cimeira decisiva sobre o tema, de onde se espera que saia o documento que irá substituir o protocolo de Quioto, que expira em 2012.

Obama, que depende do Congresso norte-americano para aprovar as medidas de combate às alterações climáticas, mostrou-se «determinado» mas foi ofuscado pelo Presidente chinês: Hu Jintao anunciou que até 2020 o país irá aumentar em 15% a sua produção de energias renováveis e expandirá as suas florestas em 40 milhões de hectares, o que «aumentará a capacidade de absorção de CO2».

Na questão da emissão de gases, Jintao não traçou metas mas disse de forma vaga que o objectivo é reduzir a quantidade de gases por cada dólar do PIB. E esse não foi o único falhanço de Obama nesse dia, já que a reunião que promoveu entre os líderes de Israel e da Palestina não produziu efeito: os israelitas recusam parar a construção de colonatos na Cisjordânia e os árabes recusam-se a negociar enquanto tal não acontecer. Já a estreia do norte-americano na ONU foi aplaudida, com Obama a admitir erros do passado e a apelar a uma «era de cooperação».

Mas também aí saiu ofuscado: numa cimeira marcada pelas estreias e pelas críticas ao Conselho de Segurança da ONU (Sarkozy incluído), foi Muammar Kadhafi quem mais sobressaiu.

O líbio criticou a composição do que chamou o «Conselho do Terror» devido ao direito de veto, afirmou que a Gripe A foi fabricada, e disse que gostava de ver «para sempre» um «Presidente queniano nos EUA».

Sol

Porque será :intrigante: :lmao:
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
tenho algumas duvidas em relação ao facto de que os vikings tenham deixado a greenland devido a erupuções sistematicas,

esta treta do co2 é inacreditável daqui a 1000 anos alguém vai rir de "nós" que achamos que sabemos tudo tal como o pessoal da idade da pedra pensava quando descobriu o fogo
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
esta treta do co2 é inacreditável daqui a 1000 anos alguém vai rir de "nós" que achamos que sabemos tudo tal como o pessoal da idade da pedra pensava quando descobriu o fogo


É possível que isso aconteca, mas para quê esperar mil anos ? Se te queres rir, ri-te, e se puderes explicar porque é que te ris, mais divertido seria, porque assim poderíamos rir todos.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
É possível que isso aconteca, mas para quê esperar mil anos ? Se te queres rir, ri-te, e se puderes explicar porque é que te ris, mais divertido seria, porque assim poderíamos rir todos.


acho que nao percebeste que quem se riria seria alguem que cá estivesse daqui a mil anos infelizmente eu nao o vou poder fazer visto nao ter vida eterna

aquilo que continuo a achar é que o co2 é uma explicação nada coerente. é apenas uma opinião
 

Ecotretas

Cirrus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
80
Local
Lisboa
rcs_merged.gif
Durante este fim de semana, Steve McIntyre voltou a fazer das suas. A vítima é novamente o hockey-stick, que os alarmistas pretendem impôr a toda a força. O gráfico do hockey-stick, nomeadamente utilizado pelo Al Gore e pelo IPCC, pretende demonstrar que as temperaturas elevadas do final do século XX não tem precedentes históricos, apagando assim os conceitos do Período Quente Medieval, e da Pequena Idade do Gelo.

Resumindo uma questão que é muito complexa, Briffa et al. publicaram vários artigos, nomeadamente na Science. Como é costume, os dados utilizados não foram revelados, apesar dos insistentes pedidos de Steve. Há dias Steve reparou que os dados haviam sido disponibilizados, mas não divulgados. Um estudo de apenas alguns dias, parece ter desmascarado completamente os gráficos de temperaturas utilizados até aqui pelos alarmistas.

O conceito é muito simples. A imagem acima tem três curvas. A curva a vermelho é a referenciada por Briffa. Utilizou 12 amostras seleccionadas especificamente para mostrar um aquecimento global no final do século passado. A curva a preto é o das restantes amostras, excluindo as 12 amostras de Briffa. Note-se como é uma função que inverte completamente o comportamento da curva a vermelho, no século XX. A curva a verde é o somatório de todas as amostras, e mostra que afinal não existe nenhum Aquecimento Global...

Este estudo tem tudo para ser uma bomba (atómica) na climatologia. Vamos esperar para ver!

Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com/2009/09/bomba-na-climatologia.html

rcs_merged.gif


PS: Peço desculpa, mas a imagem não parece funcionar. Está no meu blog ou em http://www.climateaudit.org/?p=7168
 
Editado por um moderador: