Administração Trump cancela 580,5 ME para projetos de energia eólica offshore
O Departamento de Transportes dos EUA cancelou um financiamento federal de 679 milhões de dólares (cerca de 580,5 milhões de euros) para 12 projetos de energia eólica offshore, um ataque da administração Trump àquela indústria em dificuldades.
O financiamento para projetos em 11 estados foi rescindido, incluindo 435 milhões de dólares para um parque eólico flutuante no Norte da Califórnia e 47 milhões de dólares para impulsionar um projeto de energia eólica offshore em Maryland, que o Departamento do Interior se comprometeu a cancelar.
“Projetos eólicos (…) estão a utilizar recursos que poderiam ser usados para revitalizar a indústria marítima da América”, disse o secretário de Transportes, Sean Duffy, em um comunicado.
“Graças ao Presidente Trump, estamos a priorizar melhorias reais de infraestruturas em vez de projetos de vento fantasiosos que custam muito e oferecem pouco”, acrescentou.
A administração Trump intensificou sua cruzada contra a energia eólica e outras fontes de energia renováveis nas últimas semanas, cortando o financiamento federal e cancelando projetos aprovados pela administração do seu antecessor na Presidência do EUA, Joe Biden, num ataque sustentado às fontes de energia limpa que os cientistas dizem ser cruciais para a luta contra as mudanças climáticas.
_________________________________
É só retrocessos no âmbito do combate às alterações climáticas por parte dos EUA. Pior do que isso é que com a tendência da chegada ao poder de partidos de extrema-direita e apoiantes de Trump em vários países da Europa isso também deverá acontecer por estes lados.
Com tudo o que se está a passar, já perdi a esperança de que se consiga inverter este cenário. Tem de se sofrer as consequências das decisões desta gente e o pior é que sofremos todos.