Auriol Weather Station

• Thread starter Thread starter Mjhb
  • Data de início Data de início
boa noite

no que diz respeito à rajada do vento a estação regista a rajada maxima dos ultimos 10 min. se durante os 10 min seguintes não houver uma rajada superior à registada no final do tempo regista a velocidade do momento, se houver durante os 10 min seguintes uma rajada superior à registada a estação regista o valor dessa rajada (creio que é assim que funciona)

em relação à minha estação so me falta encontrar o recibo para a devolver. já não confio nela:(
além de hoje ter registada uma rajada de 138km/h, não registou rajadas superiores a 38.9km/h quando na verdade as houve. (eu sei isto porque na altura em que sentiu mais vento eu estava junto da estação e fui comparando os valores com o efeito que o vento causava no ambiente. com a rajada maxima de 38.9km/h ja registada e sem nada de significatico acontecer vem outra rajada que consege arrastar pela 1ª vez as cadeira da varanda e a estação registou o valor de +/- 35km/h. eu estava a espara de mais).
o pluviometro continua com problemas. chego a casa ao meio dia e este tinha uma acumulação de 24.2mm nete momento tem os mesmos valores tendo ja ocorrido precipitação.
a temperatura com dias de vento sobe. a estação registou 30.3ºC no termometro que tenho foram 17ºC

até estava bastante entusiasmado com a estação mas agora quero tentar não perder dinheiro

boa noite

no que diz respeito à rajada do vento a estação regista a rajada maxima dos ultimos 10 min. se durante os 10 min seguintes não houver uma rajada superior à registada no final do tempo regista a velocidade do momento, se houver durante os 10 min seguintes uma rajada superior à registada a estação regista o valor dessa rajada (creio que é assim que funciona)

em relação à minha estação so me falta encontrar o recibo para a devolver. já não confio nela:(
além de hoje ter registada uma rajada de 138km/h, não registou rajadas superiores a 38.9km/h quando na verdade as houve. (eu sei isto porque na altura em que sentiu mais vento eu estava junto da estação e fui comparando os valores com o efeito que o vento causava no ambiente. com a rajada maxima de 38.9km/h ja registada e sem nada de significatico acontecer vem outra rajada que consege arrastar pela 1ª vez as cadeira da varanda e a estação registou o valor de +/- 35km/h. eu estava a espara de mais).
o pluviometro continua com problemas. chego a casa ao meio dia e este tinha uma acumulação de 24.2mm nete momento tem os mesmos valores tendo ja ocorrido precipitação.
a temperatura com dias de vento sobe. a estação registou 30.3ºC no termometro que tenho foram 17ºC

até estava bastante entusiasmado com a estação mas agora quero tentar não perder dinheiro

Boas caríssimo

Primeiro de tudo deve ser a sua estação que tem mesmo algum problema. Nunca tive problemas com a acumulação no pluviometro, tem me estado a dar valores correctos, em relação à temperatura aumentar com o vento, é normal, o que não é normal é ir para os 30ºC :D

Em relação à rajada eu já vi a estação em 5 minutos apresentar me 3 valores de GUST e em descida.

Neste momento estou a fazer uns testes no anemometro e parece que tenho boas noticias, mais tarde digo alguma coisa ;)

A minha agora está a dar valores de temperatura que aparentam ser errados.

Aqui diz estar 15.8ºC
São brás(5Km daqui) 14.4ºC
Faro(a 18Km daqui) 17ºC

Mas como a de são brás diz estar 985.3 hPa de pressão, não sei em qual confiar :lmao:

Amanha vou abrir para ver se o termómetro está totalmente exposto, ou se água faz contacto onde não devia haver contacto... se assim for vou por uma mangas termoretrácteis :)

Isto faria sentido, nos dias de vento, alguma água seria empurrada através das ranhuras perto do termómetro, que causariam medidas erradas... vamos a ver.

Depois é só pô-la a ser alimentada por luz solar :D

boa noite

Deves ter mesmo um problema na estação. O meu pluviómetro está impecável, por comparação com um copo graduado. E o termometro também está normal (tirando a inflação já conhecida). Relativamente ao anemómetro ainda tenho as minhas dúvidas Não tenho termo de comparação, mas parece-me que hoje os registos estavam abaixo do esperado. Ás 18horas estava bastante vento e rajadas e a estação registava gusts de apenas 19-22 km/h. Mas como digo não tenho forma de comparar. Conclusão: Pressão e pluviómetro OK. Termómetro e higrómetro inflacionados (mas não a 30ºC). Anemómetro: não avaliei.

Ora bem...depois de uma tarde com vento em geral moderado e com rajadas fortes, a Auriol só me registou uma GUST máxima de 34.6km/h, o que me deixou desanimado, pois acho o valor inferior ao esperado. Porém, estive agora a fazer testes no anomómetro durante mais de 1 hora.

Peguei num secador, aproximei o do anemometro e à mesma distancia e velocidade constante soprou 5 segundos, 15 segundos e 1 minuto (em que o restante tempo a roda eólica não esteve em movimento.

5 segundos = 37km/h GUST
15 segundos = 42.5km/h GUST
60 segundos = 42.5km/h GUST

Todos os testes foram inicializados com a consola a marcar 0.0km/h.

Conclusão, penso que a estação regista como GUST a rajada máxima e não uma média :thumbsup:

Um muito obrigado ao João Soares que me ajudou nos testes!
;)
Boa sorte!

a minha estação, por 2 vezes já, e não deve ser a última, em que chego a casa e os dados no monitor está tudo em traços, ou seja , deixou de medir.
desliguei o monitor e voltei a ligar mas depois vejo que a direcção dado pelo o anemomentro não é a exacta.
tenho que ir ao aparelho ao anemómetro, tirar as pilhas, calibrar e fica boa outra vez.
tenho reparado se tiver muitos dias de vento seguidos que aconteçe isso.
já mais alguém aconteçeu isso?
defeito?

a minha estação, por 2 vezes já, e não deve ser a última, em que chego a casa e os dados no monitor está tudo em traços, ou seja , deixou de medir.
desliguei o monitor e voltei a ligar mas depois vejo que a direcção dado pelo o anemomentro não é a exacta.
tenho que ir ao aparelho ao anemómetro, tirar as pilhas, calibrar e fica boa outra vez.
tenho reparado se tiver muitos dias de vento seguidos que aconteçe isso.
já mais alguém aconteçeu isso?
defeito?

Normalmente quando acontece isso é por dificuldade de recepção dos dados, ou seja porque o sensor está muito longe da consola ou também porque poderá ter algo a tapa-lo.;)

Boas, aqui estão algumas fotos da instalação do anemometro e pluviometro :thumbsup:

sdc12572.jpg

sdc12569.jpg

sdc12565v.jpg

sdc12579.jpg

sdc12578d.jpg

Boa, excelente trabalho!
O pluviometro está mesmo na horizontal:thumbsup:. a foto parece induzir o contrário a alguém menos atento:D.
Essa placa está inclinada?
Quando montar a minha nova WS (reforma para a Auriol) vou ter de bricolar:p.

O local onde ele está é inclinado :p tive de compensar com as pedras de mármore xD

Obrigado ;)

Não ficando ontem convencido com os testes voltei a testar o anemómetro :D

3 minutos a apontar o secador com "vento" constante deu-me uma GUST de 65.5km/h

10 segundos a apontar o secador com "vento" constante e deu-me uma GUST de 64.8km/h :w00t::w00t:

Olha lá tu queres perder a estação no próximo evento? É que a menos que o anemómetro e o pluviómetro estejam correctamente fixados às bases, o anemómetro parece que está num suporte de chapéu de sol, e o pluviómetro só com o tijolo não fica grande resultado, para além de estar torto.

Conselho de amigo: Revê as montagens se não queres investir tão cedo em material novo.;)

Olha lá tu queres perder a estação no próximo evento? É que a menos que o anemómetro e o pluviómetro estejam correctamente fixados às bases, o anemómetro parece que está num suporte de chapéu de sol, e o pluviómetro só com o tijolo não fica grande resultado, para além de estar torto.

Conselho de amigo: Revê as montagens se não queres investir tão cedo em material novo.;)

Suporte de chapéu de sol? Amigo, aquilo é um bloco de cimento, dali não sai tão cedo. ;)

Em relação ao pluviometro, não nao está torto, parece que esta mas se vires bem ele está ao nivel da parede lá do fundo, essa imagem causa ilusão óptica!

Cumps.

A calibração do anemometro está mal, o cata vento deverá estar na direcção N (Norte) ao colocar as pilhas lá, no teu caso, o cata ventos estará a apontar para S (Sul), deverás calibrar o anemometro orientando-te pela bússola que está em cima :thumbsup:
OK. Mas ainda espera devido à chuva. ;)

Em relação aos dados do termo-higró te aparecerem 0%hr ou -- só me acontece quando a consola está à procura dos sensores... talvez a consola esteja a um alcance superior ao permitido (<25m) do anemómetro ;)
Não é devido a fora de alcance mas talvez devido à demaisada chuva. Já respeito que o sensor exterior não deve estar exposto a radiação solar directa.
A minha estação ainda funciona 100% receber a direcção de e a velocidade de vento mas o termo-higrómetro externo ainda pode haver problemas ou quase avariado. Ontem, esta estação sempre dou sem problemas termo-higrómetro. loool Hoje, o termo-higrómetro falha à tarde. :confused: :( Agora ele funciona...