Estive agora a "testar" o pluviometro à mão, cada vez que os baldes baloiçam sobe 0.5mm, fiz onze vezes e está em 5.5mm, ver se com água é igual
Quem teve erros talvez seja porque esteja num sítio que abane facilemente.
Também estive a adaptar o RS agora, só tem 3 pratos, ainda preciso de mais uns 7 para ficar à maneira, e preciso de cortar um ou dois para que o mastro caiba...
, os pratos deveriam estar mais juntos?![]()

Mais uma coisa... eu ainda não percebi qual é a resolução de medição do pluviómetro. Uma coisa é certa, o número que está do lado direito da virgula (ou ponto), está limitado por, sendo X um outro número qualquer:
x.0mm
x.2mm
x.5mm
x.7mm
Ainda nunca vi a Auriol apresentar-me um outro número na referida casa decimal.
No dia 1 acumulei 0.2mm, no dia de hoje acumulei 0.2mm, o total da Auriol mostra-me 0.5mm![]()

Ao ver os vossos post, acho que a resolução do pulviometro da Auriol é de 0.25 mm, no entanto ela arredonda mal, em vez de arredondar para os certos 0.3 mm, arredonda para 0.2 mm.
Sendo assim, e compreensível os tais 0.2 + 0.2 = 0.5 , sendo que 0.25 + 0.25 = 0.50
0.5 + 0.25 = 0.75 mm (como arredonda para baixo, será apresentado como 0.7 mm)
0.75 + 0.25 = 1.00 mm
Espero que tenha ajudado.![]()

Como já foi dito em páginas anteriores, por membros com maior experiência, as temperaturas de noite são fiáveis..

Com o sensor sem protecção arriscaria dizer isso talvez durante o Verão, nas noites relativamente secas, agora por exemplo nesta fase, geralmente com elevado grau de humidade que habitualmente se concentra em qualquer superfície, não acredito que o sensor não reagisse ao efeito por condensação, já para não falar que em noites bem frias a humidade sobre o sensor poderia congelar e obviamente que não é esse o grau de exposição do sensor de uma estação para uma correcta avaliação de valores!![]()
Eu já estou a pensar fazer um RS.
Mas ele não vai dificultar a passagem do vento para o anemómetro?

Ao ver os vossos post, acho que a resolução do pulviometro da Auriol é de 0.25 mm, no entanto ela arredonda mal, em vez de arredondar para os certos 0.3 mm, arredonda para 0.2 mm.
Sendo assim, e compreensível os tais 0.2 + 0.2 = 0.5 , sendo que 0.25 + 0.25 = 0.50
0.5 + 0.25 = 0.75 mm (como arredonda para baixo, será apresentado como 0.7 mm)
0.75 + 0.25 = 1.00 mm
Espero que tenha ajudado.![]()
Bom raciocinio, mas pensando no mecanismo do sensor pluviosidade da auriol, o volume da báscula deve ser a unidade minima, e esse volume não me parece ter um valor "redondo". Imagina que cada báscula é de 0,23 ou 0,24 mm.
estou só a especular pois não me passa pela cabeça medir e calcular o volume daquela coisinha...
serem sempreX.0, X.2, X.5 ou X.7 é realmente curiosa.
fossem tão eficazes a a fazer com que cada contagem fosse um valor certinho e depois errasem na conta de somar
por arredondamentos, caso sim, caso não...Esta questão dos resultados do pluviometroserem sempreX.0, X.2, X.5 ou X.7 é realmente curiosa.