Auriol Weather Station

• Thread starter Thread starter Mjhb
  • Data de início Data de início
olá,
As frequências são diferentes! Até ao momento também não tive problemas e tentando ver o percurso em linha recta das ondas entre os componentes, (poderá haver efeito reflector em alguma superfície mais compacta, é possível, não sei, no meu caso existe apenas o tecto e o telhado), elas surgem paralelamente; desconheço caso houvesse algum cruzamento dessas ondas surgisse algum conflito.
A distância máxima entra a minha estação e o sensor, segundo as características técnicas é de 100m, alerta para a espessura e nº de obstáculos como paredes que poderão limitar a comunicação entre os dois, aliás acho que todas as estações vêem com essa informação!

No caso do Nuninho pode ser diferente, eu estava a referir-me ao caso dele como percebeste.

Já agora , ontem lemvantou uma questão que me parece da maior importância: a possivel comparação entre resultados de sensores vs termómetros de mercúrio. O Joseoliveira deu a entender que essa discussão já é velha aqui mas não enconrei nenhum tópico ... e penso que o asssunto o merece.
Seá que eu, rookie, fui azelha a procurar ou não existe mesmo tópico.

yours

bernardino

Já sei como solucionar o problema do pluviometro, estou a pensar em colocar um funil nele, o que acham?

Hum...ainda não percebi bem o que se passa com o teu pluviometro. Tu dizes que as gotas não escorrem na totalidade (ou seja, que ficam algumas retidas na abertura) mas isso penso que sejam em todos :huh:.

O pluviometro da Davis é que acho que é feito de outro material que permita melhor o "caminho" das gotas dentro da abertura, mas sendo assim, o meu também não as deixa passar na totalidade..ficam sempre gotas na abertura...

Exactamente. A minha "lacrosse" é a 433 Mhz. Vou experimentar. Depois reporto aqui.
Obrigado.

Já instalei a Auriol. Não encontrei nenhum problema em ter as duas estações a emitir em simultâneo. Parece que não há interferência. Encontrei algumas diferenças na leitura das temperaturas e humidade, entre as suas estações. Embora o termo-higrómetro da "lacrosse" estivesse mais protegido, o dia estava nublado e obtive diferenças de cerca de -1ºC e -10% HR, na "lacrosse", inclusive nas temperaturas e HR interiores, com ambas as bases instaladas quase lado a lado! Calibrei a pressão da Auriol por IM Lisboa e parece-me que manteve a calibração, alterando durante o dia entre os 1021 e 1022 hPa. Falta testar o pluviómetro.

Cumprimentos

Puma

Muito bom dia.

Estive fora estes dias e só ontem tive a oportunidade de testas a minha estação Auriol.

Dos resultados que obtive, foram bons, tudo testado e funcionais, com diferenças na temperatura de 0,01º, o que não é relevante de todo.

Deve de estar lembrado, de lhe tinha dito que, iria colocar a estação no 4º andar e assim o fiz, contudo foi tudo testado por duas vezes, e só é funcional na rua, ou seja, na minha varanda funciona perfeitamente, dentro de casa, e a uma distância de mais 4 metros do local funcional perde o contacto da emissão.

Não estou a ver outra solução que não seja ter que a devolver ao Lidl pois ainda estou a tempo.

Já agora e sem querer estar a dar incomodo, das pesquisas que andei a fazer gostava que alguém disponível desse a opinião sobre a estação PCE-FWS 20, que me pareceu um nada melhor que a Auriol.
Fico a aguardar a sua opinião e as demais opiniões de quem as poder dar.

Fico grato pela atenção dispensada. :thumbsup:

Cumprimentos

Boas

Acabei de mudar a direcção do anemómetro e segui o conselho já posto por aqui de o voltar para Sul, protegendo um pouco os sensores da radiação solar directa.

Passado pouco mais de 1 semana, e os parafusos estão com muita ferrugem... :unsure:

Boas

Acabei de mudar a direcção do anemómetro e segui o conselho já posto por aqui de o voltar para Sul, protegendo um pouco os sensores da radiação solar directa.

Passado pouco mais de 1 semana, e os parafusos estão com muita ferrugem... :unsure:

Para sul...? Em termos de anemómetro não sei, mas em termos de exposição solar, o sul é o quadrante com mais horas de sol directo...

Independentemente disso o sensor, sem um radiation shield em campo aberto há-de sempre dar erros de medição. Agora esse efeito não será notório, mas irás reparar que, em dias de sol, sobretudo no verão, os valores registados serão maiores que a realidade. De facto os valores de temperatura de um sensor sem RS serão sempre maiores que a realidade mesmo estando a sobra (devido à radiação difusa), se o sol incidir no sensor então esses erros poderão chagar facilmente a 5ºC ou mais...

Hoje realmente a máxima na auriol foi 5ºC mais elevada que na estação de são brás, e a mínima foi 1.5ºC mais baixa, mas isso talvez seja valor real, onde estou é diferente que perto da vila :rolleyes:

Estou agora enquanto janto a abrir buracos em pratos para o RS, e acho um pouco caro 1€ por prato :shocking: fica um bocado..

Vou ver como são os valores com RS, se ainda forem muito errados, ou devolvo, ou retiro o termometro do sítio do anemometro e monto à parte como no fórum espanhol :)

Mas o que eles usam para medir a temperatura é muito mau, tem tolerâncias demasiado altas, e só serve para estimativas.

Para sul...? Em termos de anemómetro não sei, mas em termos de exposição solar, o sul é o quadrante com mais horas de sol directo...

Independentemente disso o sensor, sem um radiation shield em campo aberto há-de sempre dar erros de medição. Agora esse efeito não será notório, mas irás reparar que, em dias de sol, sobretudo no verão, os valores registados serão maiores que a realidade. De facto os valores de temperatura de um sensor sem RS serão sempre maiores que a realidade mesmo estando a sobra (devido à radiação difusa), se o sol incidir no sensor então esses erros poderão chagar facilmente a 5ºC ou mais...

Boas

O sensor tem o termómetro numa zona, em que se virar o "tubo" que segura o cata ventos e roda eólica para sul, o sensor iria ficar virado para norte e não apanharia radiação solar directa. Apenas experimentei porque o membro Puma tinha feito também e decidi então experimentar.

Depois de o ter feito e visto os dados registados, cheguei a conclusão que não vale mesmo de nada, a temperatura manteve-se durante largas dezenas de minutos na mesma elevada, e ao longo do inicio da tarde aumentou ainda mais!

Sei que mesmo à sombra o sensor irá ficar exposto a radiações solares difusas, mas estou a pensar no Verão tirar o anemómetro de cima do telhado e mete-lo num lugar mais abrigado (visto que no verão a velocidade do vento não será algo que me irá interessar).

Depois é só comparar os dados com o termómetro de mercúrio e estações perto e fazer uma estimativa da minha temperatura. Mas até lá quem sabe se não me dá na cabeça de fazer um RS :D

Cumprimentos.

ou retiro o termometro do sítio do anemometro e monto à parte como no fórum espanhol :)

Pelo que percebi, irias ficar com os fios etc tudo de fora, mas isso vi nas estações Auriol mas antigas (aquelas que nem sequer tinham Auriol escrito na consola :p), nesta não sei se...

Agora que me lembro, ate pode ser que compre um sensor externo compativel com a Auriol, que penso que haja(ou possa vir a haver) à venda no Lidl.

Boa sorte!
:thumbsup:

Poderia por os fios por dentro dos tubos de montagem para evitar que fiquem presos nalguma coisa, ou se partam com o vento, ainda não abri para ver se é igual, mas estas coisas baratas raramente "sofrem" qualquer desenvolvimento.

estou com uma duvida em relação ao pluviometro. o manual de instruções indicanos que a medição da quantidade de pluviosidade está entre 0-9999mm certo??

Mas na estação o valor de medição está entre 0-100mm, pelo que é visivel.
haverá aqui alguma falha ????

e 100mm não será pouco para uma acumulação diaria ou sou eu que ainda não estou habituado.

estou com uma duvida em relação ao pluviometro. o manual de instruções indicanos que a medição da quantidade de pluviosidade está entre 0-9999mm certo??

e 100mm não será pouco para uma acumulação diaria ou sou eu que ainda não estou habituado.

10 cm (100mm) de chuva seria muito mesmo para acontecer num dia. :rain: era chuva mais que torrencial.

Olha esta foto:

A posição do meu anemómetro é correcta? Mas o meu pai talvez instalou mal. Eu não conseguiu entrar instalar devido ao anão com 30 anos :).
Ele opostou mal o cata-vento Norte (original no manual)?

A minha estação recebe bem a temperatura e a humidade externas mas apesentei 0.1ºC/0% e --.-ºC/--% durante 5 a 30 minutos - 1 ou 2 vezes por dia. Por isso, é anormal? Mas a culpa é da árvore sem folhas?

Nota: Desculpe, não sou bom português.

A capacidade máxima de acumulação de pluviosidade desta estação é de 999.9mm, e daí o manual ter quatro 9 ;)