Auriol Weather Station

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Boas..

Uma coisa que tenho reparado com maior atenção na Auriol, é o Heat Index.

Como é que com cerca de 18ºC e 50%HR, me vai dar um Heat Index de 26ºC?

Parece que há vários conceitos de Sensação de Calor (Heat Index) relacionando a temperatura ambiente com a humidade, e os fabricantes das estações meteorológicas amadoras normalmente não especificam qual estão a disponibilizar.

Penso que, no conceito mais actual, a Sensação de Calor só é definida acima de 26 ºC.

No caso da Auriol (e penso que também nas Davis) só abaixo de 14 ºC é que desaparece a indicação (na Auriol é mostrado LL.L) - conclusão: ou é outro conceito ou então abaixo de 26 ºC a informação não é credível.

Para tirar isto a limpo estou a aguardar o Verão para conferir as informações da Auriol.

Quem estiver interessado pode tentar aceder a uma folha de cálculo e a um texto de apoio que coloquei no seguinte endereço:
http://www.ti59.net/reservado
Podem também tentar chegar directamente aos documentos pelos endereços:
http://www.ti59.net/reservado/calculos-inf.txt
http://www.ti59.net/reservado/calculos.xls

A folha de cálculo está protegida mas sem palavra passe.

Neste fórum há um tema específico sobre este assunto:
http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/frio-humido-vs-frio-seco-5159.html

(A propósito: tenho verificado que o Ponto de Orvalho na Auriol está conforme.)

Cumprimentos,
J.P.Proença
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Excelente informação @jpproenca :)


Boas notícias sobre a comunicação com o PC usando um Arduino, recebi hoje uma parte do código para programar o arduino, este código servirá para o arduino decifrar o conteúdo de cada transmissão da estação;) Apesar de ainda ser um esboço, já é qualquer coisa!

Se quiserem dar uma olhada no código, ou mesmo experimentar..enviem uma mensagem privada.

Ideias..
1º ligar o Arduino ao PC e usar um freeware para aceder aos dados em tempo real no PC usando um freeware (Talvez o Weather Station Data Logger). Possivel, Arduino+receptor RF (20€ Ebay)
2º adicionar um barómetro ao arduino (possível, preço?)
3ºAdicionar um Ethernet Shield ao Arduino, programar de forma a enviar os dados para internet sem ser necessário ter um PC ligado, ou seja, ligado directamente a um router. (possível?, preço 15€ no Ebay)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Consegui Pedro...consegui partir uma das pás do anemómetro :angry:
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Ohh.. Como é que isso te aconteceu?'

agora tens de arranjar uma roda eolica :p

Deixei cair sem crer o RS que estava preso ao anemometro e a pá partiu. Infelizmente não se vendem rodas eólicas penso eu, amanha vou tentar colocar o mínimo possivel de super cola para não pesar muito. Depois faço testes e vejo se influencia muito ;)
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
ACERCA DO PLUVIÓMETRO (2)
(No seguimento do comunicado 525 - página 35)

FUNCIONAMENTO

Introdução:
O presente comunicado limita-se a registar, em termos muito gerais, como é que funciona o processo de medição do pluviómetro em apreço.
O objectivo é sintetizar o processo, para além do estritamente descrito no manual, a fim de permitir melhor compreender a máquina e as suas capacidades na função de aparelho de medida.
Nesta descrição, pode acontecer que não tenha sido bem compreendida a máquina ou assimilada a informação disponível, pelo que poderão justificar-se futuras actualizações sobre este tema.

A água da chuva é apanhada na boca do pluviómetro que a conduz por um funil a uma concha basculante associada a um íman que acciona um interruptor magnético.

O volume de água que provoca o balanço da concha basculante pode ser ajustado, correspondendo cada balanço à precipitação aproximada de 0,284 mm

Um circuito electrónico, alimentado por 2 pilhas correntes de 1,5 V do tamanho AA, monitoriza a tensão de alimentação e a contagem de balanços facultada pelo interruptor magnético, e prepara periodicamente um pacote de informação que envia para a consola, via radio.

A emissão é feita nos 434 MHz a intervalos de 37 segundos e cada pacote de comunicação contêm 7 mensagens iguais e seguidas, cada uma com a seguinte informação: Identificação do emissor; Estado da tensão de alimentação; Identificação do tipo de informação; Total de precipitação contada desde o início de operação; Chave para validação da mensagem.

A precipitação é informada em múltiplos de 0,25 mm

Ao receber validamente cada comunicação proveniente do pluviómetro, a consola actualiza internamente o respectivo registo e incrementa proporcionalmente os seus contadores (Diário, Semanal, Mensal e Total), disponibilizando no visor as correspondentes medidas no formato milímetros ou polegadas.

Paralelamente, no final de cada período estabelecido (Diário, Semanal e Mensal), a consola transfere o conteúdo dos contadores e históricos para os respectivos 6 históricos subsequentes, perdendo a informação do histórico mais antigo e colocando a zero os contadores actuais.

As medidas disponibilizadas no visor são truncadas às décimas ou às centésimas, respectivamente para os formatos milímetros e polegadas.

Se for caso disso, a consola disponibiliza no visor a informação de tensão insuficiente das pilhas no pluviómetro.

Não há emissão de comunicação pelo pluviómetro durante a pesquisa de sinal horário DCF-77 pela consola.

O 'entendimento' entre pluviómetro e consola é feito no início de operação, do seguinte modo:
- Ao ser alimentado por energia eléctrica, o pluviómetro gera um número aleatório de identificação, que vai manter enquanto a alimentação se mantiver;
- Ao forçar-se, na consola, a pesquisa de periféricos, esta capta a emissão do pluviómetro e regista a sua identificação, que vai servir de palavra passe para aceitação das respectivas comunicações;
- Ao registar o pluviómetro no acto de pesquisa de periféricos, a consola regista também o valor de arranque de contagem da precipitação, informado pelo pluviómetro.

No caso de existência no ar de outros pacotes de comunicação na mesma frequência, poderão ser necessárias várias tentativas até que a consola 'apanhe' o pluviómetro efectivamente pretendido. Naturalmente que não haverá 'entendimento' possível no caso de existência no ar de outra emissão com potência semelhante e operando ininterruptamente na mesma frequência.

Conforme se depreende, a medição facultada ao utilizador não é disponibilizada em tempo real. Há que ter presente a decalagem provocada pelos seguintes factores:
- Em cada chuvada, antes do 1.º balanço da concha basculante (cerca de 0,284 mm de precipitação real) não há informação de medida;
- Antes de cada nova emissão de informação pelo pluviómetro (que pode demorar até cerca de 5 minutos) não há actualização de medida;
- No caso de falha de recepção pela consola (por exemplo, devido a emissões sobrepostas, emitidas por outras fontes) a actualização da medida tem de aguardar por nova recepção bem sucedida.

Cumprimentos,
J. P. Proença
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Deixei cair sem crer o RS que estava preso ao anemometro e a pá partiu. Infelizmente não se vendem rodas eólicas penso eu, amanha vou tentar colocar o mínimo possivel de super cola para não pesar muito. Depois faço testes e vejo se influencia muito ;)

Não te preocupes rapaz, já parti duas pás e supercola q.b., sem influências.;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O volume de água que provoca o balanço da concha basculante pode ser ajustado, correspondendo cada balanço à precipitação aproximada de 0,284 mm

Como assim ajustado ?

Há alguma informação detalhada como essa mas para o anemómetro? Obrigado :thumbsup:
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Penso que ao deitares água lá para dentro vai acumular 0mm na mesma... Experimenta tirares as pilhas da pluviometro e voltares a meter (isto se, não quiseres perder os dados da pluviosidade), se não, podes tirar as pilhas da consola e voltares a mete-las sem teres de andar a desmontar o pluviometro.

Para eliminares os extremos da temperatura basta premires "memory" mais de 3 segundos (até ouvires o sinal sonoro).

PS: Ao seguires o último procedimento escrito em cima, irás eliminar os extremos da temperatura, humidade e vento.

:thumbsup:

Obrigado pela dica. Finalmente consegui dedicar algum tempo à estação. A substituição das pilhas (tirar e voltar a pôr) + fazer channel search resultou. O pluviómetro já está a trabalhar. :thumbsup:
Agora em relação às máximas e mínimas tem sido impossível. Só me aparece HH ou LL. A temperatura exterior também anda esquisita. Hoje às 13:00 dava um valor muito baixo (2ºC), fiz channel earch e corrigiu. Mas às 18:00 dava um valor de 21ºC, excessivamente alto para um dia como o de hoje, cheio de nuvens. Também as rajadas me pareceram baixas para o dia (máx: 16 km/h)

Acho que vou tentar mudar a estação de local.
Obrigado pelas vossas dicas.

PS: Tenho de actualizar a assinatura
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
A minha começa a dar sinais de bateria fraca(na secretária, mais longe da estação apanha dados erróneos, na mesa de cabeceira, mais perto da estação, apanha tudo certo), vou comprar uns paineis solares para nao ter que me preocupar com a bateria.

E preciso de uma localização melhor, a minha casa está protegida de vento de todo o lado menos de oeste... ou então meto a estação mais alta, mas o alcance pode dar problemas...
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Alguém tem tido valores de rajada (máxima) abaixo do esperado? Num dia como o de ontem, com vento muito forte, a minha auriol não passou dos 16 km/h de rajada máxima. Custa-me a acreditar que tenha sido tão pouco...
Realmente a fiabilidade desta máquina deixa algo a desejar. A clone da lacrosse que tinha antigamente, só me deu problemas ao fim de 7 anos! Esta já me está a dar água pela barba.

Obrigado a todos.
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Como assim ajustado ?

Há alguma informação detalhada como essa mas para o anemómetro? Obrigado :thumbsup:

Aqui vai uma imagem dos parafusos de plástico (selados a verniz vermelho) que permitem ajustar o volume de balanço:

pluvio.jpg


O fio vermelho é o que leva a energia das pilhas para o emissor e o fio branco, preso com cola, é a antena.

O ajuste do volume de balanço tem de ser por tentativas.
Sobre o volume de balanço (e a precisão do pluviómetro) penso poder vir a informar aqui alguma coisa de mais concreto brevemente.

Sobre o anemómetro ainda não sei nada para dizer.

J. P. Proença
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Alguém tem tido valores de rajada (máxima) abaixo do esperado? Num dia como o de ontem, com vento muito forte, a minha auriol não passou dos 16 km/h de rajada máxima. Custa-me a acreditar que tenha sido tão pouco...
Realmente a fiabilidade desta máquina deixa algo a desejar. A clone da lacrosse que tinha antigamente, só me deu problemas ao fim de 7 anos! Esta já me está a dar água pela barba.

Obrigado a todos.

Boas...

Para o dia de ontem ter uma rajada máxima de 16 Km/h é muito, muito, pouco.

Tendo em consideração que não existe nenhum problema com o anemometro, o problema poderá estar na localização do mesmo.

Que tal uma fotos ;)

Eu ontem registei uma rajada maxima de 81 Km/h de WNW :w00t:, e hoje já vai nos 69.1 Km/h de NW
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Agora que tenho estado com a cabeça nos cálculos do pluviómetro, chego à conclusão que a AURIOL regista na consola dados deflacionados. Ora, se cada balanço da báscula equivale a 0,284mm, ao fim de 40 balanços a AURIOL deveria registar 11,4mm (40 * 0.284). Na realidade a AURIOL regista apenas 10mm. O problema mais grave é que quanto mais precipitação cair e o pluviómetro de báscula balançar, maior será o erro. Ou seja, se num dia houver 80 balanços na báscula a AURIOL teria de registar qualquer coisa como 22.7mm (80 * 0.284), mas na realidade, o visor da AURIOL mostra apenas 20mm, aqui o erro já será maior, quase 3mm a menos.

Se me seguir pelo que esta estação regista, ao fim de um mês poderei vir a ter mais de uma dezena de mm a menos, tal como aconteceu no mês anterior em que supostamente teria acumulado 75mm e fazendo estes cálculos que sem dúvida serão os mais certos já tenho mais de 85mm no mês de Janeiro. Ao fim de um ano como será?? Pois..
Já o anemómetro também deverá ter o seu ponto fraco com certeza ;)
Muito duvidosa esta Auriol… infelizmente já passou período de 30 dias para devolver.


Boa sorte com as vossas “AURIOL’S” :thumbsup:

Aqui vai uma imagem dos parafusos de plástico (selados a verniz vermelho) que permitem ajustar o volume de balanço:


O fio vermelho é o que leva a energia das pilhas para o emissor e o fio branco, preso com cola, é a antena.

O ajuste do volume de balanço tem de ser por tentativas.
Sobre o volume de balanço (e a precisão do pluviómetro) penso poder vir a informar aqui alguma coisa de mais concreto brevemente.

Sobre o anemómetro ainda não sei nada para dizer.

J. P. Proença

Obrigado por essa informação ;)

Mas eu tive agora a ver e não consigo desaperta-los...como faço para ?