Biodiversidade

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Hoje de manhã enquanto dei um passeio num parque da Maia (Avioso), e a minha filha pos-se a fotografar os cogumelos com o meu telemóvel.
Não percebo nada, mas partilho. Devem ser bem comuns.

3c486ce41b22536b117b3a330b2af557.jpg


cc5e484f82b55ff4ec53359d7d9f083e.jpg


eafbc9ed29c231f5c474fd381e2df75a.jpg


fd6fc95b32b130931592c1649e89a8bc.jpg

Os dois primeiros parecem ser exemplares de Amanita Pantherina, espécie muito tóxica, cuja a ingestão em grandes quantidades pode ser mortal! Os dois seguintes não faço ideia de que espécie possam ser.
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
2 registos na serra de Sintra.
Comuns, venenosos?




O primeiro parece-me um cogumelo da espécie conhecida por bufa-de-lobo (Lycoperdon perlatum), marcado como sendo comestível embora sem qualquer interesse gastronómico.
O segundo é mais difícil, já o vi algures mas agora não me recordo da espécie.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Na Lezíria haverá recolha selectiva de lixo à porta e prémios para quem reciclar

Em seis concelhos de Santarém, 40 mil pessoas vão ser desafiadas a entrar numa iniciativa que pretende reduzir o lixo ao mínimo.

A recolha selectiva de resíduos porta-a-porta deverá ser, em breve, uma realidade para 21 mil alojamentos localizados em Santarém. Noutros concelhos do distrito, a recolha de lixos orgânicos prevê chegar a 14 mil habitações. A estratégia “Zero resíduos”, promovida pela Ecolezíria, uma empresa de tratamento de resíduos sólidos, e a Zero, uma associação ambientalista, pretende dar respostas às metas definidas pela União Europeia (UE) para a reutilização e reciclagem de resíduos urbanos.A UE aponta como meta para 2025 a reutilização e reciclagem de 55% do total de desperdícios urbanos. Em 2035, a percentagem de resíduos urbanos processados de forma ambientalmente correcta sobe para 65%. Tendo em conta esses valores, a empresa considera necessário reposicionar-se estrategicamente, de forma a cumprir os objectivos traçados. A Zero levará a cabo uma “campanha de sensibilização intensa” e serão promovidas várias sessões com a população.

Numa primeira fase do processo, serão distribuídos contentores para a separação de lixos orgânicos e sacos reutilizáveis para a separação de diferentes compostos nas habitações. Estas entregas serão feitas semanalmente, em dias previamente definidos. De acordo com a empresa, os residentes que mais separarem receberão incentivos financeiros, convertíveis em bens e serviços que podem ser adquiridos no comércio local. Numa segunda fase, está prevista, em contraponto, a cobrança de tarifas calculadas em função do peso e do volume de resíduos não-recicláveis depositados pelos utilizadores.

https://www.publico.pt/2018/11/26/l...ZsRLvfd59nB6scHTKfl97I39SJySkMyTpXRI8yorFPcy4

Uma excelente ideia, espero eu que seja alargada a mais municipios, pois acaba também por retirar muitas toneladas de "lixo", que na verdade pode virar um óptimo composto, e não acabar assim por encher mais os aterros, isto já para não falar nos custos envolvidos.
Eu falo por mim, não me importava por exemplo, de fazer alguma espécie de protocolo, com a junta de freguesia/camara municipal, e sem envolver dinheiro nenhum, em receber o lixo organico, e compostar devidamente, e ainda no fim podia agendar um dias de visita ao longo do ano, a todas as pessoas interessadas para mostrar o pomar, onde foi usado o composto, isto era é apenas uma ideia, que como se custuma dizer, basta a boa vontade de todas as pessoas envolvidas, para fazer toda a diferença.



Chocante mesmo...
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
24 plantas nativas já se extinguiram em Portugal e 381 seguem o mesmo caminho. A Onosma tricerosperma é uma delas
29.11.2018 às 13h02

mw-860

D.R.

Mais de metade das 630 plantas vasculares catalogadas correm o risco de desaparecer do continente português e 4% delas já se extinguiram, revela a Sociedade Portuguesa de Botânica

CARLA TOMÁS

A ‘Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental’ ainda não está concluída, mas os resultados da avaliação preliminar feita até agora permitem perceber que mais de metade das plantas vasculares (espécies da flora com vasos que transportam seiva para alimentar as células) nativas do continente português estão em risco de desaparecerem. Das cerca de 630 plantas já catalogadas no projeto liderado pela Sociedade Portuguesa de Botânica, 381 estão em risco, um quinto das quais “criticamente em perigo”, e 24 já se extinguiram em solo português.
... https://expresso.sapo.pt/sociedade/...A-Onosma-tricerosperma-e-uma-delas#gs.JZRO70s
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Um belo medronheiro em flor, nesta época ainda é possivel observar os medronheiros com fruto, e já em floração para o próximo ano, nesse ponto de vista é das poucas, ou mesmo a única árvore que demora praticamente 1 ano a frutificar.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Alguém me sabe dizer que mosquito é este? Aqui há uns anos não era normal ainda haverem mosquitos nesta altura do ano, para além de que agora são bem maiores.

mAmp62M.jpg
Por acaso não percebo nada de mosquitos, mas é um facto que este ano não estão a dar tréguas, não há meio de desaparecerem... ainda hoje um me deu duas ferroadas na mão! :disgust: E sim, era enorme, como este que mostras. Naturalmente não descansei enquanto não o mandei desta para melhor... :bombar: